Cidades

Sinan registra aumento de 80% nos casos de HIV em Lucas do Rio Verde

Foram notificados, de janeiro até agora, 45 novos casos. Durante todo ano passado, houve 25 infectados.

Número Preocupante | 09 de Outubro de 2017 as 13h 44min
MT Agora - Só Notícias

O aumento expressivo de 80% de pessoas com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), em Lucas do Rio Verde, foi confirmado, através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e pela coordenadora de vigilância sanitária, Keli Paludo. Segundo ela, foram notificados, de janeiro até agora, 45 novos casos. Durante todo ano passado, houve 25 infectados.  

“É um número preocupante. O registro de pessoas com essa doença sempre preocupa qualquer gestor. Acreditamos ter mais casos no município. Esses 45 foram só deste ano, mas nós sabemos que existe outros que ainda não foram diagnosticados. Esse aumento ocorreu porque muitos não foram notificados no Sinan, no ano passado. Esse ano, estamos seguindo e cobrando com rigor as notificações corretamente no sistema”, explicou Paludo.

Ainda de acordo com a coordenadora, “o munícipio cresce de 9 a 12% ao ano. Sabemos que é alarmante, mas não está fora de controle. Temos muitas pessoas que vem de fora trabalhar. Além do HIV, a sífilis está muito comum em gestantes. Estamos trabalhando para conter esse avanço oferecendo teste rápidos em todas as unidades de saúde. Vamos ter uma campanha nos próximos meses de orientação da transmissão do HIV”.

Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), são 12 pessoas com hepatites virais, 52 identificados com sífilis em adultos, 15 em gestantes e 10 congênitas. 

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Terça Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempestades

32º

COTAÇÃO