Saúde Mental

O SESMT previne doenças mentais no ambiente de trabalho

Saúde ocupacional também engloba doenças mentais como ansiedade, depressão e estresse

Fonte: Assessoria
02 de Setembro de 2020 as 14h 57min

A saúde mental tem estado em alta nos últimos anos e dentro do universo empresarial não é diferente. Gestores, Universidades e a sociedade civil estão muito mais engajados e os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) tem auxiliado nessa tarefa.

Hoje, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho também englobam as doenças mentais no seu escopo de atuação. A gestão de SESMT é responsável por diversas ações voltadas à promoção da saúde dos colaboradores de uma empresa e isso inclui a saúde mental. 

Como o trabalho acaba se tornando o local onde o funcionário passa a maior parte do tempo, consequentemente esse ambiente influencia na sua saúde psicofisiológica. Porém, é possível promover a saúde mental no ambiente de trabalho adotando uma gestão adequada do SESMT. O SESMT pode diminuir, e até erradicar, possíveis ocorrências de doenças psicofisiológicas. 

Como o SESMT faz isso? 

Adotando campanhas de conscientização sobre doenças mentais, identificando comportamentos padrão por meio do psicólogo ocupacional, ou até mesmo sintomas fisiológicos, resultantes de uma doença mental, por meio do médico do trabalho. 

Ter uma boa saúde mental é saber gerenciar com sabedoria as emoções e atitudes. Lidar com os colegas de trabalho sem perder o controle, conhecer os próprios limites, não assumir demandas que não condizem com suas capacidades, e saber pedir e oferecer ajuda. 

Todas essas características são essenciais para a execução de trabalhos de alta performance. Se o gestor empresarial estiver mirando em bom desempenho, então um gerenciamento de SESMT bem executado pode ser o diferencial para atingir esse objetivo a médio e longo prazo. 

Saúde mental no ambiente profissional

A Associação Internacional do Gerenciamento do Stress revelou em uma pesquisa recente que a cada 10 trabalhadores brasileiros, 9 manifestam sintomas de ansiedade e quase metade tem algum grau de depressão. Esses números são preocupantes e consequentemente os quadros vêm piorando ao longo dos anos. 

Atualmente a saúde mental fica em 3º lugar em casos de afastamento do trabalho. E a empresa acaba sendo a parte mais prejudicada nesse quesito, já que precisa indenizar o funcionário, caso ele tenha adquirido a doença no ambiente de trabalho, e ainda dedicar tempo e dinheiro para treinar e contratar um substituto. Isso sem falar da reputação da empresa. 

Segundo Keli Rodrigues, Neuropsicóloga do Grupo Med Mais, os transtornos psicológicos podem estar associados a diversos fatores. “Pressão no ambiente de trabalho, assédio moral, medo de perder o emprego, e momentos de crise são fatores comuns no desencadeamento de sintomas de ansiedade e stress. Porém, o sentimento de descaso por parte da empresa também é um motivo. Quando o colaborador não se sente acolhido, ou seu trabalho não é valorizado, também podem gerar transtornos de depressão”, disse Keli.

O Grupo Med Mais, que já atua em gerenciamento terceirizado de SESMT há mais de 13 anos, destacou algumas medidas voltadas a saúde mental que podem ser implementadas pelo serviço: 

Conscientizar

O SESMT pode promover campanhas internas de conscientização sobre saúde mental. Palestras, treinamentos e atividades voltadas a identificação de transtornos mentais podem ajudar o colaborador a identificar um problema mental. Além disso, encoraja o funcionário a procurar ajuda, já que a empresa se mostra receptiva quanto ao assunto.

Psicólogo

Disponibilizar um psicólogo aos colaboradores é essencial. Esse profissional vai cuidar da saúde mental, avaliar possíveis transtornos e tratar esse funcionário. Dependendo do caso, ele pode fazer o encaminhamento para outros profissionais de saúde.

“Ao oferecer a oportunidade de ser atendido por um profissional da área no ambiente de trabalho, a empresa demonstra acolhimento ao colaborador. Transformando o trabalho em uma experiência de crescimento pessoal e inclusiva”, ressalta Keli Rodrigues.

Exercício físico

Já ficou comprovado cientificamente que a prática de exercício físico ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade. Portanto, o SESMT também pode organizar atividades voltadas a esse objetivo, realizando ações pontuais na empresa, e incentivando a prática de esportes entre os funcionário oferecendo parcerias com academias com preços acessíveis.

Monitoramento

Com uma gestão de SESMT é possível ainda realizar o monitoramento da saúde psicofisiológica. O SESMT realiza esse acompanhamento utilizando indicadores padronizados que identificam as demandas de medicina ocupacional e podem, a partir daí, tratar a saúde mental do colaborador ou demais doenças de origem ocupacional.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Ciência e Saúde

Doença Rara

Mãe faz vaquinha online para comprar medicamento de R$ 12 milhões para o filho com doença rara

Enzo tem Amiotrofia Muscular Espinhal (AME). Atualmente, ele faz tratamento com remédio fornecido pelo SUS, mas, segundo a mãe, existe uma medicação mais avançada.

29 de Julho de 2020 as 08h10

Prevenção Covid-19

Máscara que mata novo coronavírus é desenvolvida em Portugal

Equipamento inativa até 99% do SARS-CoV-2, causador da Covid-19, e mantém características mesmo depois de 50 lavagens, diz estudo que comprovou eficácia

27 de Julho de 2020 as 14h31

Teste Covid-19

ANS consegue suspender medida que obrigava planos a cobrir teste de coronavírus

A decisão é temporária.

14 de Julho de 2020 as 23h28

Método de Ventilação

A médica brasileira que contraiu covid-19 e foi salva pelo método de ventilação que ela ajudou a criar

Carmen Valente Barbas é conhecida internacionalmente por sua contribuição para o aperfeiçoamento de técnicas de ventilação mecânica

14 de Julho de 2020 as 23h02

Imunidade

Imunidade contra Covid-19 não é garantida após 1º contágio e pode ser perdida em três meses

A descoberta poderia complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz de longo prazo

14 de Julho de 2020 as 22h58

Cartão de Crédito

Coronavírus transformou para sempre a forma de usar o cartão de crédito

Pagamentos por aproximação ganham força durante quarentena

14 de Julho de 2020 as 22h46

Saúde

Problemas de saúde de motoristas contribuem para acidentes em estradas

Em cinco anos 250 mil acidentes foram registrados em rodovias federais

12 de Setembro de 2019 as 15h35

Saúde

Ministério da Saúde antecipa campanha de combate ao Aedes aegypti

Objetivo é mobilizar mais a população no período da seca

12 de Setembro de 2019 as 15h31

Saúde

Em um ano, incidência da dengue no país aumenta 600%

O Ministério da Saúde informou hoje (11) que, de 30 de dezembro a 24 de agosto, foram registrados 1.439.471 casos de dengue em todo o país.

11 de Setembro de 2019 as 13h30

Saúde

Termina na terça consulta sobre novo tratamento de HIV-Tuberculose

Segundo o Ministério da Saúde, a chance de uma pessoa que vive com HIV ter tuberculose é 25 vezes maior que uma pessoa sem HIV.

07 de Setembro de 2019 as 17h30

Saúde

Rio aguarda análise que pode confirmar 22º caso de sarampo no estado

Os sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza e mal-estar intenso.

06 de Setembro de 2019 as 14h43

Saúde

Ministério confirma 2.753 casos de sarampo, 98% em São Paulo

Foram registradas quatro mortes, sendo três de bebês com até 1 ano

04 de Setembro de 2019 as 15h16

Saúde

Saúde zera a fila de cirurgias de cataratas em Tapurah

Os procedimentos foram realizados na cidade de Sorriso.

02 de Setembro de 2019 as 22h19

Saúde

Vacinação contra sarampo será intensificada em creches de SP

Unidades Básicas de Saúde continuam ofertando a imunização

02 de Setembro de 2019 as 21h46

Saúde

Casos de sarampo no estado de São Paulo sobem para 2.457

A doença já matou duas crianças e um homem de 42 anos.

31 de Agosto de 2019 as 14h41

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO