Covid-19

Secretário de Saúde fala sobre ações de combate a pandemia Covid-19

Entre os assuntos estavam plano de contingência, recursos para o enfrentamento e funcionamento dos PSFs e das UTIs

Fonte: Gabriela Corsino | Ascom
13 de Agosto de 2020 as 21h 28min

Na tarde desta quarta-feira (12), em coletiva com a imprensa, o secretário de Saúde, Tenente Rafael Bespalez abordou pontos a respeitos das ações de combate à Covid-19 no município de Lucas do Rio Verde. Dos assuntos, estavam plano de contingência do Hospital São Lucas, funcionamentos dos PSFs, recursos para o enfrentamento, bem como o funcionamento das UTIs.

No início da pandemia, mesmo contando com uma estrutura de atendimento de responsabilidade oferecida pelo Estado, o Município, por meio da Secretaria de Saúde, se uniu ao Hospital São Lucas e traçaram um plano de ação de contingência ao vírus. Com o avanço da doença e a necessidade das internações, a cidade de Lucas do Rio Verde foi a única que fez mudanças internas e abriu leitos de UTIs exclusivas para atendimento dos moradores.

Foi dado suporte financeiro ao HSL para organizar a estrutura de atendimento, campo de equipamentos, respiradores, monitores, oxímetros, compra de EPI, medicamentos e contratação de servidores. No município, foram disponibilizados 20 leitos de observação, 20 leitos de internação e 10 leitos de UTI.

Poucos municípios conseguiram manter uma estrutura para atendimento hospitalar, Lucas do Rio Verde é uma das que surpreenderam. De acordo com o secretário, nenhum cidadão luverdense teve o quadro clínico agravado por falta de UTI, do Município ou do Estado, citando que outras cidades mato-grossenses enfrentaram lista de espera por vaga em UTI. “A gente pode afirmar isso, nós nos preparamos para atender o cidadão”, pontuou Bespalez.

Com a redução de 40% no atendimento a pacientes com sintomas de Covid-19, que procuraram as unidades sentinelas e o PAM, os leitos de enfermaria e UTI também tiveram queda na ocupação. Os pacientes que foram transferidos para Cuiabá ou Sinop ocorreram em razão da necessidade de realização de hemodiálise.

Sem os pacientes Covid, o Hospital São Lucas passará a ter agenda para procedimentos que ficaram suspensos em razão da pandemia. As cirurgias, até então consideradas eletivas, passam a ser de urgência.

Testes de Covid-19
Lucas do Rio Verde é um dos municípios que mais fez testes de Covid-19, chegando a serem realizados 90 testes por dia. O Município também foi um dos precursores a adquirir testes rápidos com recursos próprios e o pioneiro no projeto de instalação de laboratório de testagem por método RT-PCR no município em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso – Campus LRV.  Em torno de 8.700 luverdenses já fizeram exames desde o início da pandemia.

Vigilância
Lucas do Rio Verde foi o primeiro município de Mato Grosso a organizar um serviço de epidemiologia, vigilância e monitoramento específico à Covid-19, separado dos outros setores. Estruturou um sistema de fiscalização sanitária, monitoramento de doentes, preparo e envio de amostras para exames ao Lacen-MT, além da tabulação de dados epidemiológicos para a produção dos boletins.
 
Comitê de Rnfrentamento ao Coronavírus
O município luverdense também foi um dos primeiros a criar um comitê especial de enfrentamento, contando com um grupo de estudiosos e pesquisadores atentos a todas as informações e cenários epidemiológicos no enfrentamento do novo Coronavírus.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Em Entrevista

Binotti anuncia que Lucas terá 100% de rede de esgoto

Em entrevista à TV Conquista, nesta quinta-feira (24.09), o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Luiz Binotti, destacou que a gestão atual está resolvendo um antigo problema do passado: o saneamento básico.

24 de Setembro de 2020 as 16h51

Acidente

Três pessoas ficam feridas em acidente na BR-163 em Nova Mutum-MT

Três pessoas da mesma família ficam feridas após sofrerem um acidente final da manhã desta quinta-feira (24), por volta das 10h50, no Km 607 da BR-163, em Nova Mutum-MT.

24 de Setembro de 2020 as 14h30

Droga

Polícia Civil intercepta encomenda de droga sintética e prende três traficantes na Capital

A ação resultou na apreensão de cerca de 100 compridos de ecstasy, além de porções de maconha, skank, cocaína e LSD

24 de Setembro de 2020 as 14h21

Manobra

Para evitar acidente, motorista faz manobra brusca e carga de algodão cai na BR-163

O incidente aconteceu por volta das 15h50 dessa quarta-feira, no km 601 da BR-163 em Nova Mutum-MT, saída para Lucas do Rio Verde-MT.

24 de Setembro de 2020 as 14h15

Ameaça

Inconformado com separação, homem ameaça mulher de morte com um facão

No local, a mulher informou que convive com o acusado em união estável há mais de 3 anos e que estão em processo de separação, mas o homem não aceita a situação.

24 de Setembro de 2020 as 13h49

Moto Encontrada

Moto é encontrada escondida em palhada de milho em fazenda na Comunidade do Morocó

Os PMs foram até o local informado e encontraram a moto ainda com a chave na ignição.

24 de Setembro de 2020 as 13h44

Furto

Vítima encontra bicicleta furtada, no Bairro Industrial e aciona a Polícia Militar

Ao chegar no local, a vítima apresentou a nota fiscal e apontou aos policiais onde a bicicleta estaria.

24 de Setembro de 2020 as 13h40

Acidente

Motociclista fica ferida em acidente na Avenida Goiás no Bairro Veneza

Um acidente de trânsito ocorrido no Bairro Veneza por volta das 20h10 da noite desta quarta-feira (23), envolvendo um carro e uma moto, deixou a motociclista com ferimentos pelo corpo.

24 de Setembro de 2020 as 13h38

Mal Súbito

Passageiro é encontrado morto em ônibus após mal súbito em Cuiabá

Tony Salomão Machado de Figueiredo de 45 anos morreu nessa quarta-feira. Motorista se aproximou para chamá-lo no ponto final de ônibus e percebeu que estava desacordado.

24 de Setembro de 2020 as 13h21

Denúncia

Funcionária denuncia empresa por demissão depois de raspar a cabeça em ritual religioso em Cuiabá e diz que foi chamada de 'macumbeira'

Vítima disse que usava toca para "evitar comentários”, mas que a chefe descobriu o ato após acompanhá-la até o banheiro. Supervisora teria feito expressão de reprovação e afirmado que esse tipo de religião não cabia à empresa.

24 de Setembro de 2020 as 13h16

Vagas de Emprego

Sine de Lucas do Rio Verde divulga vagas de emprego para esta quinta-feira (24)

Lucas do Rio Verde oferece 399 vagas de emprego foram divulgadas para esta quinta-feira (24/09), pelo Sine de Lucas do Rio Verde.

24 de Setembro de 2020 as 08h39

Covid-19

Queda dos casos em Lucas do Rio Verde é resultado do trabalho de todos

Os números apresentados são resultados dos esforços empenhados para combater a pandemia

24 de Setembro de 2020 as 08h33

Hospital São Lucas

Déficit do Hospital São Lucas vem de longa data

O hospital vem de um histórico de déficit, com dívidas, empréstimos e obrigações que acabaram comprometendo a receita do hospital. 

24 de Setembro de 2020 as 08h14

Prisão

Criminoso com ficha extensa por diversos crimes é encontrado e preso em Cuiabá

O homem de 30 anos de idade foi detido em uma rua próxima ao cemitério do bairro do Porto, na Capital.

23 de Setembro de 2020 as 16h21

Prisão

Preso em Lucas do Rio Verde homem com mandado de prisão por crimes latrocínio e roubo

Suspeito foi preso no último domingo, suspeito de furtar fios de cobre

23 de Setembro de 2020 as 16h16

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO