Cidades

Semana discute prevenção e segurança nas ações dos trabalhadores do SAAE

Serão três dias de atividades com palestras, apresentações de teatro e assuntos relacionados à segurança no trabalho

Prevenção e Segurança | 27 de Novembro de 2013 as 18h 10min
MT Agora - Assessoria

Começou hoje e prossegue até sexta-feira (29) a quinta Semana Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Lucas do Rio Verde. Nesses três dias acontecerão palestras e atividades que abordam temas relacionados prevenção de acidentes, primeiros socorros e combate a incêndio. As atividades acontecerão no Auditório dos Pioneiros, anexo à Prefeitura Municipal. Em razão da programação, que envolve todos os colaboradores do SAAE, nos três dias de evento não haverá atendimento ao público no período da tarde, na sede do SAAE, localizada a Avenida Pará, Bairro Cidade Nova.

Após a cerimônia de abertura, houve a apresentação da peça teatral "SIPAT SIM" - Companhia Cena I. A programação de abertura contou com a palestra Sustentabilidade, Entusiasmo e Comprometimento. Uma Questão de Atitude, proferida por Valdir da Silva Moreira.

Nesta quinta-feira está programada nova palestra abordando segurança no Trabalho Prevenção de Acidentes, com Jonas Bayer, e um trabalho orientado pela Guarda Municipal sobre direção defensiva.

No último dia da Sipat, está agendada palestra sobre primeiros socorros e combate a incêndio com militares do Combeiros de Bombeiros.

A presidente da CIPA e coordenadora da Sipat, Meridiana Carnete Picoli, disse que a programação foi elaborada de forma a orientar os colaboradores do SAAE dos riscos existentes no ambiente de trabalho. Ela explica que algumas atividades desenvolvidas pela autarquia, como consertos na rede de água, demandam análise pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. “A CIPA vai verificar que tipo de conserto é, se é um conserto que envolve risco, a CIPA vai estar presente pra ver se vai usar o EPI (Equipamento de Proteção Individual)”, explicou Meridiana, acrescentando ainda que são analisadas outras circunstâncias no local de trabalho, como a sinalização na via, no entorno do local onde será feita a manutenção.

O diretor do SAAE, Pedro Fernandes Goes, disse que a semana de prevenção é importante para atender as necessidades dos próprios colaboradores e vem coroar o trabalho desenvolvido ao longo do ano.

“Assuntos de interesse para manter o servidor em condições de atender a demanda de serviços do dia a dia”, comentou. “Se faz necessário orientá-los. Nesse momento é um trabalho focado nisso, mas também é feito no dia a dia deles”, emendou.

COMENTARIOS

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

COTAÇÃO