Recicláveis

Sorriso passa a contar com coleta seletiva de recicláveis, resíduo para compostagem e rejeitos

Bairro Alphaville abrigará projeto-piloto, que norteará as próximas ações

Fonte: Nádia Mastella
10 de Agosto de 2020 as 10h 10min

Tags

  Bairro Alphaville abrigará projeto-piloto, que norteará as próximas ações

  O mês da primavera, que nesta região também é o mês que marca o início do período chuvoso, vai começar com boas novas em relação ao meio ambiente em Sorriso. É que, a partir da segunda quinzena de setembro, a Prefeitura vai ampliar as ações de coleta seletiva do município. A coleta seletiva porta-a-porta, que vinha sendo feita desde dezembro do ano passado no Residencial São Francisco será também estendida aos bairros de compõem o setor 7: Rota do Sol, Santa Clara I e II e Monte Líbano, e também ao bairro Alphaville.

  E justamente o Alphaville, que também foi utilizado no projeto-piloto da coleta seletiva, mas com a implantação de um ecoponto, novamente vai servir de laboratório para a Administração avaliar outra iniciativa: a coleta independente de material reciclável; de resíduo orgânico, para produzir compostagem; e de rejeitos.

  A coordenadora de coleta seletiva do Município, Lucyellen Garcia, explica que os moradores do Alphaville já estão sendo informados sobre a novidade por meio de um grupo em um aplicativo de mensagens e a intenção é reforçar as ações de educação ambiental para garantir que o processo tenha sucesso.

  “Os moradores colocarão os resíduos para coleta em momentos diferentes: haverá o dia para a coleta dos recicláveis, que serão organizados em sacos de ráfia; haverá o dia da coleta do resíduo orgânico, que será acondicionado em um saco de papel específico e haverá o dia da coleta dos rejeitos, pelo caminhão que já faz a coleta de lixo atualmente”, detalha.

  O processo de adotar hábitos sustentáveis requer um pouquinho de dedicação e cada morador deve ficar atento à separação correta dos materiais. Para a coleta dos recicláveis, tanto no São Francisco, quanto nos outros bairros que vão passar a ter este serviço porta-a-porta, a Prefeitura entregará bolsas de ráfia para armazenar todo o material chamado de “lixo seco”, como embalagens de plástico, papel, metal, isopor e também as tetra pak, que são as caixinhas de leite, suco ou achocolatado, por exemplo. Lucyellen lembra que este material precisa estar limpo para ir para o saco de ráfia até o momento da coleta. “É enxaguar o suficiente para tirar qualquer resíduo do alimento ou bebida que a embalagem acondicionava”, ensina.

  Quanto ao vidro, este também deverá ser limpo, mas terá de ser destinado especificamente nos ecopontos do Alphaville, da Escola Municipal Flor do Amanhã, do Cemeis Caminhos do Saber ou mesmo levado até o Depósito de Entulhos e Galhadas (antigo Lixão). Caso esteja quebrado, o vidro precisa ser acondicionado em uma embalagem rígida, que não ofereça risco a quem fizer a coleta.

  Para a destinação de resíduo orgânico, os moradores do Alphaville receberão da Prefeitura  sacos de papel especialmente criados para esta finalidade. Nele, deverão ser dispostos os restos de alimentos, erva-mate, saquinhos de chá e borra de café com filtro. Tudo vai virar adubo orgânico.

  Já os rejeitos representam todo o material que não pode ter outro destino, como os papéis sujos de óleos ou molhos, lixo do banheiro, fraldas, absorventes, cotonetes, fio dental, algodão ou curativos tipo band aid. Neste caso, a coleta segue como de costume.

 

  Aquele óleo que sobrou da fritura? Também deve ir pro lugar certo. Basta levar os resíduos no Local de Entrega Voluntária de Óleo (LEVO) mais próximo de sua casa, visto que há pontos de coletas nas unidades escolares que integram a rede municipal de Educação.

  “Neste período de análise dos projetos-piloto, observamos uma grande adesão da população, por isso, há uma expectativa de sucesso nesta nova etapa”, analisa a coordenadora, reforçando que o processo pode ser estendido gradativamente a outros pontos da cidade, sempre com base em análises e projeções. “Além da questão ambiental, a destinação correta de resíduos também gera renda para muitas pessoas, o que reforça o conceito de sustentabilidade, alicerçado no tripé social, ambiental e econômico”, conclui.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Arrecadação

Cantor sertanejo arrecada mais de R$ 38 mil em prol do Hospital São Lucas

Com o objetivo de ajudar o Hospital São Lucas, a Live Do Campo para a Cidade, com o cantor de Lucas do Rio Verde, Enrique Valcanaia foi transmitida pelo canal do músico no dia 11 de setembro.

25 de Setembro de 2020 as 18h51

Procon

Procon de Lucas do Rio Verde disponibiliza atendimento presencial e eletrônico

Denúncias e reclamações podem ser feitas por site, e-mail ou pessoalmente

25 de Setembro de 2020 as 10h03

Incêndio

Incêndio em fábrica de ração destrói galpão e produtos em Cuiabá

Bombeiros relataram dificuldade durante o combate, pois havia uma grande quantidade material inflamável.

25 de Setembro de 2020 as 09h02

Acidente

Três pessoas ficam feridas em acidente na BR-163 em Nova Mutum-MT

Três pessoas da mesma família ficam feridas após sofrerem um acidente final da manhã desta quinta-feira (24), por volta das 10h50, no Km 607 da BR-163, em Nova Mutum-MT.

24 de Setembro de 2020 as 14h30

Droga

Polícia Civil intercepta encomenda de droga sintética e prende três traficantes na Capital

A ação resultou na apreensão de cerca de 100 compridos de ecstasy, além de porções de maconha, skank, cocaína e LSD

24 de Setembro de 2020 as 14h21

Manobra

Para evitar acidente, motorista faz manobra brusca e carga de algodão cai na BR-163

O incidente aconteceu por volta das 15h50 dessa quarta-feira, no km 601 da BR-163 em Nova Mutum-MT, saída para Lucas do Rio Verde-MT.

24 de Setembro de 2020 as 14h15

Ameaça

Inconformado com separação, homem ameaça mulher de morte com um facão

No local, a mulher informou que convive com o acusado em união estável há mais de 3 anos e que estão em processo de separação, mas o homem não aceita a situação.

24 de Setembro de 2020 as 13h49

Moto Encontrada

Moto é encontrada escondida em palhada de milho em fazenda na Comunidade do Morocó

Os PMs foram até o local informado e encontraram a moto ainda com a chave na ignição.

24 de Setembro de 2020 as 13h44

Furto

Vítima encontra bicicleta furtada, no Bairro Industrial e aciona a Polícia Militar

Ao chegar no local, a vítima apresentou a nota fiscal e apontou aos policiais onde a bicicleta estaria.

24 de Setembro de 2020 as 13h40

Acidente

Motociclista fica ferida em acidente na Avenida Goiás no Bairro Veneza

Um acidente de trânsito ocorrido no Bairro Veneza por volta das 20h10 da noite desta quarta-feira (23), envolvendo um carro e uma moto, deixou a motociclista com ferimentos pelo corpo.

24 de Setembro de 2020 as 13h38

Mal Súbito

Passageiro é encontrado morto em ônibus após mal súbito em Cuiabá

Tony Salomão Machado de Figueiredo de 45 anos morreu nessa quarta-feira. Motorista se aproximou para chamá-lo no ponto final de ônibus e percebeu que estava desacordado.

24 de Setembro de 2020 as 13h21

Denúncia

Funcionária denuncia empresa por demissão depois de raspar a cabeça em ritual religioso em Cuiabá e diz que foi chamada de 'macumbeira'

Vítima disse que usava toca para "evitar comentários”, mas que a chefe descobriu o ato após acompanhá-la até o banheiro. Supervisora teria feito expressão de reprovação e afirmado que esse tipo de religião não cabia à empresa.

24 de Setembro de 2020 as 13h16

Vagas de Emprego

Sine de Lucas do Rio Verde divulga vagas de emprego para esta quinta-feira (24)

Lucas do Rio Verde oferece 399 vagas de emprego foram divulgadas para esta quinta-feira (24/09), pelo Sine de Lucas do Rio Verde.

24 de Setembro de 2020 as 08h39

Covid-19

Queda dos casos em Lucas do Rio Verde é resultado do trabalho de todos

Os números apresentados são resultados dos esforços empenhados para combater a pandemia

24 de Setembro de 2020 as 08h33

Hospital São Lucas

Déficit do Hospital São Lucas vem de longa data

O hospital vem de um histórico de déficit, com dívidas, empréstimos e obrigações que acabaram comprometendo a receita do hospital. 

24 de Setembro de 2020 as 08h14

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO