Meio Ambiente

Simpósio sobre Meio Ambiente reúne mais de 90 pessoas

O evento teve como tema principal esclarecimentos sobre licenciamentos ambientais

09 de Junho de 2014 as 15h 33min

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, realizou na última sexta-feira (06), o Simpósio de Meio Ambiente para a Agricultura Familiar Sustentável. 

O evento fez parte do cronograma de atividades desenvolvidas durante a Semana de Meio Ambiente e contou com a participação de agricultores familiares, técnicos das áreas agrícola, pecuária e de meio ambiente e estudantes do Secitec.

A secretária de Agriculta e de Meio Ambiente, Luciane Copetti, ressaltou que o evento teve o objetivo de informar o produtor sobre licenciamento da propriedade e das atividades que são desenvolvidas nela.

“Toda vez que nós falamos de produção agrícola, toda vez que nós falamos de manipulação de alimentos, nós estamos falando da parte ambiental também, então trabalhar isso com o produtor rural é super importante, e, a Semana de Meio Ambiente tem o foco de trazer para dentro da secretaria o pequeno produtor, a secretaria está aí pra instruir, o nosso foco hoje é fazer com que o produtor entenda esse processo de licenciamento e que ele possa ter a secretaria como suporte”, enfatizou Luciane.

O evento iniciou com uma palestra sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) com a secretária de Agriculta e de Meio Ambiente, Luciane Copetti, e com a engenheira florestal, Cléia Dal Ben.

Também foi realizada uma palestra sobre licenciamento de atividades rurais com o engenheiro sanitarista, Nildo Borges.

“Durante a palestra informamos quais atividades devem ser licenciadas pelo município e quais são apenas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Por exemplo, pequenos abatedouros, pequenos laticínios para resfriação do leite, produção de queijos, conserva de legumes, são atividades que são licenciadas pela prefeitura”, explicou o engenheiro sanitarista, Nildo Borges.

Dentro da programação ainda foi realizado um bate-papo sobre destinação correta de embalagens de agrotóxicos com Rangel Portela, da Fundação Rio Verde, sobre linhas de crédito disponíveis para a Agricultura Familiar, com representante do Sicredi e sobre Plano Safra 2014/2015 e sobre piscicultura, com o agente técnico da Empaer em Lucas do Rio Verde, Esmeraldo de Almeida.

MT Agora - Assessoria

COMENTARIOS

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

COTAÇÃO