Terra Nova do Norte - Prefeitos se Reúnem para discutir a Produção de Peixe na Região

A meta é fazer com que as cidades pertencentes ao consórcio desenvolvam projetos que garantam o progresso e a subsistência do setor produtivo sem causar prejuízos ao meio ambiente.

19/03/2012 - 14:47:59

   

Garantir o desenvolvimento com menor impacto ambiental. Foi com esse objetivo que, 11 municípios da região Norte de Mato Grosso se uniram e criaram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia. A meta é fazer com que as cidades pertencentes ao consórcio desenvolvam projetos que garantam o progresso e a subsistência do setor produtivo sem causar prejuízos ao meio ambiente.

A reunião com vários membros do Consorcio Portal da Amazônia, aconteceu no Gabinete do Prefeito de Terra Nova Norte Manoel Freitas e contou com a participação de várias autoridades alem dos Prefeitos de: Terra Nova, Nova Santa Helena, Colider, Peixoto de Azevedo, Matupá e representantes de outros municípios que integram o Consorcio.

Segundo Renaldo Loff, Secretário adjunto de Desenvolvimento Regional, o principal objetivo é fomentar a Agricultura Familiar e a Economia Regional. “Estamos preocupados não só com um município, mas sim com a Região e o Estado. Estamos atentos e com a força política que temos poder trazer as benfeitorias e os benefícios para toda essa região”. Frisou.

De acordo o Prefeito Fernando Zafonato de Matupá, A meta é fortalecer a piscicultura na região e proporcionar aos criadores a garantia de sobrevivência. Segundo Prefeito Zafonato existe hoje na agricultura familiar, quase 14 mil assentados na região, que necessitam de uma renda melhor e mais estável e o peixe é uma grande fonte de renda. Explicou.

Já o Prefeito de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Brito, destacou a importância da reunião para tratar da melhoria na qualidade de vida das pessoas, neste caso, aqueles que vivem no campo; mais para isto é necessário da condição para que vivam lá, mais com dignidade e assim possam melhorar produção. Segundo Sinvaldo, a região conta com uma grande parceira neste negocio, a COOPERNOVA, que para o Prefeito é uma referencia de produção de comercialização. Disse.

Sinvaldo Brito, aproveitou a oportunidade para divulgar o Seminário de Fruticultura, que estará acontecendo em Peixoto de Azevedo, nos dias 26 e 27 de Abril, onde na ocasião será discutida a fruticultura regional.

Dorival Lorca, Prefeito de Nova Santa Helena e Coordenador do Consorcio na Piscicultura, falou da visita ao município de Matupá a fim de colocar um funcionamento uma unidade de abate em parceria com a COOPERNOVA, a Prefeitura
de Matupá e o Consorcio Portal da Amazônia, pois há um incentivo na produção mais também é necessário se preocupar com a fábrica de ração, o abate e comercialização do produto. Dorival afirmou ainda que Terra Nova do Norte, estará sediando nos dias 1 e 2 de Junho um grande evento sobre Piscicultura.Destacou.

O Secretário Agricultura e Meio Ambiente de Terra Nova, Pascoal Alberton destacou a força do Consorcio Portal da Amazônia na busca incansável da melhoria da qualidade de vida das pessoas e com isto da condição para a produção, garantindo a venda do produto; em Terra Nova temos uma grande aliada a este e a tantos outros projetos, ”A COOPERNOVA” que junto com a administração do prefeito Manoel Freitas tem buscado alternativas para o crescimento do município e da região. Comentou.

Para o Prefeito Manoel Freitas a implantação do frigorífico, incentivo a produção e comercialização do produto irá fomentar a economia local e regional. “é uma cadeia de produção, não é só o peixe. Tem a fábrica de ração, tem os alevinos, o abate e a venda. então, todos nós vamos ganhar e isto vem de encontro com as nossas necessidades e nossos anseios de melhorar a cadeia produtiva do Nortão, a união dos municípios, a troca de idéias sobre que caminhos percorrerem, o que é melhor para o desenvolvimento de uma região, faz com que grandes projetos nasçam e o crescimento dos municípios seja garantido. Esse consórcio, sem sombra de dúvidas, irá nortear e auxiliar o desenvolvimento da região”. Completou.

Fazem parte do consórcio os municípios de Terra Nova, Colíder, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Nova Santa Helena, Nova Guarita, Itaúba, Marcelândia, Nova Monte Verde e Nova Canaã.

MT Agora

Mais Noticias

Acidente

Após colisão entre veículos, servidor público perde controle e bate carro em árvore em Lucas do Rio Verde

Habitação

Lucas: Casas do Vida Nova serão entregues no próximo dia 27

Concurso De Ornamentação

Lucas: prefeito sanciona projeto que prevê descontos no IPTU para melhores decorações natalinas

Processo Seletivo

Lucas: Provas do processo seletivo serão realizadas no domingo (19)

16/11/2017 -

Lucas: Programação da Campanha de Não Violência Contra a Mulher inicia na próxima semana

Para a campanha deste ano foram preparadas atividades e informações para levar à população.

16/11/2017 -

Jovem sofre fraturas após se envolver em colisão entre carro e moto em Sorriso

As causas e responsabilidades do acidente serão apuradas.

16/11/2017 -

Engavetamento em praça de pedágio na BR-163 em Sorriso envolve caminhão e dois veículos

O acidente foi terça-feira à tarde, na praça de pedágio 9, em Sorriso, envolvendo uma caminhão International, um Hyundai Elantra e uma Toyota Hilux brancos.

16/11/2017 -

Sorrisenses se preocupam com erosão em área de mata entre bairros

Moradores temem que a erosão chegue nas ruas e destrua o asfalto e casas

16/11/2017 -

Sorriso: Dinheiro do Imposto de Renda pode beneficiar projetos sociais

A destinação pode ser feita através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo que pessoas físicas podem destinar 6% do imposto, e as empresas podem doar 1% ao fundo.

16/11/2017 -

Sorriso: Equipes reúnem-se para planejar calendário de coleta de entulhos para o próximo ano

A elaboração do calendário de coleta para o próximo ano também integrou a pauta de discussões, além da normatização do processo de análise e verificação das denúncias de destinação de entulhos no período posterior à passagem das equipes do NAI. Vale lembr

16/11/2017 -

Duas pessoas ficam gravemente feridas em colisão entre veículos em Nova Mutum

O acidente envolvendo um Renault Logan prata e um GM Corsa branco ocorreu esta tarde, por volta de 16h, no quilômetro 590 da BR-163.

16/11/2017 -

Presidente de empresa detalhará em Nova Mutum plano de expansão de ferrovia

O Fórum Ferrovias e a Integração dos Modais é uma iniciativa da Prefeitura de Nova Mutum.

14/11/2017 -

Lucas: Sancionada nova lei da Guarda Municipal

A legislação municipal segue os termos da lei federal e insere a guarda no sistema nacional de segurança pública.

14/11/2017 -

Deputados asseguram emendas para construção de novo quartel para a PM em Lucas do Rio Verde

A área para receber a estrutura está sendo viabilizada pela Prefeitura do município em razão da necessidade de acomodar a corporação militar em um espaço adequado.

14/11/2017 -

Lucas: Miniconferências para avaliação do Plano de Educação iniciam hoje (14)

Em cada momento serão debatidas diferentes metas que compõem o Plano Municipal de Educação.

14/11/2017 -

Educação é uma das áreas com maior número de oportunidades de trabalho

Os cursos desta modalidade são destinados à formação de professores para atendimento da rede pública e privada, nos níveis de ensino infantil, fundamental e médio.

14/11/2017 -

Professores de Sorriso são destaque do Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio tem por objetivo reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil.

14/11/2017 -

Prefeitura de Sorriso já recuperou mais de 27,8 mil m² de asfalto da região central do município

A Prefeitura de Sorriso intensificou os trabalhos de recuperação das ruas e já recapeou mais de 27,8 mil m² de asfalto, totalizando um investimento de R$ 863.752,21.

14/11/2017 -

Secretaria Estadual de Educação construirá quadra poliesportiva e reformará escola em Sorriso

Conforme o edital, pode ser investido nas obras até R$ 1,5 milhão.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora