A Autenticidade da informação frente à comprovação de “boatos” divulgados pela Imprensa

O que se tem visto em alguns momentos é um tipo de “informação fast-food”. O consumo rápido, superficial e, instantaneamente compartilhado.

12/05/2016 - 20:56:03

   

É indiscutível que a Imprensa tem um papel importante no meio político, social e econômico da sociedade como todo. É por meio desse relevante serviço prestado que a população amplia sua forma de pensar e agirfrente às diversas notícias que invadem o nosso cotidiano, liberdade e direitos iguais.

Mas o que se tem visto em alguns momentos é um tipo de “informação fast-food”. O consumo rápido, superficial e, instantaneamente compartilhado. Em alguns casos, não generalizando, as informações errôneas podem tomar grandes proporções.

A origem do problema está em não buscar a autenticidade (fontes corretas) das informações conforme prevê o código de ética dos jornalistas brasileiros, no capítulo II Art.4º “O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação”. Diferente do que muitos pensam esse papel não é mais exclusividade dos grandes veículos de comunicação. A internet descentralizou essa produção, o que é bom, porém todo bônus tem um ônus.

Vale lembrar o caso recente do cidadão por nome de Thiago Bernini de 34 anos, morador da cidade de Lucas do Rio Verde-MT, que por estar sendo acusado de atropelar propositalmente e matar um morador de rua, ao sentir-se incomodado com a presença do andarilho em sua obra, teve sua história noticiada pelos veículos de comunicação em massa.

Mas, o intrigante na notícia, além do absurdo a monstruosidade do fato, é a forma como foi veiculada a informação: “Contador atropela morador de rua de propósito e é preso em Mato Grosso”, como podemos observar foi dada ênfase no que seria a suposta profissão de Thiago, até então ‘especulada’ pela mídia como “Contador”. Sim, ‘especulada’, uma vez que a mídia sendo formadora de opinião não se importou em momento algum em expor a profissão em seus meios de comunicação sem checar a veracidade da informação, algo simples, ao consultar o Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso (CRC/MT), que é o órgão de Registro da Profissão Contábil, único que pode legitimar esta informação.

Apenas após o CRC/MT publicar nota de repúdio, é que alguns veículos de comunicação se retrataram em suas matérias mudando suas manchetes de “Contador atropela morador de rua de propósito e é preso em Mato Grosso”, para “Homem é preso por atropelar morador de rua em Mato Grosso”. Nesse caso não foi a primeira vez que a mídia expõe a profissão em primeiro lugar, antes do fato em si, o que é lamentável nos dias atuais.

Somos sabedores que uma vez a notícia difundida, seus ‘efeitos’ não são ‘desfeitos’, até porque não é toda pessoa que toma conhecimento da informação, que tem a oportunidade de conhecer a CORREÇÃO DOS FATOS.

Aos formadores de opinião, fica o dever e a conscientização de que, assim como respeitar as leis impostas pela sociedade, transmitir informação também tem muito de responsabilidade social. 

Muito bem claro, a sociedade não pode sobreviver sem os brilhantes trabalhos da IMPRESA DE MODO GERAL, pois muito se contribui para o desenvolvimento social e econômico do país, sendo ponte preventiva em diversos momentos.

Por Ironei Márcio Santana - Contador e presidente do SESCON/MT

MT Agora | Ironei Márcio Santana

Mais Noticias

Artigo

Artigo: A Justiça tem lado?

Artigo

Artigo: Direito Sistêmico

Artigo

Artigo: O triunfo da Justiça

Artigo

Artigo: Pagamento de boletos fica mais fácil

18/07/2017 -

Artigo: Uma sociedade sem ética

Saindo do campo conceitual e caindo num questionamento mais objetivo, a firmeza se reduz

04/07/2017 -

Artigo: O caso do promotor de Guarantã

O que leva alguém a jogar para o alto uma carreira promissora e comprometer a vida pessoal?

04/07/2017 -

Artigo: Compliance e agronegócio

Voltar a crescer, com responsabilidade e sustentabilidade, é fundamental para todos os setores da economia

27/06/2017 -

Artigo: Recall presidencial

Parece-me apressada e inadequada, neste momento histórico, a pretendida implantação de recall presidencial

27/06/2017 -

Artigo: Como auxiliar os jovens

As mídias sociais, filmes e tudo que acontece ao redor exercem influência sobre os jovens, e faz com que eles se cobrem mais

27/06/2017 -

Edital de convocação para assembléia de fundação da Associação Acadêmica Luverdense

Convite para participação em assembleia em que será discutido o projeto de estatuto social e criação da Associação Acadêmica Luverdense - AAL

27/06/2017 -

Artigo: Delação premiada: impunidade?

A delação passa a ser considerada como prova quando o delator incrimina um terceiro e prova suas afirmações

27/06/2017 -

Artigo: O ser voluntário

Muito além dos likes nas redes sociais, o ato de se colocar à disposição do próximo por amor faz bem à saúde

06/06/2017 -

Artigo: Turismo e meio ambiente devem caminhar juntos

O Estado vive um momento importante em que colocou a temática ambiental como estratégia nas suas políticas públicas

06/06/2017 -

Artigo: Se Temer cair, haverá eleições?

As novas eleições devem ser diretas, ou seja, pelo povo, e não pelos parlamentares

06/06/2017 -

Artigo: Conforto dos animais

Os criadores não teriam resistência em adaptar-se ao aumento do espaço para os animais, desde que vendessem mais caro

20/04/2017 -

Artigo: Política X Política

Ultimamente, parece que a má política está prevalecendo sobre a boa, levando-nos a ser cada vez mais descrente na tal classe política.

04/03/2017 -

Artigo: A renovação do sistema político

A história vai registrar todos os danos irreparáveis causados por essa casta de “nobres” decaídos

01/03/2017 -

Artigo: Carnaval, corrupção e santa

No final das contas, até a Igreja Católica, conhecida pelo conservadorismo, este ano se rendeu ao Carnaval

01/01/2017 -

A importância do Coaching na formação da carreira e no Desenvolvimento Humano

O processo de coaching estimula a capacidade das pessoas de se reinventarem e encontrarem alternativas adequadas, diante do atual momento que estão vivendo.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora