Temer visita Lucas do Rio Verde e diz que município é exemplo do “Brasil que tem jeito”

Esta é a primeira vez que o presidente Temer visita Mato Grosso no exercício do seu mandato

11/08/2017 - 17:42:17

   

O Presidente da República, Michel Temer, afirmou que saiu com a alma incendiada e bastante animado de Lucas do Rio Verde. Acompanhado de uma comitiva de autoridades, o presidente participou da inauguração da primeira usina de etanol produzido exclusivamente a partir do milho, a FS Bioenergia.

“Animado vem de anima, do latim, que significa alma. E eu saio daqui com a alma incendiada, dizendo ‘o Brasil tem jeito’ porque eu vejo o exemplo de Lucas do Rio Verde. Vir aqui, não é apenas conhecer o Brasil real, é conhecer o Brasil que prospera, que se desenvolve”, afirmou Temer.

Logo cedo, nesta sexta-feira (11), a comitiva federal foi recepcionada em Lucas do Rio Verde pelo prefeito Luiz Binotti, governador Pedro Taques e governadores da Amazônia Legal, além de autoridades estaduais e municipais, e seguiram para fazer o lançamento nacional da colheita de algodão. Na Fazenda Boa Vista, da família Cortezia, as lideranças acompanharam o processo de colheita e caminharam entre a plantação.

Michel Temer relembrou atividades da infância com a família em uma chácara no interior de São Paulo. “Eu ajudava a colher o algodão de forma manual e o que me encantava era a brancura do algodão, a ideia de que o algodão representava uma pureza que permitia, no caso do meu pai, que vendesse o algodão e nos colocasse na escola”, comentou.

Antes da cerimônia de inauguração, a comitiva visitou a usina de etanol e conheceu detalhes de como será o processamento do milho. O Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, falou sobre a produção mato-grossense. “O setor agrícola responde muito rápido, no ano passado nós tivemos uma safra de 180 milhões de toneladas e esse ano são 240 milhões de toneladas. Só aqui em Mato Grosso foram oito a nove milhões de toneladas a mais que ano passado. Isso significa centenas, milhares de empregos e todos os tipos de serviços que a agricultura demanda. Mato Grosso é um estado altamente produtivo, muito competitivo, mas muito longe dos portos, quer dizer, a gente ganha de um lado e paga um preço do outro lado”, pontuou.

O prefeito Luiz Binotti apresentou, em seu discurso, os números da produtividade local e regional e enfatizou a importância de Lucas do Rio Verde para o cenário do agronegócio nacional. “É um momento especial. Quero que o presidente leve daqui uma recordação bela da colheita do algodão, da inauguração dessa fábrica, de uma região empreendedora, de um Brasil que faz. Aqui é o Brasil que produz, o Brasil que dá certo. E nós queremos que isso aqui sirva de exemplo para todo país”, salientou.

Durante a visita do presidente, o prefeito aproveitou para fazer algumas reivindicações, como melhorias em logística, retomada de projetos ferroviários, e a implantação de um campus da UFMT no município. “Fiz as solicitações e protocolamos junto à assessoria do presidente. Estamos avançando e conversando com as pessoas certas. Me sinto muito feliz por esse assunto (UFMT) ter sido citado e esperamos, com uma boa gestão, transformar esse sonho em realidade para nossa população de Lucas do Rio Verde”, considerou.

Sobre a usina, o presidente Temer ressaltou que “é um orgulho visitar a primeira usina de etanol do país, e isso significa que muitas outras virão, de acordo com o meio ambiente e a preservação, temos consciência disso. Essa usina é fruto da criatividade, do empenho e da coragem dos empreendedores brasileiros que foram buscar associação com empreendedores americanos para instalar essa fábrica, isso é um sinal, não só de confiança, mas também de crescimento do nosso país”.

Maggi também falou sobre a relevância de Lucas do Rio Verde no cenário nacional e destacou o empreendedorismo. “Lucas do Rio Verde é o município que eu e os mato-grossenses gostaríamos de ter como exemplo e transformar todas as outras cidades igual a essa porque aqui as coisas funcionam. É o poder público envolvido com a classe empresarial altamente empreendedora, que faz desse território algo muito diferente do que acontece no Brasil.

MT Agora - Carolina Matter | Ascom

Mais Noticias

Vandalismo

Vandalismo causa prejuízo ao município

Programa Cuidar

Jaime Seiti Fujii recebe ações do Programa Cuidar

Morte em Armazém

Trabalhadores passam mal em armazém de soja e morrem em Lucas do Rio Verde e Sorriso

Curso

Prefeitura, Senar e Sindicato Rural realizam curso de produção de mudas

21/08/2017 -

Saae realiza palestras de conscientização ambiental

O objetivo é levar conhecimento a pessoas de todas as idades e despertar senso crítico em relação aos prejuízos sofridos pelo meio ambiente

21/08/2017 -

Procon: Sistema Sindec ficará inoperante nos dia 22 e 23

O Procon Matriz fará migração para um novo servidor

21/08/2017 -

Proerd forma mais de 50 estudantes em Lucas do Rio Verde

A formatura de 54 estudantes do 3º ano da Escola Municipal Érico Veríssimo no Proerd foi realizada nesta sexta-feira (18)

21/08/2017 -

Conselhos Escolares participam de formação do Programa A União Faz a Vida

O curso foi organizado pelos assessores do Programa A União Faz a Vida e pela Assessoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação

18/08/2017 -

Lucas termina mês com saldo positivo na geração de empregos

Nos primeiros sete meses do ano, foram abertas 1.141 novas vagas de trabalho em Lucas.

18/08/2017 -

Professores participam de palestra do Programa A União Faz a Vida

A formação visa fortalecer os trabalhos pedagógicos e auxiliar na aprendizagem dos alunos

18/08/2017 -

Prazo para entrega de propostas para compra de terrenos termina na próxima segunda

A abertura dos envelopes será no dia 22 de agosto, às 8 horas, na prefeitura

18/08/2017 -

Jaime Seiti Fujii recebe o Programa Cuidar no sábado (19)

Serão levados diversos serviços, atividades e informações para os bairros, com os profissionais da prefeitura e de instituições parceiras

18/08/2017 -

Transporte coletivo terá novas rotas e ônibus em Lucas do Rio Verde

Serão disponibilizados 34 novos locais em diversos bairros da cidade

16/08/2017 -

Cerca de 300 famílias de Lucas do Rio Verde serão atendidas pelos programas Pró-família e Criança Feliz

Os programas têm caráter intersetorial e buscam promover o desenvolvimento integral das famílias e das crianças

15/08/2017 -

Semana da Família é marcada por atividades com a comunidade escolar

Entre as ações estão atividades físicas e de integração com as famílias e projetos locais

15/08/2017 -

Torneio início do Campeonato Municipal de Futebol Amador foi realizado no domingo (13)

O campeonato é separado em Divisão A e Divisão B e está na 8ª edição

15/08/2017 -

Atividades do segundo semestre das oficinas culturais são retomadas

O objetivo é ofertar atividades para as crianças no contraturno escolar

15/08/2017 -

Prefeitura de Lucas do Rio Verde moderniza refeitórios das unidades escolares

As escolas municipais Érico Veríssimo e Eça de Queirós e as creches Irmãs Carmelitas de Vedruna e Anjo da Guarda já receberam o novo mobiliário

15/08/2017 -

Fórum debate novas tecnologias para tratamento de resíduos

Entre os projetos está um complexo industrial onde os resíduos podem ser transformados em energia

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora