Fórum De Saúde Mental

Discussões sobre saúde mental buscam fortalecer rede assistencial

Fórum reúne profissionais da área de saúde mental, estudantes e representantes de instituições

16 de Março de 2019 as 18h 16min

Cada vez mais frequentes, as discussões sobre problemas de saúde mental buscam fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Com importante atuação na sociedade, a RAPS é formada por diversos serviços, entre eles CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), serviços terapêuticos, Atenção Básica, Urgência e Emergência, Comunidades Terapêuticas, entre outros, e tem como objetivos gerais ampliar o acesso à atenção psicossocial da população.

Com o intuito de promover um amplo debate e propor diretrizes para fortalecer a rede de saúde mental, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde realizou nesta sexta-feira (15), o I Fórum de Saúde Mental. Participaram do encontro profissionais da área de saúde, estudantes, servidores municipais, representantes de instituições e especialistas na área, além de profissionais de Sorriso, Itanhangá e Vera.

“Nos últimos dias temos nos deparado com situações graves e de comoção nacional acerca do tema e isso nos leva a nos questionar sobre o impacto que isso gera, sobre o que poderíamos ter feito enquanto indivíduos para ajudar as pessoas que mais precisam, um auxílio mais próximo da família, amigos, vizinhos, e fica sempre o alerta quanto à saúde mental. O atendimento dessa área tem um impacto extremamente significativo pra população, esse cuidado especial com o sentimento das pessoas”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Bespalez.

Com o tema “Saúde Mental: Democracia e Direitos do Usuário”, o fórum contou com três palestras, com a psicóloga Mestre Ariane Benedetti e as psicanalistas Mestre Veline Filomena Simioni da Silva e Doutora Daniela Santos Bezerra, além de mesa redonda, discussões sobre demandas e propostas para a Conferência Municipal de Saúde.

“Existe uma necessidade em discutir cada vez mais sobre este tema, um importante eixo da Conferência de Saúde, para discutir diretrizes, ver o que pode melhorar, quem mais pode ser incluído na rede de assistência, trocar de experiência, conhecer exemplos do que dá certo e que pode ser utilizado por outros municípios, outras equipes. Atualmente, em Lucas do Rio Verde, são atendidos 400 pacientes pelo Caps, além de cerca de 350 pessoas que participam das atividades e ações em grupos, por isso é tão importante essa troca de experiências, de conhecimento”, explica a coordenadora da RAPS e supervisora de Média e Alta Complexidade, Tatiani Lima.

De acordo com Tatiani, a realização do fórum também se deve à atenção que precisa ser dada aos desafios que ainda são encontrados nesta área. “O grande desafio é lutar contra o preconceito. As pessoas têm demorado cada vez mais para buscar ajuda, para procurar um tratamento, muitas vezes vêm de um processo de adoecimento e quando chega até nós, já está bastante grave. E essa demora, essa resistência, prejudica no tratamento. O apoio da família é essencial, pois o trabalho da rede e do Caps não se faz sozinho, é preciso ter essa atenção. Tratar a saúde mental é como ir ao médico fazer exames de rotina, é básico e precisamos fazer no dia a dia, ser saudável, praticar atividade física, ter lazer, momentos com a família, tudo isso é importante para uma boa saúde mental”, comentou a coordenadora.

O I Fórum de Saúde Mental contou com apresentação de dança dos alunos da Apae, mesa de honra com autoridades e especialistas e apresentação de música.


Fonte: Carolina Matter | Ascom Prefeitura LRV

COMENTARIOS

Mais de Ciência e Saúde

Saúde

Medicamento por compartilhamento de risco amplia tratamento de AME

Ministério da Saúde cria alternativas para promover melhores condições de vida ao paciente. Uma delas foi a incorporação do medicamento Spinraza.

15 de Julho de 2019 as 21h36

Estudo

Composto de planta da Mata Atlântica combate leishmaniose e Chagas

Estudo do Instituto Adolfo Lutz, Universidade Federal do ABC e Universidade de Oxford, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), pode resultar em novos medicamentos para o tratamento de pacientes.

14 de Julho de 2019 as 23h48

Saúde

Fechada há 4 meses, Santa Casa de Cuiabá deve ser reinaugurada e reabrir até o final de julho

Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá deve ser reinaugurada na próxima terça-feira (23). O atendimento da população, porém, não deve ser feito de imediato.

13 de Julho de 2019 as 22h16

UTI Em Lucas

Hospital São Lucas passa a gerir UTI’s a partir de segunda-feira (15)

''Estamos realmente em uma força tarefa para fazer as UTI’s funcionar'', afirma gestora do HSL

13 de Julho de 2019 as 20h27

Processo Seletivo

Governo publica novo processo seletivo com 215 vagas para o Hospital Regional de Alta Floresta (MT)

De acordo com o edital, as inscrições poderão ser realizadas presencialmente no Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta, a partir desta sexta-feira (12), das 8h às 17h dos dias úteis, e estarão abertas até o dia 25 de julho.

12 de Julho de 2019 as 22h08

Oportunidade

Consórcio de Saúde abre licitação para a compra de material de laboratório

Serão adquiridos 83 tipos de materiais, que serão utilizados na realização de exames laboratoriais dos pacientes atendidos pelo SUS

11 de Julho de 2019 as 22h25

Estudo

Estudo mostra que adolescentes de faixas carentes estão mais obesos

Esta é a primeira vez que uma investigação como essa é feita no Brasil, observando fatores socioeconômicos associados à desnutrição e à obesidade.

10 de Julho de 2019 as 21h04

Estudo

Oftalmologia na atenção básica pode reduzir cegueira no país

Estudo visa desenvolver políticas de interiorização da especialidade.

10 de Julho de 2019 as 20h37

Recursos Para A Saúde

Hospitais universitários federais ligados ao SUS recebem mais de R$ 79 milhões

Os recursos fazem parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais.

10 de Julho de 2019 as 19h57

Oportunidade

Consórcio de Saúde abre licitação para a compra de material médico e odontológico

Os documentos e propostas de preço devem ser encaminhados até o dia 15 de julho, por meio do site www.bnc.org.br

10 de Julho de 2019 as 16h13

Saúde

Presidente quer intensificar combate à hanseníase no país

Fundação Nippon promove trabalho internacional de prevenção e tratamento da doença.

08 de Julho de 2019 as 23h01

Estudo

Pouca massa muscular pode indicar risco de morte para idosos

Médicos recomendam exercícios físicos e dieta rica em proteínas.

08 de Julho de 2019 as 20h29

Programa Mais Médicos

Começam hoje as inscrições para a 2ª fase do Programa Mais Médicos

Os profissionais interessados em aderir ao programa terão entre os dias 8 e 12 de julho para fazer a inscrição.

08 de Julho de 2019 as 20h09

Doação De Sangue

Campanha de doação de sangue acontece neste sábado (13)

A campanha será realizada no PSF X, bairro Cerrado, com início às 7h30

08 de Julho de 2019 as 15h36

Saúde

Inverno requer cuidados contra a dengue

Dias mais frios devem ser usados para acabar com criadouros.

07 de Julho de 2019 as 21h55

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO