Campanha

Todos contra o Aedes Aegypti: Prefeitura de Lucas do Rio Verde intensifica ações em toda cidade

Desde o início do ano até hoje (17) já foram registradas 68 notificações em Lucas do Rio Verde

Fonte: Carolina Matter | Ascom Prefeitura
17 de Janeiro de 2020 as 13h 20min

Foto: Ascom Prefeitura/Carolina Matter

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde mobilizou sua estrutura para ações integradas de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Nesta quinta-feira (16), uma equipe de servidores se reuniu para traçar estratégias, dando início a uma série de atividades que serão realizadas ao longo das próximas semanas.

Com o objetivo de envolver a população no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, serão desenvolvidas ações conjuntas das secretarias de Saúde, Educação, Infraestrutura e Obras e Agricultura e Meio Ambiente.

O trabalho de visitas domiciliares dos Agentes de Combate a Endemias será reforçado com um horário especial para tentar visitar o maior número de residências possíveis. “Vamos fazer um teste com visitas no horário do almoço para tentar encontrar aqueles moradores que trabalham o dia todo. Além disso, estudamos também a possibilidade de fazer algumas visitas aos sábados para vistoriar residências que estão fechadas no horário normal dos ACEs”, explicou a supervisora da Vigilância em Saúde, Keli Paludo.

O trabalho de mutirão de limpeza nos bairros da cidade também continua com o recolhimento de entulhos e materiais que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito. “Estamos com 150 pessoas, cerca de 10 caminhões e maquinários percorrendo todos os bairros da cidade para recolher esses materiais. Temos um cronograma e procuramos mantê-lo em dia, passando pelo menos uma vez por semana em cada bairro. Mas precisamos contar também com a colaboração da população em não depositar entulhos em frente às residências logo depois que o caminhão passa porque muito provavelmente esse material vai ficar em torno de uma semana lá até que a equipe volte ao bairro”, comentou o coordenador Ademilson Pereira.

Os fiscais do Meio Ambiente também irão atuar de forma mais intensiva nas próximas semanas, dando continuidade ao trabalho de notificação e limpeza dos terrenos baldios. “Nossa equipe vai até o local e verifica a situação, notifica o proprietário do terreno e ele tem prazo pra limpar. Caso não seja feita a limpeza, a equipe da prefeitura faz e cobra pelo serviço, além de aplicar multa. Contamos também com a colaboração da população em denunciar locais de mato alto e com entulhos e lixos para que possamos verificar e autuar”, destacou o fiscal Leonardo Urbano.

A população pode fazer denúncias pelo aplicativo Lucas Cidadão, onde é possível registrar foto e marcar a localização. O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas do celulares Android e IOS. Se preferir pode ligar na Ouvidoria pelo 0800 646 4004 ou ainda registrar pelo site da prefeitura: www.lucasdorioverde.mt.gov.br.

De acordo com a Vigilância em Saúde, a ação conjunta foi organizada devido ao aumento no número de notificações na cidade. Desde o início do ano até hoje (17) já foram registradas 68 notificações em Lucas do Rio Verde.

“Acreditamos que unindo forças podemos combater o mosquito e reduzir o número de notificações. Estamos conscientizando a população para eliminar os criadouros do mosquito com o objetivo de evitar o avanço das doenças no município. Nas próximas semanas, as secretarias municipais vão intensificar os trabalhos e contaremos também com a Educação, que dá início às aulas no dia 29. Juntos vamos realizar ações de prevenção e combate”, reforçou Keli Paludo.

Em 2019, no período de janeiro a dezembro, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde registrou 516 notificações de Dengue, 11 de Chikungunia e 29 de Zika, um aumento de 300% comparado ao ano de 2018. Os bairros com mais registros de notificações foram: Jardim das Palmeiras (57), Alvorada (54), Bandeirantes (39), Cidade Nova (37) e Rio Verde (37).


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Coronavírus

Profissionais da Rede Municipal de Saúde de Sorriso recebem capacitação sobre Coronavírus

Os profissionais receberam as instruções contidas no Plano Nacional de Contingência do Novo Coronavírus, que está alinhado ao Ministério da Saúde.

26 de Fevereiro de 2020 as 14h27

Estupro

Homem é acusado de invadir residência e abusar de irmãs adolescentes em Lucas do Rio Verde

Um homem, idade não informada, foi preso na noite desta terça-feira (25), no jardim das Palmeiras, acusado de estupro de vulnerável.

26 de Fevereiro de 2020 as 14h17

Furto

Bandidos reviram casa, furtam objeto e fogem em veículo, que depois foi abandoado na zona rural em LRV

Mais um furto foi registrado em Lucas do Rio Verde, dessa vez na Rua das Avencas no Bairro Bandeirantes

26 de Fevereiro de 2020 as 14h06

Acidente

S-10 com placas de Lucas do Rio Verde capota na BR-163; duas pessoas ficaram feridas

A camionete seguia sentido norte, e para não colidir com a traseira de um caminhão que seguia a frente, o condutor ao frear perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou

24 de Fevereiro de 2020 as 13h37

Acidente Fatal

Jovem não resiste a ferimentos após acidente motociclístico e morre no hospital São Lucas

O motociclista apresentava suspeita de fratura no fêmur e diversas lesões pelo corpo. No hospital, os médicos constataram rompimento do baço.

23 de Fevereiro de 2020 as 15h46

Bebe Salvo

Criança fica asfixiada ao ingerir pomada e é salva pelo Corpo de Bombeiros em MT

Os pais do bebê foram até o quartel do Corpo de Bombeiros desesperados e informaram que o filho havia ingerido uma pomada, o que obstruiu totalmente as suas vias áreas.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h29

Vinde e Vede

Evento católico espera reunir 150 mil pessoas em 4 dias de atividades no Carnaval em Cuiabá

São mais de mil voluntários e 28 paróquias trabalhando na estrutura.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h14

Rotary

Família rotariana em Lucas do Rio Verde comemora 115 anos de atuação do Rotary Club Internacional

“Dar de si mesmo antes de pensar em si”. Esse é lema dos mais de dois milhões de rotarianos ligados ao Rotary Internacional

22 de Fevereiro de 2020 as 13h57

Homenagem

Servidora mais antiga da prefeitura se aposenta e recebe homenagem

Julita é servidora do primeiro concurso público de Lucas do Rio Verde e tomou posse em 1990

22 de Fevereiro de 2020 as 13h32

“Não dê esmola, dê oportunidade”

Prefeitura lança Campanha “Não dê esmola, dê oportunidade”

A campanha tem como principal objetivo despertar na população a conscientização sobre o verdadeiro sentido do ato de dar esmolas

22 de Fevereiro de 2020 as 13h30

Voos Comerciais

Lucas do Rio Verde contará com voos comerciais a partir de 09 de março

As passagens já podem ser adquiridas pelo site da empresa Asta Linhas Aéreas

21 de Fevereiro de 2020 as 14h10

Capacitação

Gravidez na adolescência é tema de capacitação aos servidores

A ação faz parte do cronograma de ações para conquista do Selo Unicef

22 de Fevereiro de 2020 as 13h26

Carnaval 2020

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa sobre funcionamento dos setores no Carnaval

As datas de feriados e pontos facultativos estão previstas no Decreto nº 4.609/2020

22 de Fevereiro de 2020 as 13h23

Organização

Gestão de Pessoas avança na organização da vida funcional do servidor

Um dos trabalhos é a inclusão das portarias publicadas no TCE-MT

22 de Fevereiro de 2020 as 13h21

Furto

Oficina mecânica é alvo de furto no Bairro Veneza em Lucas do Rio Verde

O proprietário de uma oficina mecânica compareceu no Batalhão da PM nesta quarta-feira (19), informando que ao chegar para trabalhar no local (situado na Avenida Itanhangá no Bairro Veneza), percebeu que um dos veículos que estava dentro da oficina p

20 de Fevereiro de 2020 as 14h17

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO