Cidades

Servidores públicos de Lucas do Rio Verde participam de capacitação do TCE-MT

O TCE-MT está treinando os municípios que aderiram ao PDI para utilizarem o software de Gestão de Planejamento Estratégico (GPE)

Capacitação TCE-MT | 30 de Maio de 2014 as 14h 20min
MT Agora - Assessoria

Os municípios que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso estão sendo capacitados para utilizarem o software de Gestão de Planejamento Estratégico (GPE).

O sistema do GPE já é utilizado pelo TCE-MT desde 2006, quando iniciou o primeiro ciclo do Planejamento Estratégico de Longo Prazo da instituição. A adoção da cultura de planejamento fez da organização um ‘case’ de sucesso, com o TCE-MT sendo reconhecido como modelo e referência nacional em controle externo.

O objetivo é possibilitar que as instituições possam realizar o acompanhamento e execução do Plano Estratégico por meio de um sistema informatizado, inclusive com plataforma web, que pode ser utilizada por qualquer computador com acesso à internet, a fim de melhorar a qualidade da gestão pública em Mato Grosso, com foco nos resultados das políticas e serviços públicos em benefício da sociedade.

Para garantir a implantação e alimentação do sistema de maneira eficaz, a Assessoria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT reuniu hoje (30) secretários, supervisores, coordenadores e comitê gestor da Prefeitura de Lucas do Rio Verde para um treinamento presencial.

Além de disponibilizar o software do GPE a todas as unidades gestoras fiscalizadas e acompanhar o desenvolvimento e implantação do planejamento estratégico de longo prazo na administração pública, o TCE-MT oferece ainda um Manual do GPE aos participantes, que também pode ser acessado no Portal do TCE-MT.

“Pela primeira vez os municípios conseguirão medir os efeitos das ações de planejamento estratégico. A utilização do software vai auxiliar a gestão quanto ao cumprimento das metas e análise dos resultados, possibilitando assim, posteriormente, a exposição dessas ações e resultados através de indicadores”, destacou Solimara Lígia Moura, secretária de Planejamento, Gestão e Orçamento de Lucas do Rio Verde.

PDI
O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do TCE-MT foi criado em fevereiro de 2012 e teve adesão de 20 Prefeituras, Secretarias de Estado e a Defensoria Pública, que receberam técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico.

Os municípios que aderiram ao PDI do TCE-MT receberam aulas pelo Ensino à Distância, reuniões de trabalho e oficinas presenciais sobre criação e funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência e oficina voltada aos conselhos de Políticas Públicas, cujo objetivo foi promover diálogo com a sociedade local e levar demandas sociais ao Planejamento Estratégico.

O TCE-MT ainda oferece software e aporte técnico para todos os órgãos públicos de Mato Grosso instituírem o SIC e o Portal Transparência, dando cumprimento à Lei de Acesso à Informação. (Com TCE-MT)

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Segunda Feira

Lucas do Rio Verde, MT

º

COTAÇÃO