Cidades

Terra Nova do Norte - Prefeitos se Reúnem para discutir a Produção de Peixe na Região

A meta é fazer com que as cidades pertencentes ao consórcio desenvolvam projetos que garantam o progresso e a subsistência do setor produtivo sem causar prejuízos ao meio ambiente.

Redação | 19 de Março de 2012 as 14h 47min
MT Agora

Garantir o desenvolvimento com menor impacto ambiental. Foi com esse objetivo que, 11 municípios da região Norte de Mato Grosso se uniram e criaram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia. A meta é fazer com que as cidades pertencentes ao consórcio desenvolvam projetos que garantam o progresso e a subsistência do setor produtivo sem causar prejuízos ao meio ambiente.

A reunião com vários membros do Consorcio Portal da Amazônia, aconteceu no Gabinete do Prefeito de Terra Nova Norte Manoel Freitas e contou com a participação de várias autoridades alem dos Prefeitos de: Terra Nova, Nova Santa Helena, Colider, Peixoto de Azevedo, Matupá e representantes de outros municípios que integram o Consorcio.

Segundo Renaldo Loff, Secretário adjunto de Desenvolvimento Regional, o principal objetivo é fomentar a Agricultura Familiar e a Economia Regional. “Estamos preocupados não só com um município, mas sim com a Região e o Estado. Estamos atentos e com a força política que temos poder trazer as benfeitorias e os benefícios para toda essa região”. Frisou.

De acordo o Prefeito Fernando Zafonato de Matupá, A meta é fortalecer a piscicultura na região e proporcionar aos criadores a garantia de sobrevivência. Segundo Prefeito Zafonato existe hoje na agricultura familiar, quase 14 mil assentados na região, que necessitam de uma renda melhor e mais estável e o peixe é uma grande fonte de renda. Explicou.

Já o Prefeito de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Brito, destacou a importância da reunião para tratar da melhoria na qualidade de vida das pessoas, neste caso, aqueles que vivem no campo; mais para isto é necessário da condição para que vivam lá, mais com dignidade e assim possam melhorar produção. Segundo Sinvaldo, a região conta com uma grande parceira neste negocio, a COOPERNOVA, que para o Prefeito é uma referencia de produção de comercialização. Disse.

Sinvaldo Brito, aproveitou a oportunidade para divulgar o Seminário de Fruticultura, que estará acontecendo em Peixoto de Azevedo, nos dias 26 e 27 de Abril, onde na ocasião será discutida a fruticultura regional.

Dorival Lorca, Prefeito de Nova Santa Helena e Coordenador do Consorcio na Piscicultura, falou da visita ao município de Matupá a fim de colocar um funcionamento uma unidade de abate em parceria com a COOPERNOVA, a Prefeitura
de Matupá e o Consorcio Portal da Amazônia, pois há um incentivo na produção mais também é necessário se preocupar com a fábrica de ração, o abate e comercialização do produto. Dorival afirmou ainda que Terra Nova do Norte, estará sediando nos dias 1 e 2 de Junho um grande evento sobre Piscicultura.Destacou.

O Secretário Agricultura e Meio Ambiente de Terra Nova, Pascoal Alberton destacou a força do Consorcio Portal da Amazônia na busca incansável da melhoria da qualidade de vida das pessoas e com isto da condição para a produção, garantindo a venda do produto; em Terra Nova temos uma grande aliada a este e a tantos outros projetos, ”A COOPERNOVA” que junto com a administração do prefeito Manoel Freitas tem buscado alternativas para o crescimento do município e da região. Comentou.

Para o Prefeito Manoel Freitas a implantação do frigorífico, incentivo a produção e comercialização do produto irá fomentar a economia local e regional. “é uma cadeia de produção, não é só o peixe. Tem a fábrica de ração, tem os alevinos, o abate e a venda. então, todos nós vamos ganhar e isto vem de encontro com as nossas necessidades e nossos anseios de melhorar a cadeia produtiva do Nortão, a união dos municípios, a troca de idéias sobre que caminhos percorrerem, o que é melhor para o desenvolvimento de uma região, faz com que grandes projetos nasçam e o crescimento dos municípios seja garantido. Esse consórcio, sem sombra de dúvidas, irá nortear e auxiliar o desenvolvimento da região”. Completou.

Fazem parte do consórcio os municípios de Terra Nova, Colíder, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Nova Santa Helena, Nova Guarita, Itaúba, Marcelândia, Nova Monte Verde e Nova Canaã.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Quarta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo nublado

31º

COTAÇÃO