A corrupta ditadura da coalizão

A verdade é que, apesar da corrupção envolver os homens, o principal corrupto é o sistema.

06/06/2016 - 05:29:08

   

A população brasileira vive o sobressalto das revelações. Dirigentes das maiores empreiteiras, altos executivos de estatais e personalidades políticas de alto bordo encarcerados ou usando tornozeleiras elaborada para a contenção de bandidos.

Dezenas de parlamentares e homens de governo são investigados são investigados e correm o risco de caírem na vala comum dos corruptos. O novo governo, ainda provisório, é alvo de manifestações daqueles que, afastados, não querem largar o osso.

O simplório gravador de vozes constitui hoje uma bomba terrorista que um corrupto reconhecido utiliza para cooptar e aterrorizar personalidades que, supostamente, também têm as mãos sujas.

Teme-se que os corruptos já alcançados pela Justiça, em suas delações premiadas, acabem por entregar seus comparsas até hoje não revelados.

A República brasileira chegou, lamentavelmente, ao seu mais baixo degrau. O quadro revela que o poder tem sido constituído através do assalto aos cofres públicos e da mais sórdida promiscuidade entre aqueles que têm (e deveriam honrar) o sagrado dever de governar e bem representar a coletividade.

 Temos de buscar novos paradigmas para restabelecer a saúde político-administrativa e as maiorias governamentais deixarem de ser conseguidas através da propina, da lavagem de dinheiro, da formação de quadrilha e do escambo do voto que, em vez de sagrado, é tratado como mercadoria vil.

A Operação Lava Jato e suas subsidiárias estão prestando um grande serviço à Nação ao revelarem os esquemas criminosos e os seus praticantes que, pelo bem geral, precisam ser varridos da cena político-administrativa nacional.

Espera-se que o Senado Federal decida sem demora sobre o impeachment, para podermos ter um governo definitivo (não provisório) e este tenha representatividade e segurança para promover as reformas que a sociedade reclama.

Nos é dado a ver que o grande mal está no presidencialismo de coalizão, que traz a corrupção na sua gênese.

Logo após as eleições, o governo dá vantagens aos parlamentares que quer atrair e estes se esquecem do que prometeram ao eleitor, cometendo a primeira corrupção, num sistema viciado, onde quem não adere, é eliminado do meio.

Assim, quem não se corrompe, não sobrevive. Há que se eleger os políticos com base em seus programas de governo e observar rigorosamente a divisão e a harmonia de poderes.

O Executivo governa, o Legislativo discute as leis e fiscaliza e o Judiciário garante o cumprimento do ordenamento jurídico.

Sem uma mudança radical na forma de constituir o poder, continuaremos o círculo vicioso da instabilidade que o país vive desde o advento da República.

Apesar da corrupção envolver os homens, o principal corrupto é o sistema...

 

DIRCEU CARDOSO GONÇALVES é dirigente da Aspomil (Associação de Assistência Social dos Policiais Militares de São Paulo).

aspomilpm@terra.com.br

MT Agora | Dirceu Cardoso

Mais Noticias

Artigo

Artigo: A renovação do sistema político

Artigo

Artigo: Carnaval, corrupção e santa

Artigo

A importância do Coaching na formação da carreira e no Desenvolvimento Humano

Artigo

Artigo: A patricinha não estuda história

13/02/2017 -

Arrigo: Cuiabá 300 anos

Cuiabá está no rol que envolve poucas cidades brasileiras com tempo de fundação próximo ou superior a 300 anos.

09/02/2017 -

Artigo: Corporações e a barbárie

...Neste momento, a banda dos pobres voltou-se contra a banda dos ricos e estabeleceu o crime da barbárie...

08/02/2017 -

Artigo: Obesidade, um tema palpitante

O sedentarismo representa um dos fatores que tem como resultado final o excesso de peso

24/01/2017 -

A inoperância dos operantes

Vamos continuar nossa briga para que consigamos receber do Estado pelo menos o mínimo.

17/01/2017 -

Investir na Juventude é garantir o presente e o futuro

O que a juventude reivindica agora, será refletido no futuro. Investir em qualidade de vida para os jovens hoje, fará com que eles se sintam cada vez mais integrados com o Município, despertando um sentimento que parece perdido.

10/01/2017 -

Flávio Stringueta: O "Negócio da China"

Pensemos na seguinte frase: o candidato menos ruim também é ruim.

28/12/2016 -

Cooperativismo de crédito e função social

No Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito, comemorado em 28 de dezembro, esse discurso ganha força e mostra que é eficiente tanto na teoria quanto em sua atuação prática.

29/12/2016 -

A baixa competitividade do Brasil

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan.

21/12/2016 -

Vinhos para as festas de Final de Ano!

Para harmonizar vinhos e pratos, torna-se importante levar em consideração os ingredientes que cada preparação culinária inclui.

09/12/2016 -

Procon orienta consumidores sobre direitos em caso de dano elétrico a equipamentos

Danos elétricos a equipamentos devido a descarga, queda ou oscilação de energia são mais comuns do que se imagina, especialmente no período das chuvas

26/10/2016 -

Quero me divorciar! O que fazer?

Quando a decisão está tomada e é inevitável o divórcio, é necessária a contratação de um advogado, melhor ainda se for especialista em Direito de Família

26/10/2016 -

Download de material gratuito: posso ser preso por isso?

Poderíamos fazer várias analogias para melhor trazer à compreensão o tema ao leitor comum

28/09/2016 -

A participação da mulher na política e a igualdade de gênero

A Constituição Cidadã é, sem dúvidas, um marco na luta por igualdade de gênero e contra a discriminação, em um contexto histórico em que a mulher sempre foi tratada de forma preconceituosa e discriminatória.

27/09/2016 -

Responsabilidade, Planejamento e Entrega de Resultados

O país enfrenta uma grave crise que eclodiu em 2015, e o agravamento dela neste ano de 2016 impôs ao Estado de Mato Grosso novos e grandes desafios.

24/08/2016 -

11 táticas para aumentar seu poder de influência no trabalho

Esteja aberto para conversar com as pessoas que trabalham com você, todos são potenciais aliados