Janeiro Branco

Secretaria de Saúde realiza ação de conscientização ao Janeiro Branco em prol da saúde mental em Vera

Sachês de escalda pés estão sendo entregues nas Unidades Básicas de Saúde de Vera

Fonte: Dieny Vieira | Secretaria de Saúde
23 de Janeiro de 2020 as 11h 34min

Foto Por: Internet

  A Prefeitura Municipal de Vera através da Secretaria de Saúde está realizando neste mês de janeiro uma ação do Janeiro Branco em prol da saúde mental e emocional. Este ano a ação está voltada a lembrar, a sociedade que o bem estar pessoal leva a uma boa saúde mental e sentimental devido a isso estão sendo entregues na recepção das unidades de saúde do município sachês de escalda pés para a população.

  Quem falou um pouco sobre o que é o janeiro branco e qual seu objetivo foi a Dra Ana Paula Coser. “O janeiro branco foi criado como uma prevenção de problemas mentais. Então a função dele é promover ações que melhorem o bem estar das pessoas fazendo com que isso alivia os sintomas de estresse, de problemas que possam levar o indivíduo a algum problema mental, depressão, ansiedade que é o que a gente mais vê. Então o janeiro branco é a promoção à saúde mental, e a caminhada, a realização de atividades que possam trazer o alívio do estresse no dia a dia, ou algum problema que a pessoa começa a ter e com essas atitudes ela alivia esses sinais e sintomas. É a prevenção de problemas mentais”, ressaltou Ana.

  Apesar de ainda ser pouco falado, o mês de janeiro é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental, com o objetivo de quebrar tabus e mostrar para a população a importância de estar em dia com o nosso cérebro e sentimentos. A campanha foi criada por psicólogos brasileiros, em 2014, no estado de Minas Gerais, e também tem como objetivo abrir novas possibilidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais.

  Em Vera segundo a Dra Ana, estão sendo entregues nas unidades de saúde para os pacientes sachês de escalda pés como uma ação do janeiro branco. “Estão se fazendo nas unidades de saúde a entrega de sachês para escalda pés é uma coisa leve, não é algo tão grande para promover algo tão grande como é a prevenção da saúde mental. Mas é um pequeno passo para cuidar de si mesmo. Então a promoção é o cuidado próprio. É a prevenção própria de problemas mentais. É tirar um tempo para cuidar de si mesmo e desacelerar pode evitar problemas mentais e emocionais. Ah hoje eu vou cuidar de mim. Vou sair vou cuidar do cabelo, fazer uma maquiagem, fazer as unhas é o cuidado próprio e o escalda pés é um pequeno cuidado com os nossos pés para termos um pouquinho de saúde mental naquele momento”, destacou a médica. 

  Diversas pesquisas atestam que as emoções afetam diretamente a qualidade de vida e o sistema imunológico das pessoas, se tornando causadora de diversas doenças. A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem alertando sobre o crescimento de transtornos mentais. A campanha Janeiro Branco busca valorizar o equilíbrio mental e alertar sobre o perigo de doenças como a depressão, a ansiedade e estresse. Caso a pessoa sinta que está triste demais, que chora demais ou que está muito acelerado, ou muito irritado deve procurar ajuda nas unidades básicas de saúde.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Em Entrevista

Binotti anuncia que Lucas terá 100% de rede de esgoto

Em entrevista à TV Conquista, nesta quinta-feira (24.09), o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Luiz Binotti, destacou que a gestão atual está resolvendo um antigo problema do passado: o saneamento básico.

24 de Setembro de 2020 as 16h51

Acidente

Três pessoas ficam feridas em acidente na BR-163 em Nova Mutum-MT

Três pessoas da mesma família ficam feridas após sofrerem um acidente final da manhã desta quinta-feira (24), por volta das 10h50, no Km 607 da BR-163, em Nova Mutum-MT.

24 de Setembro de 2020 as 14h30

Droga

Polícia Civil intercepta encomenda de droga sintética e prende três traficantes na Capital

A ação resultou na apreensão de cerca de 100 compridos de ecstasy, além de porções de maconha, skank, cocaína e LSD

24 de Setembro de 2020 as 14h21

Manobra

Para evitar acidente, motorista faz manobra brusca e carga de algodão cai na BR-163

O incidente aconteceu por volta das 15h50 dessa quarta-feira, no km 601 da BR-163 em Nova Mutum-MT, saída para Lucas do Rio Verde-MT.

24 de Setembro de 2020 as 14h15

Ameaça

Inconformado com separação, homem ameaça mulher de morte com um facão

No local, a mulher informou que convive com o acusado em união estável há mais de 3 anos e que estão em processo de separação, mas o homem não aceita a situação.

24 de Setembro de 2020 as 13h49

Moto Encontrada

Moto é encontrada escondida em palhada de milho em fazenda na Comunidade do Morocó

Os PMs foram até o local informado e encontraram a moto ainda com a chave na ignição.

24 de Setembro de 2020 as 13h44

Furto

Vítima encontra bicicleta furtada, no Bairro Industrial e aciona a Polícia Militar

Ao chegar no local, a vítima apresentou a nota fiscal e apontou aos policiais onde a bicicleta estaria.

24 de Setembro de 2020 as 13h40

Acidente

Motociclista fica ferida em acidente na Avenida Goiás no Bairro Veneza

Um acidente de trânsito ocorrido no Bairro Veneza por volta das 20h10 da noite desta quarta-feira (23), envolvendo um carro e uma moto, deixou a motociclista com ferimentos pelo corpo.

24 de Setembro de 2020 as 13h38

Mal Súbito

Passageiro é encontrado morto em ônibus após mal súbito em Cuiabá

Tony Salomão Machado de Figueiredo de 45 anos morreu nessa quarta-feira. Motorista se aproximou para chamá-lo no ponto final de ônibus e percebeu que estava desacordado.

24 de Setembro de 2020 as 13h21

Denúncia

Funcionária denuncia empresa por demissão depois de raspar a cabeça em ritual religioso em Cuiabá e diz que foi chamada de 'macumbeira'

Vítima disse que usava toca para "evitar comentários”, mas que a chefe descobriu o ato após acompanhá-la até o banheiro. Supervisora teria feito expressão de reprovação e afirmado que esse tipo de religião não cabia à empresa.

24 de Setembro de 2020 as 13h16

Vagas de Emprego

Sine de Lucas do Rio Verde divulga vagas de emprego para esta quinta-feira (24)

Lucas do Rio Verde oferece 399 vagas de emprego foram divulgadas para esta quinta-feira (24/09), pelo Sine de Lucas do Rio Verde.

24 de Setembro de 2020 as 08h39

Covid-19

Queda dos casos em Lucas do Rio Verde é resultado do trabalho de todos

Os números apresentados são resultados dos esforços empenhados para combater a pandemia

24 de Setembro de 2020 as 08h33

Hospital São Lucas

Déficit do Hospital São Lucas vem de longa data

O hospital vem de um histórico de déficit, com dívidas, empréstimos e obrigações que acabaram comprometendo a receita do hospital. 

24 de Setembro de 2020 as 08h14

Prisão

Criminoso com ficha extensa por diversos crimes é encontrado e preso em Cuiabá

O homem de 30 anos de idade foi detido em uma rua próxima ao cemitério do bairro do Porto, na Capital.

23 de Setembro de 2020 as 16h21

Prisão

Preso em Lucas do Rio Verde homem com mandado de prisão por crimes latrocínio e roubo

Suspeito foi preso no último domingo, suspeito de furtar fios de cobre

23 de Setembro de 2020 as 16h16

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO