A Autenticidade da informação frente à comprovação de “boatos” divulgados pela Imprensa

O que se tem visto em alguns momentos é um tipo de “informação fast-food”. O consumo rápido, superficial e, instantaneamente compartilhado.

12/05/2016 - 20:56:03

   

É indiscutível que a Imprensa tem um papel importante no meio político, social e econômico da sociedade como todo. É por meio desse relevante serviço prestado que a população amplia sua forma de pensar e agirfrente às diversas notícias que invadem o nosso cotidiano, liberdade e direitos iguais.

Mas o que se tem visto em alguns momentos é um tipo de “informação fast-food”. O consumo rápido, superficial e, instantaneamente compartilhado. Em alguns casos, não generalizando, as informações errôneas podem tomar grandes proporções.

A origem do problema está em não buscar a autenticidade (fontes corretas) das informações conforme prevê o código de ética dos jornalistas brasileiros, no capítulo II Art.4º “O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação”. Diferente do que muitos pensam esse papel não é mais exclusividade dos grandes veículos de comunicação. A internet descentralizou essa produção, o que é bom, porém todo bônus tem um ônus.

Vale lembrar o caso recente do cidadão por nome de Thiago Bernini de 34 anos, morador da cidade de Lucas do Rio Verde-MT, que por estar sendo acusado de atropelar propositalmente e matar um morador de rua, ao sentir-se incomodado com a presença do andarilho em sua obra, teve sua história noticiada pelos veículos de comunicação em massa.

Mas, o intrigante na notícia, além do absurdo a monstruosidade do fato, é a forma como foi veiculada a informação: “Contador atropela morador de rua de propósito e é preso em Mato Grosso”, como podemos observar foi dada ênfase no que seria a suposta profissão de Thiago, até então ‘especulada’ pela mídia como “Contador”. Sim, ‘especulada’, uma vez que a mídia sendo formadora de opinião não se importou em momento algum em expor a profissão em seus meios de comunicação sem checar a veracidade da informação, algo simples, ao consultar o Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso (CRC/MT), que é o órgão de Registro da Profissão Contábil, único que pode legitimar esta informação.

Apenas após o CRC/MT publicar nota de repúdio, é que alguns veículos de comunicação se retrataram em suas matérias mudando suas manchetes de “Contador atropela morador de rua de propósito e é preso em Mato Grosso”, para “Homem é preso por atropelar morador de rua em Mato Grosso”. Nesse caso não foi a primeira vez que a mídia expõe a profissão em primeiro lugar, antes do fato em si, o que é lamentável nos dias atuais.

Somos sabedores que uma vez a notícia difundida, seus ‘efeitos’ não são ‘desfeitos’, até porque não é toda pessoa que toma conhecimento da informação, que tem a oportunidade de conhecer a CORREÇÃO DOS FATOS.

Aos formadores de opinião, fica o dever e a conscientização de que, assim como respeitar as leis impostas pela sociedade, transmitir informação também tem muito de responsabilidade social. 

Muito bem claro, a sociedade não pode sobreviver sem os brilhantes trabalhos da IMPRESA DE MODO GERAL, pois muito se contribui para o desenvolvimento social e econômico do país, sendo ponte preventiva em diversos momentos.

Por Ironei Márcio Santana - Contador e presidente do SESCON/MT

MT Agora | Ironei Márcio Santana

Mais Noticias

Artigo

Artigo: A renovação do sistema político

Artigo

Artigo: Carnaval, corrupção e santa

Artigo

A importância do Coaching na formação da carreira e no Desenvolvimento Humano

Artigo

Artigo: A patricinha não estuda história

13/02/2017 -

Arrigo: Cuiabá 300 anos

Cuiabá está no rol que envolve poucas cidades brasileiras com tempo de fundação próximo ou superior a 300 anos.

09/02/2017 -

Artigo: Corporações e a barbárie

...Neste momento, a banda dos pobres voltou-se contra a banda dos ricos e estabeleceu o crime da barbárie...

08/02/2017 -

Artigo: Obesidade, um tema palpitante

O sedentarismo representa um dos fatores que tem como resultado final o excesso de peso

24/01/2017 -

A inoperância dos operantes

Vamos continuar nossa briga para que consigamos receber do Estado pelo menos o mínimo.

17/01/2017 -

Investir na Juventude é garantir o presente e o futuro

O que a juventude reivindica agora, será refletido no futuro. Investir em qualidade de vida para os jovens hoje, fará com que eles se sintam cada vez mais integrados com o Município, despertando um sentimento que parece perdido.

10/01/2017 -

Flávio Stringueta: O "Negócio da China"

Pensemos na seguinte frase: o candidato menos ruim também é ruim.

28/12/2016 -

Cooperativismo de crédito e função social

No Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito, comemorado em 28 de dezembro, esse discurso ganha força e mostra que é eficiente tanto na teoria quanto em sua atuação prática.

29/12/2016 -

A baixa competitividade do Brasil

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan.

21/12/2016 -

Vinhos para as festas de Final de Ano!

Para harmonizar vinhos e pratos, torna-se importante levar em consideração os ingredientes que cada preparação culinária inclui.

09/12/2016 -

Procon orienta consumidores sobre direitos em caso de dano elétrico a equipamentos

Danos elétricos a equipamentos devido a descarga, queda ou oscilação de energia são mais comuns do que se imagina, especialmente no período das chuvas

26/10/2016 -

Quero me divorciar! O que fazer?

Quando a decisão está tomada e é inevitável o divórcio, é necessária a contratação de um advogado, melhor ainda se for especialista em Direito de Família

26/10/2016 -

Download de material gratuito: posso ser preso por isso?

Poderíamos fazer várias analogias para melhor trazer à compreensão o tema ao leitor comum

28/09/2016 -

A participação da mulher na política e a igualdade de gênero

A Constituição Cidadã é, sem dúvidas, um marco na luta por igualdade de gênero e contra a discriminação, em um contexto histórico em que a mulher sempre foi tratada de forma preconceituosa e discriminatória.

27/09/2016 -

Responsabilidade, Planejamento e Entrega de Resultados

O país enfrenta uma grave crise que eclodiu em 2015, e o agravamento dela neste ano de 2016 impôs ao Estado de Mato Grosso novos e grandes desafios.

24/08/2016 -

11 táticas para aumentar seu poder de influência no trabalho

Esteja aberto para conversar com as pessoas que trabalham com você, todos são potenciais aliados