Saúde

Grupo de hipertensos e diabéticos participa de atividade na Praça do Pioneiro

Além do atendimento regular no PSF, profissionais promovem encontros fora da unidade

05 de Julho de 2019 as 20h 42min

(Foto: Ascom Prefeitura)

O sorriso estampado no rosto ao descer do ônibus na chegada à Praça do Bairro Pioneiro já mostrava a satisfação por sair da rotina e participar de um programa diferente com o grupo de hipertensos e diabéticos do Posto de Saúde da Família IV, localizado no bairro Alvorada. Na praça, a recepção por integrantes da equipe de Saúde vestidos com trajes típicos e a decoração festiva de arraial, com músicas, bandeirinhas e a mesa cheia de guloseimas eram um convite à animação. 

Logo depois da apresentação dos componentes da equipe, era o momento de promover a integração por meio da prática de exercícios e alongamentos de um modo bem divertido. Em seguida, com todos bem mais descontraídos, veio a hora de confraternizar. O HiperDia da Saúde, que acabou sendo chamado de Arraiá dos Hipertensos do PSF IV, contou também com a participação de uma fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional, uma nutricionista, uma dentista e uma psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). 

De acordo com a enfermeira Lucimeire Matos Shons, responsável pela organização do programa, o grupo do PSF IV foi estruturado há oito anos e tem registrados 232 pacientes hipertensos e 106 diabéticos – com idade variável entre 42 e 90 anos – que recebem regularmente todo o acompanhamento necessário, como a realização de consultas, controle de pressão e exames. Desse total, cerca de 40 pessoas costumam participar das atividades interativas extras programadas pela equipe do posto a cada três ou quatro meses. 

“Durante as palestras na unidade também promovemos dinâmicas para que os encontros não se tornem monótonos já que tem muitos idosos e não querem ficar parados. Inclusive, eles gostam muito porque podem falar não só de saúde, mas sobre eles, a família ou qualquer outro assunto. Assim como nesses passeios, que são realizados mais espaçadamente, o objetivo é reuni-los para passar informações e para que interajam entre eles e com a equipe de uma forma divertida e gostosa ao mesmo tempo que promovemos a saúde”, destaca. 

O roteiro dos passeios já incluiu visita ao Paço Municipal, a bairros mais distantes, como o Jaime Seiti Fujii e o Tessele Júnior, e a empresas do município. “Para eles, essa saída da rotina é muito importante e conhecer novos lugares, como a Prefeitura, torna-se um momento de lazer e isso tudo é muito encantador. O encerramento sempre se dá com uma confraternização como essa de hoje aqui na praça”, conta. 

Integrante do grupo há muito tempo, a dona de casa Salete Lampugnani, de 59 anos, não escondia a animação por participar do primeiro passeio, que, entre outras coisas, proporcionou um encontro com seu netinho na praça. “Eu participei de um encontro lá no PSF com a nutricionista e eu recomendo para as outras pessoas porque é muito bom. A gente aprende muita coisa sobre a saúde e o que deve ser feito para se prevenir. Esse tipo de atividade que tivemos aqui hoje mexe com o corpo da gente. Eu já tinha feito esse tipo de exercício nas aulas de hidroginástica, mas tem gente que nunca fez e é muito bom.” 

Ex-integrante do grupo do PSF Central, o aposentado Arnaldo Fumagalli, de 67 anos, acredita que participa das atividades do grupo de hipertenso e diabéticos do PSF IV desde a sua formação. “Comecei a fazer caminhadas e alongamentos com eles, gosto muito desse povo todo, e acho que o nosso grupo tem muita sorte porque tem sido muito bem atendido pela equipe toda, que hoje está de parabéns por ter conseguido juntar tanta gente neste passeio”, ressalta.    


Fonte: Neri Malheiros | Ascom Prefeitura LRV

COMENTARIOS

Mais de Ciência e Saúde

Saúde

Medicamento por compartilhamento de risco amplia tratamento de AME

Ministério da Saúde cria alternativas para promover melhores condições de vida ao paciente. Uma delas foi a incorporação do medicamento Spinraza.

15 de Julho de 2019 as 21h36

Estudo

Composto de planta da Mata Atlântica combate leishmaniose e Chagas

Estudo do Instituto Adolfo Lutz, Universidade Federal do ABC e Universidade de Oxford, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), pode resultar em novos medicamentos para o tratamento de pacientes.

14 de Julho de 2019 as 23h48

Saúde

Fechada há 4 meses, Santa Casa de Cuiabá deve ser reinaugurada e reabrir até o final de julho

Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá deve ser reinaugurada na próxima terça-feira (23). O atendimento da população, porém, não deve ser feito de imediato.

13 de Julho de 2019 as 22h16

UTI Em Lucas

Hospital São Lucas passa a gerir UTI’s a partir de segunda-feira (15)

''Estamos realmente em uma força tarefa para fazer as UTI’s funcionar'', afirma gestora do HSL

13 de Julho de 2019 as 20h27

Processo Seletivo

Governo publica novo processo seletivo com 215 vagas para o Hospital Regional de Alta Floresta (MT)

De acordo com o edital, as inscrições poderão ser realizadas presencialmente no Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta, a partir desta sexta-feira (12), das 8h às 17h dos dias úteis, e estarão abertas até o dia 25 de julho.

12 de Julho de 2019 as 22h08

Oportunidade

Consórcio de Saúde abre licitação para a compra de material de laboratório

Serão adquiridos 83 tipos de materiais, que serão utilizados na realização de exames laboratoriais dos pacientes atendidos pelo SUS

11 de Julho de 2019 as 22h25

Estudo

Estudo mostra que adolescentes de faixas carentes estão mais obesos

Esta é a primeira vez que uma investigação como essa é feita no Brasil, observando fatores socioeconômicos associados à desnutrição e à obesidade.

10 de Julho de 2019 as 21h04

Estudo

Oftalmologia na atenção básica pode reduzir cegueira no país

Estudo visa desenvolver políticas de interiorização da especialidade.

10 de Julho de 2019 as 20h37

Recursos Para A Saúde

Hospitais universitários federais ligados ao SUS recebem mais de R$ 79 milhões

Os recursos fazem parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais.

10 de Julho de 2019 as 19h57

Oportunidade

Consórcio de Saúde abre licitação para a compra de material médico e odontológico

Os documentos e propostas de preço devem ser encaminhados até o dia 15 de julho, por meio do site www.bnc.org.br

10 de Julho de 2019 as 16h13

Saúde

Presidente quer intensificar combate à hanseníase no país

Fundação Nippon promove trabalho internacional de prevenção e tratamento da doença.

08 de Julho de 2019 as 23h01

Estudo

Pouca massa muscular pode indicar risco de morte para idosos

Médicos recomendam exercícios físicos e dieta rica em proteínas.

08 de Julho de 2019 as 20h29

Programa Mais Médicos

Começam hoje as inscrições para a 2ª fase do Programa Mais Médicos

Os profissionais interessados em aderir ao programa terão entre os dias 8 e 12 de julho para fazer a inscrição.

08 de Julho de 2019 as 20h09

Doação De Sangue

Campanha de doação de sangue acontece neste sábado (13)

A campanha será realizada no PSF X, bairro Cerrado, com início às 7h30

08 de Julho de 2019 as 15h36

Saúde

Inverno requer cuidados contra a dengue

Dias mais frios devem ser usados para acabar com criadouros.

07 de Julho de 2019 as 21h55

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO