A importância do Coaching na formação da carreira e no Desenvolvimento Humano

O processo de coaching estimula a capacidade das pessoas de se reinventarem e encontrarem alternativas adequadas, diante do atual momento que estão vivendo.

01/01/2017 - 19:08:04

   

O termo coaching ganhou mais fôlego de alguns anos para cá e tem se tornado, cada vez mais, fundamental para facilitar a tomada de decisões e a busca de alternativas em momentos de dificuldades ou dilemas na carreira. O processo de coaching estimula a capacidade das pessoas de se reinventarem e encontrarem alternativas adequadas, diante do atual momento que estão vivendo.

O coaching é um processo que contribui para que as pessoas e os grupos se transformem, reflitam a respeito de sua visão de mundo, de seus valores e crenças, aprofundem sua aprendizagem, incorporem novas habilidades e capacidades, expandam sua prontidão para agir de forma coerente e eficaz. Além de dar mais clareza em relação a metas e planejamento de carreira.

As principais intenções de quem busca apoio por meio do coaching são para sanar as dúvidas e inseguranças sobre qual rumo tomar na carreira, desenvolver competências como comunicação e relacionamento interpessoal e conseguir crescer na função. Sem contar que o coaching tem um leque muito grande de benefícios, pois ajuda a o profissional a ter maior equilíbrio entre a vida pessoal e trabalho, ajuda a estimular a auto-estima, auto-confiança e motivação.

Além disso, o coaching pode ter um papel fundamental na saída da “zona de conforto” e no automatismo das respostas que nos damos a nós mesmos, para uma direção que vá ao encontro de saídas e alternativas que tragam um novo modo de viver. Nesse momento em que surgem essas dúvidas, os questionamentos que vêm à tona têm os mais variados motivos. Dentre eles podemos destacar alguns pontos importantes que o coaching pode proporcionar:

1. Conhecimento próprio – um dos passos mais importantes para o desenvolvimento profissional é conhecer a si mesmo. O autodesenvolvimento, reconhecimento e domínio dos seus talentos e potenciais são fundamentais para que você possa crescer na carreira e ter domínio de suas habilidades;

2. Crescimento da carreira – procure sempre ter uma visão de desenvolvimento para sua carreira. Se você não está feliz com sua função atual, busque outras possibilidades que o ambiente organizacional possa te oferecer e que te faça feliz. Existem mais possibilidades dentro das organizações do que podemos imaginar;

3. Sede de aprendizado – aperfeiçoar seus conhecimentos e aptidões podem ajudá-lo a se desenvolver na carreira. Hoje em dia, buscar aprendizado sobre outras áreas distintas da sua atuação é um ponto a mais. Considerando que coaching é um processo de construção de ação, o desenvolvimento de competências é uma grande habilidade;

4. Melhoria das expectativas – saiba quais são suas competências no exercício de sua função e busque sempre melhorias no seu desempenho ou o alinhamento com as estratégias e objetivos organizacionais. É fundamental atender as expectativas e resultados em um mundo tão competitivo e exigente como o que vivemos atualmente;

5. Coragem para enfrentar desafios – procure sempre olhar para dentro de você e descubra seus talentos e competências. O mundo organizacional nos proporciona inúmeras mudanças e desafios e para enfrenta-los é necessário que você esteja preparado profissionalmente. A busca pelo aperfeiçoamento deve ser constante.

É importante destacar que aprendemos mais pela dor do que pelo amor, ou seja, somente procuramos ajuda quando os feedbacks e os resultados sinalizam que não temos outra alternativa. Dificilmente ou pelo menos na maioria das situações, a busca de ajuda se dá de maneira antecipada e prévia. É muito importante saber lidar com os feedbacks, pois eles indicam caminhos de crescimento e desenvolvimento.

O processo de coaching não significa apenas o comprometimento com o resultado, como também com a pessoa como um todo, com o seu processo, a sua realização e o seu desenvolvimento. É por meio desse processo que é possível descobrir novas competências e possibilidades de aprendizagem.

Em todo o processo é fundamental muito envolvimento, comprometimento e vontade de realizar, se transformar e construir um novo modo de viver. Sem mudança não há transformação. Sem transformação não há existência.

Para mais informações busque um professional certificado.

Robson Alex
Empresário, Líder & Professional Coach
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Coach de Alta Performance

MT Agora - Tatiana Botta

Mais Noticias

Artigo

Artigo: O que é alistamento eleitoral?

Artigo

Artigo: A política

Artigo

Artigo: Esperança para 2018

Artigo

Artigo: Você cumpriu as suas metas em 2017?

21/12/2017 -

Artigo: Prerrogativas dos advogados

Um dos grandes males deste País tem nome e endereço: privilégios. Não se deve mantê-los, mas combatê-los

20/11/2017 -

Artigo: A essencialidade do Auditor Interno

Embora seja uma profissão milenar, o auditor interno vem se tornando cada vez mais essencial dentro de qualquer organização, seja ela pública ou privada.

20/11/2017 -

Artigo | Família: a construção da vida

No exemplo e na coerência dos adultos, os filhos se espelham, constroem o caráter, a identidade e a relação com a vida

20/11/2017 -

Artigo: Responsabilidade civil do médico

A responsabilidade do hospital é objetiva (independe de culpa), e a do médico é subjetiva (depende de culpa)

20/11/2017 -

Artigo: Política versus economia

Neste momento, vivemos a agonia de morte desse sistema político patrimonialista que sempre usou a economia a seu favor

20/11/2017 -

Artigo: A difícil vida do branco, hétero e rico

Até eu quero saber: como é que um cidadão como Ives Gandra Martins consegue viver no Brasil?

16/11/2017 -

Artigo: Quando o digital é nocivo

Vendemos a ideia equivocada de que a tecnologia tem benéficos apenas positivos as nossas vidas

16/11/2017 -

Artigo: História e corrupção

Parte da elite na América Latina entende que tem o direito de se apropriar das riquezas do Estado

06/11/2017 -

Artigo: Conexão Mato Grosso-China

O Brasil e os países sulamericanos que sempre foram tratados como colônias pelas EUA estão na clara mira da China

18/10/2017 -

Artigo: A corrupção é natural?

A corrupção, por seu grau de disseminação e amplitude, está naturalizada e banalizada.

14/10/2017 -

Artigo: A mineração sob nova ótica

A diferença do valor da riqueza produzida é astronômica em favor da mineração

14/10/2017 -

Artigo: A terra e o desenvolvimento social

Maior conquista com o título da propriedade é a segurança jurídica. O direito sobre a terra é reconhecido

06/10/2017 -

Artigo: Deu a louca nas mostras de cultura e ''arte''

Todos se posicionam bem à esquerda do bufê ideológico, num tipo de esquerdismo que disso se alimenta

05/10/2017 -

Artigo: Brasil em busca do passado

Estamos no ano de 2017 e as gerações que estão com voz ativa se concentram nos nascidos pós-guerra (1945).

05/10/2017 -

Artigo: Brasil acolhe refugiados

É muita gente que teve a vida social e econômica destruída por guerras regionais e cataclismos.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora