Audiência Pública

Usina Termoelétrica da FS Bioenergia terá capacidade para atender 50 mil residências em Lucas do Rio Verde

Audiência Pública foi realizada com exposição de estudos sobre o empreendimento

Por: Robson Alex | MT Agora
18 de Setembro de 2019 as 23h 17min

Foi realizada na noite desta quarta-feira, 18, no auditório do Sindicato Rural em Lucas do Rio Verde uma audiência  com apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Usina Termoelétrica (UTE) Fs Bioenergia.

A exposição dos estudos sobre o empreendimento foi feito a todos os presentes como produtores rurais, autoridades e membros do poder legislativo, executivo e judiciário. 

Para o Promotor de Justiça Leonardo Moraes a apresentação do estudo apresentado pela FS mostrou a preocupação em atender a todos os requisitos para se ter o licenciamento ambiental “nós enquanto Ministério Público participamos da audiência para assimilar o estudo feito pela FS juntamente com a SEMA para analisar quais são os impactos ambientais e eventuais as medidas mitigadoras e também atendendo ao princípio do desenvolvimento sustentável como foi informado aqui a respeito do avanço econômico e socioeconômico a respeito desse empreendimento”.

Leonardo pontuou ainda sobre a legislação ambiental que vem sendo cumprida pela FS “Não houve nenhum questionamento, a FS vem cumprindo a legislação ambiental e realizou o estudo de impacto ambiental e esse relatório são estudos aprofundados, estudo composto de uma grande carga de normas técnicas e a SEMA que o órgão de controle acompanhando de perto analisando toda essa documentação e se estiver de acordo com a legislação as licenças serão emitidas”. Declarou o promotor.

O presidente da OAB de Lucas do Rio Verde Ednilson Zanardini Menezes relatou a preocupação da FS em realizar a audiência e esclarecer toda as duvidas da sociedade, “Nós enxergamos essa transparência do empreendedor vim fazer uma audiência pública, explicar com riqueza de detalhes para a população, ficou muito bem explicado que é uma grande responsabilidade ambiental, que eles vem tomando todas as precauções necessárias, vem se aproveitando dos resíduos passando pra população da agricultura familiar e isso nos tranquiliza pois temos a convicção que o empreendimento é sustentável é de grande responsabilidade ambiental, civil e que traz só benefício pra população luverdense”. Declarou Ednilson.

O gerente de Desenvolvimento estratégico da FS Bioenergia Eduardo Motta avaliou de forma positiva a realização da Audiência em Lucas do Rio Verde “No nosso entendimento foi uma noite muito produtiva, um fórum muito bom para promover e divulgar a sustentabilidade da produção de etanol de milho, discutimos mais um tema e um avanço no processo de licenciamento que consagra na conclusão dos nossos investimentos no município, discutimos muito com a comunidade sobre o que é a conclusão dessa obra e no nosso entendimento foi muito satisfatório.” Afirmou.

Eduardo foi enfático ao falar sobre os avanços da produção de biocombustível em Lucas do Rio Verde “Um dos grandes avanços da produção de biocombustível do cereal de milho é exatamente a gente ter o ciclo praticamente fechado, a produção é muito sustentável a gente tem alguns efluentes e poucos resíduos a empresa tem todo cuidado apesar de ser pouco resíduos nós orientamos que ele é um produto riquíssimo para utilizar como fertilizante para lavoura, produto que compõe bem as indústrias de compostagem também que produzem também fertilizantes, temos uma parceria com o município no encaminhamento para agricultura familiar para produção de hortifrúti, mas também fornecemos para produtores de lavoura seja ele soja , milho e algodão”. Finalizou.

O Superintendente Licenciamento da SEMA Valmi Lima elogiou o projeto “Nós temos um empreendimento que faz aproveitamento dentro de uma indústria então ele já tem a geração de vapor e essa indústria especificamente ele vai fazer o aproveitamento desse vapor, então, do ponto de vista ambiental, são impactos ambientais que são conhecidos, são impactos ambientais previstos, totalmente mitigáveis e que um bom controle operacional da indústria não vai afetar o meio ambiente de forma deletéria, agente vê como um empreendimento que gera emprego, renda e joga a energia elétrica no sistema com poucos impactos ambientais negativos.“

Lucas do Rio Verde irá ter a estrutura energética necessária para atrair mais indústrias e grandes investidores que desejam montar o seu negócio no município, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Márcio Albieri fez uma explanação de como a cidade está preparada para este crescimento e a implantação dessa termoelétrica irá fomentar ainda mais o processo “Que venha os investimentos conforme está sendo anunciado e dessa forma preservando o meio ambiente e a sustentabilidade; Quando os outros industriais e empresas de outros estados olharem em busca de municípios para se instalarem, Lucas do Rio Verde terá energia de sobra para a possível ampliação da indústria, pois o município conta além da Usina Hidrelétrica Canoa Quebrada agora teremos essa termoelétrica que só ela irá gerar energia para 50 mil residências, então, teremos em Lucas do Rio Verde energia elétrica de sobra, os industriais do Brasil terão a convicção que aqui tem toda estrutura necessária para montar suas indústrias, fábricas e empresas, Lucas é a Capital da Agroindústriae essa termoelétrica é prova da preocupação com a matriz energética necessária”.

Na quinta-feira, 19 será realizada a audiência no município de Sorriso confira:
Data: 19 de setembro de 2019.
Hora: 19:00 horas.
Local: Auditório do Sindicato Rural de Sorriso.
Endereço: Avenida Luiz Amadeu Lodi, Centro Sul, Sorriso/MT


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Cidades

Água invade residência no Téssele Júnior durante forte chuva em Lucas do Rio Verde

Uma residência localizada na rua Amazonita no bairro Téssele Júnior foi novamente alagada, causando prejuízo enorme aos moradores.

16 de Outubro de 2019 as 18h04

Cidades

Nota de pesar

A Prefeitura presta condolências aos familiares e amigos de Leonardo Leceux

16 de Outubro de 2019 as 18h00

Cidades

Equipe de Mountain Bike volta com bons resultados de competição em Juina

Representantes do Mountain Bike sorrisense se destacaram no 2.º Desafio Quatro Morros, promovido em Juina, no último domingo (13).

16 de Outubro de 2019 as 17h46

Cidades

Copa Sorriso de Tênis de Mesa chega a sua 6.ª etapa

No sábado (19), o Pavilhão do Bairro São Matheus será a sede da 6.ª etapa da Copa Sorriso de Tênis de Mesa. De acordo com o treinador Mário Sérgio Malheiros, são esperados cerca de 50 atletas.

16 de Outubro de 2019 as 17h43

Copa Binotti/Sicreti

Abertura da Copa Binotti/Sicreti de Futsal será nesta sexta-feira (18)

A solenidade será realizada no Ginásio Rio Verde, com início às 19h

16 de Outubro de 2019 as 16h43

Audiência Pública

Audiência pública sobre o Plano Municipal de Turismo será nesta sexta-feira (18)

A audiência será realizada no auditório da prefeitura, a partir das 7h30, e todos os envolvidos com o setor de turismo estão convidados a participar

16 de Outubro de 2019 as 16h41

Lei Sancionada

Prefeito Binotti sanciona lei que prevê destinação de recursos à Alna

O auxílio tem como finalidade garantir a participação de atletas do projeto Nós Podemos Nadar em campeonatos

15 de Outubro de 2019 as 18h39

Cidades

Administração municipal aposta na valorização do esporte para construção do futuro

“Eu me impressiono cada vez mais em ver como o esporte em Nobres é importante

15 de Outubro de 2019 as 16h31

Cidades

Prefeita Maria Matelli visita escolas no Dia do Professor

Hoje comemoramos o Dia do Professor. Esse profissional que está presente no início da vida dos nossos filhos até a faculdade.

15 de Outubro de 2019 as 16h26

Cidades

Marinha do Brasil realizou em Tapurah prova teórica para pilotos de barcos e motos aquáticas

Aconteceu em Tapurah, no dia 9 de outubro

15 de Outubro de 2019 as 16h23

Cidades

Prefeitura alerta motoristas para a interdição temporária da Avenida Brescansin devido a revitalização da sinalização

A Avenida Natalino João Brescansin, que recentemente foi recapeada, está recebendo a revitalização da sinalização.

15 de Outubro de 2019 as 16h19

Cidades

Atletas sorrisenses disputam o Campeonato Caixa Sub-18

A 10ª edição do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo, que será disputado de sexta-feira (18/10) a domingo (20/10)

15 de Outubro de 2019 as 16h15

Inscrições Abertas

Inscrições para o desafio de ciclismo Contra Relógio terminam na sexta-feira (18)

O desafio será realizado no dia 20, na Rodovia Izidoro Pivetta

15 de Outubro de 2019 as 11h23

Licitações

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre diversas licitações nos próximos dias

Estão em andamento 16 licitações com oportunidades de negócios em áreas variadas

15 de Outubro de 2019 as 11h22

Transparência

Em busca de transparência e eficiência, Prefeitura de Lucas do Rio Verde fortalece ações do Controle Interno

A Gerência de Controle Interno tem implantado uma série de iniciativas nas secretarias e departamentos

15 de Outubro de 2019 as 11h21

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO