Semáforos

Secretaria de Segurança e Trânsito fará campanha para orientar travessia nos pontos de semáforos

Alternância do tempo de espera é a garantia de segurança para motoristas e pedestres

Fonte: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
08 de Julho de 2020 as 18h 55min

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones

  Seguir os 20 ou 30 segundos de parada obrigatória nos quatro pontos de cruzamento onde foram instalados semáforos pode ser o tempo que separa pedestres ou motoristas de uma travessia segura para todos ou de um acidente. Enquanto condutores de veículo parecem ter se adaptado bem ao novo sistema, a pressa tem levado pedestres a ignorar a sinalização e atravessar no meio dos carros, colocando sua vida e a de outras pessoas em risco.

  Diante da gravidade da situação, o supervisor da Guarda Municipal, Fábio Medeiros, declarou que a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito já está preparando uma campanha educativa para conscientizar a população sobre as mudanças e a importância de seguir as novas regras.

  “Colocamos equipes fazendo o trabalho de orientação do trânsito nas horas de pico nesses quatro pontos desde que os semáforos foram instalados exatamente porque sabíamos que haveria mais dificuldade no começo e que seria necessário um período de adaptação à novidade. Surpreendentemente, os motoristas se adaptaram facilmente e têm respeitado o tempo de parada. O problema maior é com alguns pedestres que ainda não entenderam que também para eles há semáforo e tempo certo para fazer a travessia com segurança”, observa.

  Resultante de um estudo feito para solucionar o problema de congestionamento de trânsito já frequente na região central da cidade, o sistema binário inteligente entrou em funcionamento no dia 26 de junho e os temporizadores, conforme o volume de tráfego, automaticamente se programam para 20 ou 30 segundos de espera.

  “Para dar maior fluidez ao trânsito, o sistema instalado não permite que o motorista faça conversões à esquerda sempre que se deparar com um dos semáforos. O equipamento monitora o fluxo a cada momento e fecha ou libera o trânsito em determinado sentido de acordo com o número de veículos existentes”, explica.

  Os semáforos estão instalados nos cruzamentos das avenidas Mato Grosso com a Paraná, da Mato Grosso com a Rio Grande do Sul, da Goiás com a Rio Grande do Sul e da Goiás com a Paraná. Futuramente, também será feita a instalação na esquina da avenida Goiás com a São Paulo, nas proximidades da rodoviária.

  Medeiros ressalta que os semáforos têm a função de ordenar o trânsito tanto de veículos como de pedestres e que a campanha educativa vai acentuar como deve ser o comportamento de condutores e transeuntes diante da novidade para evitar acidentes.

  “Muitos pedestres ainda não entenderam que a parada é obrigatória enquanto o sinal não ficar verde para eles fazerem a travessia da via. Quando se projetam no meio dos carros colocam em total risco sua própria vida porque o condutor de veículos está seguindo a regulamentação do semáforo dele. E se ele atravessar no momento errado perderá totalmente a razão em caso de acidente. Quando não existia semáforo, a preferência era sempre do pedestre. Agora existe o tempo certo para os carros e para os pedestres e todos devem obedecer”, adverte.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Atendimento

Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza nutricionista para atendimento durante a pandemia

Pacientes com doenças crônicas associadas à obesidade serão atendidos pelo CAM

11 de Agosto de 2020 as 05h22

Acidente

Trabalhador de 39 anos morre soterrado em silo de soja em MT enquanto fazia limpeza

Ivar Amauri morreu soterrado por grãos de soja no armazém da empresa em que trabalhava em Sorriso (MT). Os bombeiros encontraram o corpo dele após três horas de escavação.

11 de Agosto de 2020 as 05h17

Caso Isabele

Vizinha diz que já houve acidente com pólvora na casa de família onde adolescente foi morta pela amiga em Cuiabá

O trecho do depoimento consta no pedido feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) para a majoração da fiança paga por Marcelo Cestari.

11 de Agosto de 2020 as 04h56

Acidente Fatal

Cantor sertanejo é um das 4 vítimas que morreram após carro com 7 pessoas tombar em Chapada dos Guimarães (MT)

Rick Jammes, como era conhecido, de 25 anos, conduzia o veículo Corolla. Outras três pessoas ficaram feridas.

11 de Agosto de 2020 as 04h53

Flagrante

Homem com tornozeleira eletrônica é flagrado descumprindo ordem judicial e com cigarro de maconha

Uma guarnição da PM recebeu uma denúncia anônima via 190 de que havia pessoas em atitude suspeita atrás do PSF do Bairro Alvorada, por volta das 13h de domingo (09).

10 de Agosto de 2020 as 15h42

Prisão

Policial penal é presa em nova fase da Operação Reclusos em Lucas do Rio Verde

O delegado Marcelo Maidame falou à imprensa sobre a descoberta, durante as investigações, de possível envolvimento de agente público para facilitar a entrada de aparelhos celulares na unidade prisional.

10 de Agosto de 2020 as 15h39

Acidente

Jovem de 15 anos é atropelado e morre na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Um adolescente de 15 anos de idade, ainda não identificado morreu na manhã deste sábado, no hospital São Lucas, onde estava internado desde o início da noite de ontem após ser atropelado.

10 de Agosto de 2020 as 15h37

Droga

Suspeito é detido com maconha e televisor furtado no Bairro Téssele Júnior

Por volta da uma hora da madrugada deste sábado (08), um rapaz foi preso pela polícia militar de Lucas do Rio Verde, acusado de tráfico de drogas e receptação.

10 de Agosto de 2020 as 15h34

Apreensão

Polícia Civil apreende camionete Hilux com placa clonada em Lucas do Rio Verde

Policiais civis de Lucas do Rio Verde apreenderam na tarde de sexta-feira (07) uma camionete Hilux, de cor prata, que tinha placas clonadas e denúncia de furto no Estado do Paraná.

10 de Agosto de 2020 as 15h28

Acidente

Servidor público morre e deixa mulher grávida em Mato Grosso

A mulher dele está grávida.

10 de Agosto de 2020 as 15h22

Sangue

Unidade de Coleta de Sinop precisa de sangue nas tipagens O + e O –

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop (UCT) está necessitando, com urgência, de doação de sangue nas tipagens O, positivo e negativo.

10 de Agosto de 2020 as 15h18

Bombeiros

Bombeiros retiram corpo de funcionário que caiu em silo de grãos em Sorriso

Trabalho para retirada do corpo do trabalhador em meio a soja, durou aproximadamente três horas

10 de Agosto de 2020 as 15h14

Queda

Aluno e professor sobrevivem a queda de avião no norte de MT

O caso foi registrado no domingo (9), após o piloto e o aluno terem decolado do aeródromo de Santa Carmem.

10 de Agosto de 2020 as 14h49

Acidente

Três pessoas morrem em grave acidente de trânsito em Sinop

Três pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, ocorrido neste domingo (09) na MT-140, em Sinop-MT.

10 de Agosto de 2020 as 14h39

Avião

Avião com instrutor de voo e aluno cai em região de mata em Sinop

O avião monomotor caiu próximo ao aeródromo em Sinop e ficou completamente destruído, apesar de nenhum dos ocupantes ter se ferido

10 de Agosto de 2020 as 14h16

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO