Semec

Semec destaca o trabalho de escolas e Cemeis com a realização de aulas remotas

Criatividade e tecnologia têm sido aliadas da educação possibilitando novas formas de aprendizado

Fonte: Claudia Lazarotto
03 de Agosto de 2020 as 14h 49min

Fotos: Edena Broch/acervo pessoal

  Criatividade e tecnologia têm sido aliadas da educação possibilitando novas formas de aprendizado

  Aproximar e redescobrir novas formas de abraçar e de ensinar. Reinventar possibilidades. Independente da forma como chamamos, a pandemia gerada pelo novo coronavírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, fez com que todos os segmentos desenhassem novos contornos e foi pensando nisso que a Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), de Sorriso, vem tecendo novos cenários com as unidades escolares. Uma experiência diferenciada, vem das escolas Ivete Lourdes Arenhardt e do Distrito de Primavera que há vinte dias estão trabalhando com aulas online para aproximar professores e alunos.

  O resultado disso tem sido mensurado em mais amor, carinho e aprendizado, conforme conta a diretora da escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, Edena Broch. “De um lado tínhamos professores com saudade dos alunos e do outro, alunos com saudade da escola, dos colegas, das brincadeiras, das inteirações cotidianas e das atividades educacionais; foi então que surgiu a ideia de usarmos as mídias digitais mais uma vez”, conta.

  Edena destaca que então o coletivo passou a fazer uso de ferramentas digitais para dar aulas remotas, dando preferência ao horário noturno, a partir das 19 horas, para as crianças menores para que os pais possam auxiliar as crianças e em horário escolar normal para os maiores, que já tem mais autonomia para mexer com as ferramentas tecnológicas e realizar as tarefas sozinhos. “Foi também uma forma de envolver as famílias no trabalho. Os professores se dispuseram a trabalhar em horários alternativos buscando contemplar todos os seus alunos”, salienta.

  Segundo a diretora, depois do experimento, os relatos são de professores e alunos mais felizes. Edena detalha que a adesão das famílias já chega a cerca de 90% nas turmas em que o trabalho já iniciou. “Agora vamos iniciar o processo na educação infantil”, pontua. “E tanto como mãe e professora, a experiência tem sido enriquecedora. Meu filho, que está no 5⁰ ano por exemplo, passou a fazer as atividades com outro ritmo e outra compreensão ao ver a professora e os colegas pela tela do computador”, salienta.

  Quem está ansiosa pelo início do processo na ala infantil é a professora do Pré II, Solange Moreira. “Nós professores sentimos muita saudade dos nossos pequenos. Estamos todos ansiosos por esse contato visual com toda a turma; será uma forma de estreitar o laço e reafirmar aos pequenos que a ‘profe’ continua aqui, sempre pensando neles e preparando as aulas com  muito carinho”, acrescenta.

  O professor Marcos, diretor da Escola Primavera destaca que as aulas online na escola tiveram início com os alunos do 9º ano e estão sendo avaliadas, por pais, estudantes e professores de forma muito positiva. Tanto é que a experiência, será paulatinamente implantada nas demais turmas da escola.  

  Conforme a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, “A iniciativa foi das próprias escolas. Estamos pedindo que cada unidade pense em formas de se manter presente no dia-a-dia dos estudantes.

  “Durante todo esse período todas as unidades se reinventaram. Tivemos a “Parada da Saudade”; o “Drive Thru Junino”; temos professores gravando vídeos maravilhosos e muitos pais dando retorno positivo.  Estamos descobrindo novas capacidades com experiências positivas compartilhadas entre as unidades escolares.

  “Queremos que nossos estudantes e seus familiares saibam que estamos aqui, todos juntos, sempre buscando soluções para tornar o aprendizado mais leve e significativo, mantendo o vínculo afetivo e cognitivo com os alunos.

  O município atende hoje 15.415 alunos distribuídos em 35 unidades escolares, sendo 22 escolas e 13 CEMEIS. Para atender a demanda, diretores, coordenadores, estagiários e 889 professores atuam “com todo carinho preparando, corrigindo e organizando as atividades remotas desde o início do isolamento social causado pela pandemia”, finaliza Lúcia.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Em Entrevista

Binotti anuncia que Lucas terá 100% de rede de esgoto

Em entrevista à TV Conquista, nesta quinta-feira (24.09), o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Luiz Binotti, destacou que a gestão atual está resolvendo um antigo problema do passado: o saneamento básico.

24 de Setembro de 2020 as 16h51

Acidente

Três pessoas ficam feridas em acidente na BR-163 em Nova Mutum-MT

Três pessoas da mesma família ficam feridas após sofrerem um acidente final da manhã desta quinta-feira (24), por volta das 10h50, no Km 607 da BR-163, em Nova Mutum-MT.

24 de Setembro de 2020 as 14h30

Droga

Polícia Civil intercepta encomenda de droga sintética e prende três traficantes na Capital

A ação resultou na apreensão de cerca de 100 compridos de ecstasy, além de porções de maconha, skank, cocaína e LSD

24 de Setembro de 2020 as 14h21

Manobra

Para evitar acidente, motorista faz manobra brusca e carga de algodão cai na BR-163

O incidente aconteceu por volta das 15h50 dessa quarta-feira, no km 601 da BR-163 em Nova Mutum-MT, saída para Lucas do Rio Verde-MT.

24 de Setembro de 2020 as 14h15

Ameaça

Inconformado com separação, homem ameaça mulher de morte com um facão

No local, a mulher informou que convive com o acusado em união estável há mais de 3 anos e que estão em processo de separação, mas o homem não aceita a situação.

24 de Setembro de 2020 as 13h49

Moto Encontrada

Moto é encontrada escondida em palhada de milho em fazenda na Comunidade do Morocó

Os PMs foram até o local informado e encontraram a moto ainda com a chave na ignição.

24 de Setembro de 2020 as 13h44

Furto

Vítima encontra bicicleta furtada, no Bairro Industrial e aciona a Polícia Militar

Ao chegar no local, a vítima apresentou a nota fiscal e apontou aos policiais onde a bicicleta estaria.

24 de Setembro de 2020 as 13h40

Acidente

Motociclista fica ferida em acidente na Avenida Goiás no Bairro Veneza

Um acidente de trânsito ocorrido no Bairro Veneza por volta das 20h10 da noite desta quarta-feira (23), envolvendo um carro e uma moto, deixou a motociclista com ferimentos pelo corpo.

24 de Setembro de 2020 as 13h38

Mal Súbito

Passageiro é encontrado morto em ônibus após mal súbito em Cuiabá

Tony Salomão Machado de Figueiredo de 45 anos morreu nessa quarta-feira. Motorista se aproximou para chamá-lo no ponto final de ônibus e percebeu que estava desacordado.

24 de Setembro de 2020 as 13h21

Denúncia

Funcionária denuncia empresa por demissão depois de raspar a cabeça em ritual religioso em Cuiabá e diz que foi chamada de 'macumbeira'

Vítima disse que usava toca para "evitar comentários”, mas que a chefe descobriu o ato após acompanhá-la até o banheiro. Supervisora teria feito expressão de reprovação e afirmado que esse tipo de religião não cabia à empresa.

24 de Setembro de 2020 as 13h16

Vagas de Emprego

Sine de Lucas do Rio Verde divulga vagas de emprego para esta quinta-feira (24)

Lucas do Rio Verde oferece 399 vagas de emprego foram divulgadas para esta quinta-feira (24/09), pelo Sine de Lucas do Rio Verde.

24 de Setembro de 2020 as 08h39

Covid-19

Queda dos casos em Lucas do Rio Verde é resultado do trabalho de todos

Os números apresentados são resultados dos esforços empenhados para combater a pandemia

24 de Setembro de 2020 as 08h33

Hospital São Lucas

Déficit do Hospital São Lucas vem de longa data

O hospital vem de um histórico de déficit, com dívidas, empréstimos e obrigações que acabaram comprometendo a receita do hospital. 

24 de Setembro de 2020 as 08h14

Prisão

Criminoso com ficha extensa por diversos crimes é encontrado e preso em Cuiabá

O homem de 30 anos de idade foi detido em uma rua próxima ao cemitério do bairro do Porto, na Capital.

23 de Setembro de 2020 as 16h21

Prisão

Preso em Lucas do Rio Verde homem com mandado de prisão por crimes latrocínio e roubo

Suspeito foi preso no último domingo, suspeito de furtar fios de cobre

23 de Setembro de 2020 as 16h16

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO