Terra Nova do Norte - Prefeitos se Reúnem para discutir a Produção de Peixe na Região

A meta é fazer com que as cidades pertencentes ao consórcio desenvolvam projetos que garantam o progresso e a subsistência do setor produtivo sem causar prejuízos ao meio ambiente.

19/03/2012 - 14:47:59

   

Garantir o desenvolvimento com menor impacto ambiental. Foi com esse objetivo que, 11 municípios da região Norte de Mato Grosso se uniram e criaram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia. A meta é fazer com que as cidades pertencentes ao consórcio desenvolvam projetos que garantam o progresso e a subsistência do setor produtivo sem causar prejuízos ao meio ambiente.

A reunião com vários membros do Consorcio Portal da Amazônia, aconteceu no Gabinete do Prefeito de Terra Nova Norte Manoel Freitas e contou com a participação de várias autoridades alem dos Prefeitos de: Terra Nova, Nova Santa Helena, Colider, Peixoto de Azevedo, Matupá e representantes de outros municípios que integram o Consorcio.

Segundo Renaldo Loff, Secretário adjunto de Desenvolvimento Regional, o principal objetivo é fomentar a Agricultura Familiar e a Economia Regional. “Estamos preocupados não só com um município, mas sim com a Região e o Estado. Estamos atentos e com a força política que temos poder trazer as benfeitorias e os benefícios para toda essa região”. Frisou.

De acordo o Prefeito Fernando Zafonato de Matupá, A meta é fortalecer a piscicultura na região e proporcionar aos criadores a garantia de sobrevivência. Segundo Prefeito Zafonato existe hoje na agricultura familiar, quase 14 mil assentados na região, que necessitam de uma renda melhor e mais estável e o peixe é uma grande fonte de renda. Explicou.

Já o Prefeito de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Brito, destacou a importância da reunião para tratar da melhoria na qualidade de vida das pessoas, neste caso, aqueles que vivem no campo; mais para isto é necessário da condição para que vivam lá, mais com dignidade e assim possam melhorar produção. Segundo Sinvaldo, a região conta com uma grande parceira neste negocio, a COOPERNOVA, que para o Prefeito é uma referencia de produção de comercialização. Disse.

Sinvaldo Brito, aproveitou a oportunidade para divulgar o Seminário de Fruticultura, que estará acontecendo em Peixoto de Azevedo, nos dias 26 e 27 de Abril, onde na ocasião será discutida a fruticultura regional.

Dorival Lorca, Prefeito de Nova Santa Helena e Coordenador do Consorcio na Piscicultura, falou da visita ao município de Matupá a fim de colocar um funcionamento uma unidade de abate em parceria com a COOPERNOVA, a Prefeitura
de Matupá e o Consorcio Portal da Amazônia, pois há um incentivo na produção mais também é necessário se preocupar com a fábrica de ração, o abate e comercialização do produto. Dorival afirmou ainda que Terra Nova do Norte, estará sediando nos dias 1 e 2 de Junho um grande evento sobre Piscicultura.Destacou.

O Secretário Agricultura e Meio Ambiente de Terra Nova, Pascoal Alberton destacou a força do Consorcio Portal da Amazônia na busca incansável da melhoria da qualidade de vida das pessoas e com isto da condição para a produção, garantindo a venda do produto; em Terra Nova temos uma grande aliada a este e a tantos outros projetos, ”A COOPERNOVA” que junto com a administração do prefeito Manoel Freitas tem buscado alternativas para o crescimento do município e da região. Comentou.

Para o Prefeito Manoel Freitas a implantação do frigorífico, incentivo a produção e comercialização do produto irá fomentar a economia local e regional. “é uma cadeia de produção, não é só o peixe. Tem a fábrica de ração, tem os alevinos, o abate e a venda. então, todos nós vamos ganhar e isto vem de encontro com as nossas necessidades e nossos anseios de melhorar a cadeia produtiva do Nortão, a união dos municípios, a troca de idéias sobre que caminhos percorrerem, o que é melhor para o desenvolvimento de uma região, faz com que grandes projetos nasçam e o crescimento dos municípios seja garantido. Esse consórcio, sem sombra de dúvidas, irá nortear e auxiliar o desenvolvimento da região”. Completou.

Fazem parte do consórcio os municípios de Terra Nova, Colíder, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Nova Santa Helena, Nova Guarita, Itaúba, Marcelândia, Nova Monte Verde e Nova Canaã.

MT Agora

Mais Noticias

Planejamento Estratégico

Servidores municipais participam de discussão sobre Planejamento Estratégico

H1N1

Em Lucas do Rio Verde não há motivos para preocupação com o H1N1, afirma médico

Qualificação

Mototaxistas luverdenses realizam curso de qualificação

Curso

Profissionais da área financeira de 15 prefeituras participam de curso em Lucas do Rio Verde

18/04/2018 -

Dois homens morrem em acidente entre carretas e carro na estrada

Vítimas fatais estavam em veículo Corsa Classic; caminhoneiros não se feriram

18/04/2018 -

Condutor morre em acidente com moto importada em Sorriso

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal e deve ser liberado e deverá ser trasladado para Curitiba (PR).

17/04/2018 -

Carreta e carro se envolvem em colisão na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Uma colisão ocorreu hoje (17) na BR-163, saída para Nova Mutum. O acidente envolveu uma carreta e um veículo

17/04/2018 -

Sorriso: Parentes de professora que morreu de Pneumonia seguem internados no HRS em estado estável

Ambos apresentaram sintomas semelhantes e estão medicados.

17/04/2018 -

Sorriso: Exame para confirmar se professora morreu de H1N1 deve sair em 30 dias; 2 parentes internados

Camila Ramos de Souza morreu rapidamente após quadro de gripe se agravar

17/04/2018 -

Sorriso: vacina contra influenza será distribuída na próxima semana, diz secretário

A imunização é gratuita, mas, inicialmente, apenas alguns grupos são prioritários.

17/04/2018 -

Sorriso: Pais temem contaminação, mas Secretaria diz que não há necessidade de suspender aulas

Lúcia Drechsler informou que medidas de higiene estão sendo adotadas em todas as escolas de Sorriso.

17/04/2018 -

Procura por vacina contra a gripe aumenta após morte de professora e longas filas se formam em clínicas de MT

Camila Ramos, de 29 anos, morreu no Hospital Regional de Sorriso no domingo (15) e médicos suspeitam de H1N1. Campanha de vacinação na rede pública começa na próxima semana no município.

17/04/2018 -

Lucas: Gestores e coordenadores participam de encontro sobre Base Nacional Comum Curricular

A BNCC deve nortear os currículos e propostas pedagógicas das redes de ensino em todo país

17/04/2018 -

Acontece em Lucas do Rio Verde o 4º Encontro Regional de Gestores Escolares

O encontro é promovido pelo programa A União Faz a Vida e reúne cerca de 280 participantes das escolas municipais, estaduais e particulares

16/04/2018 -

9ª Corrida pela Preservação da Água foi realizada neste domingo (15)

A competição reuniu nesta edição 1.300 atletas de diversos estados

16/04/2018 -

Departamento de RH vai em busca de novas experiências no Paraná

O objetivo é melhorar os trabalhos do Departamento Pessoal e Medicina do Trabalho

16/04/2018 -

O lugar certo para sua empresa crescer em Lucas do Rio Verde

O local destinado exclusivamente às indústrias, possui os terrenos com descontos que chegam até 30% para pagamento à vista ou parcelado em até 60 vezes.

14/04/2018 -

Em Lucas do Rio Verde, prefeito e governador entregam cartões do Pró-família

Cerca de 700 pessoas estão sendo beneficiadas no município

13/04/2018 -

Prefeitura debate RGA com representantes dos sindicatos

A prefeitura, ao receber as propostas sindicais, formou uma equipe técnica de estudos da RGA 2018

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora