Durabilidade Dos Alimentos

Congelar mantém durabilidade de alimentos

A refrigeração, por exemplo, é uma das maneiras mais eficazes de preservar comidas in natura ou preparadas.

07 de Novembro de 2018 as 00h 02min

Na luta contra o desperdício, existem técnicas e recursos que podem ajudar a aumentar a durabilidade dos alimentos. A refrigeração, por exemplo, é uma das maneiras mais eficazes de preservar comidas in natura ou preparadas.

Manter em temperaturas baixas estica a validade e permite que alimentos possam ser reaproveitados ao longo da semana. Para prazos maiores, uma boa dica é recorrer ao congelamento.

Guardar no congelador aumenta ainda mais a durabilidade de frutas, verduras e comidas preparadas. Uma dica prática interessante é guardar os alimentos em vasilhas de plástico que possam ser utilizadas posteriormente no processo de degelo. Além disso, o descongelamento deve ser feito em etapas, retirando o alimento do congelador e colocando-o na parte de refrigeração da geladeira.

Para quem pensa em congelar legumes, existe uma técnica importante que pode ser adotada, chamada “branqueamento”. Essa técnica permite que legumes e verduras durem cerca de seis meses. Basta colocá-los em água fervente, esperar que ela volte a ferver e então mergulhá-los na água fria. Desse modo, as enzimas que atuam sobre os legumes e as verduras ficam inativas, prolongando a vida útil do alimento. A água desse processo também pode servir de base para sopas e caldos.

Geladeira é indispensável para combater o desperdício de alimentos

Uma geladeira bem organizada é muito importante no combate ao desperdício. A refrigeração dos alimentos faz que eles durem mais tempo, evitando que a comida acabe no lixo. Uma boa dica de organização é colocar os alimentos já abertos e prestes a vencer na parte da frente e mais acima, guardando os produtos ainda fechados e com maior prazo de validade na parte de trás e nas prateleiras inferiores.

Alimentos como hortaliças, iogurtes, leite e derivados precisam ser refrigerados, pois podem estragar em temperatura ambiente. No caso de alimentos industrializados, uma dica importante é conferir na embalagem qual é a forma recomendada de armazenamento. A instrução do fabricante vai orientar a temperatura adequada.

Caso não exista uma geladeira disponível, a principal dica é evitar comprar um grande volume de alimentos. A lista de compras deve contemplar apenas as quantidades necessárias para um curto espaço de tempo, evitando que a comida estrague. Porções pequenas são menos práticas, mas garantem um consumo mais consciente.

PDA 2018

A Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos tem o objetivo de mobilizar a população contra o desperdício de alimentos, além de estimular comerciantes a adotarem práticas que evitem perdas de produtos que podem ser consumidos. Neste ano, ela ocorre entre os dias 5 e 11 de novembro de 2018.


Fonte: Governo Do Brasil

COMENTARIOS

Mais de Ciência e Saúde

Estimativa

Cegueira afeta 39 milhões de pessoas no mundo; conheça suas principais causas

No Brasil, estimativa é de que 1.577.016 de indivíduos sejam cegos, o equivalente a 0,75% da população nacional.

16 de Junho de 2019 as 16h09

Exames Laboratoriais

Laboratório Municipal tem novo ponto de coleta no PSF XIII

A unidade irá atender pacientes do PSFs X (Cerrado), XII (Veneza), XIII (Parque das Américas) e XV (Jaime Seiti Fujii)

12 de Junho de 2019 as 21h01

Licitação

Consórcio de Saúde abre licitação para o credenciamento de empresas especializadas na área de Medicina Hiperbárica

Os documentos devem ser entregues de 12 a 27 de junho. O resultado será divulgado no dia 28 de junho.

11 de Junho de 2019 as 17h00

Copa América

Brasil preparado para atuar em situações de saúde na Copa América

Todos os jogos serão monitorados por profissionais do SUS nas cinco cidades-sede do torneio. Serão avaliadas eventuais situações de risco, demandas de saúde e respostas a emergências

10 de Junho de 2019 as 22h01

Imunização

Instituto Butantã alerta sobre importância das vacinas

Palestras mostram eficácia de vacinas no combate a doenças infecciosas

09 de Junho de 2019 as 17h52

Tecnologia Na Medicina

Nanocápsulas ativadas por calor podem ajudar no tratamento do câncer

O método envolve o transporte de medicamentos antitumor por meio de cápsulas em escala nanométrica, feitas com membranas de células cancerosas.

09 de Junho de 2019 as 17h32

Teste Do Pezinho

Ministério da Saúde reforça a importância do Teste do Pezinho entre o 3º e 5º dia de vida

Em cinco anos, mais de 17 mil recém-nascidos foram diagnosticados com alguma das doenças detectáveis pelo Teste do Pezinho, oferecido pelo SUS. Hipotireoidismo congênito e a doença falciforme respondem por 77% dos casos.

07 de Junho de 2019 as 23h22

Hospital São Lucas

Governo efetua pagamento de mais R$ 1 milhão para UTI de Lucas do Rio Verde

Aplicação de recurso tem por objetivo a melhora do acesso ao atendimento, em benefício ao usuário do SUS em Mato Grosso.

06 de Junho de 2019 as 00h05

Imunização

Vacinação contra gripe é estendida para toda população

A partir desta segunda, toda a população pode se vacinar contra a gripe. Público prioritário teve mais de 50 dias para se vacinar com exclusividade.

03 de Junho de 2019 as 21h55

ProUni

Instituições superiores têm até 20 de maio para aderir ao ProUni

O prazo vale para novas adesões e aditamentos

13 de Maio de 2019 as 20h46

Enem

Inep lança conteúdo em Libras referente ao Enem 2019

Também será veiculada campanha de comunicação em Libras nas redes sociais. Os vídeos vão destacar as principais informações e datas do exame, que será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro

13 de Maio de 2019 as 20h42

Saúde

Hipertensão afeta um a cada quatro adultos no Brasil

No Dia Nacional de Combate à Hipertensão, Ministério da Saúde alerta que 34 pessoas morrem por hora de doenças cardiovasculares no país. Pressão alta é o principal fator de risco

27 de Abril de 2019 as 21h16

Ação Integrada

Hospitais Federais ampliam em 32% consultas na emergência

Balanço dos primeiros três meses da Ação Integrada de Apoio à Gestão dos hospitais federais foi apresentado pelos ministros da Secretaria-Geral da Presidência e Saúde

27 de Abril de 2019 as 21h03

Imunização

Semana ''Saúde na Escola'' aborda importância da vacinação

Ações envolverão estudantes, professores e funcionários para alertar sobre a necessidade de manter a caderneta de vacinação atualizada.

08 de Abril de 2019 as 22h33

Saúde

Três em cada cem mortes no país podem ter influência do sedentarismo

Praticar esportes é fundamental para o corpo e para a mente e ajuda a prevenir doenças como diabetes e hipertensão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo

08 de Abril de 2019 as 09h35

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você faz uso do sistema Público de Saúde?

Sim

Não – Eu tenho Plano de saúde

Parcial
veja +

COTAÇÃO