A importância do Coaching na formação da carreira e no Desenvolvimento Humano

O processo de coaching estimula a capacidade das pessoas de se reinventarem e encontrarem alternativas adequadas, diante do atual momento que estão vivendo.

01/01/2017 - 19:08:04

   

O termo coaching ganhou mais fôlego de alguns anos para cá e tem se tornado, cada vez mais, fundamental para facilitar a tomada de decisões e a busca de alternativas em momentos de dificuldades ou dilemas na carreira. O processo de coaching estimula a capacidade das pessoas de se reinventarem e encontrarem alternativas adequadas, diante do atual momento que estão vivendo.

O coaching é um processo que contribui para que as pessoas e os grupos se transformem, reflitam a respeito de sua visão de mundo, de seus valores e crenças, aprofundem sua aprendizagem, incorporem novas habilidades e capacidades, expandam sua prontidão para agir de forma coerente e eficaz. Além de dar mais clareza em relação a metas e planejamento de carreira.

As principais intenções de quem busca apoio por meio do coaching são para sanar as dúvidas e inseguranças sobre qual rumo tomar na carreira, desenvolver competências como comunicação e relacionamento interpessoal e conseguir crescer na função. Sem contar que o coaching tem um leque muito grande de benefícios, pois ajuda a o profissional a ter maior equilíbrio entre a vida pessoal e trabalho, ajuda a estimular a auto-estima, auto-confiança e motivação.

Além disso, o coaching pode ter um papel fundamental na saída da “zona de conforto” e no automatismo das respostas que nos damos a nós mesmos, para uma direção que vá ao encontro de saídas e alternativas que tragam um novo modo de viver. Nesse momento em que surgem essas dúvidas, os questionamentos que vêm à tona têm os mais variados motivos. Dentre eles podemos destacar alguns pontos importantes que o coaching pode proporcionar:

1. Conhecimento próprio – um dos passos mais importantes para o desenvolvimento profissional é conhecer a si mesmo. O autodesenvolvimento, reconhecimento e domínio dos seus talentos e potenciais são fundamentais para que você possa crescer na carreira e ter domínio de suas habilidades;

2. Crescimento da carreira – procure sempre ter uma visão de desenvolvimento para sua carreira. Se você não está feliz com sua função atual, busque outras possibilidades que o ambiente organizacional possa te oferecer e que te faça feliz. Existem mais possibilidades dentro das organizações do que podemos imaginar;

3. Sede de aprendizado – aperfeiçoar seus conhecimentos e aptidões podem ajudá-lo a se desenvolver na carreira. Hoje em dia, buscar aprendizado sobre outras áreas distintas da sua atuação é um ponto a mais. Considerando que coaching é um processo de construção de ação, o desenvolvimento de competências é uma grande habilidade;

4. Melhoria das expectativas – saiba quais são suas competências no exercício de sua função e busque sempre melhorias no seu desempenho ou o alinhamento com as estratégias e objetivos organizacionais. É fundamental atender as expectativas e resultados em um mundo tão competitivo e exigente como o que vivemos atualmente;

5. Coragem para enfrentar desafios – procure sempre olhar para dentro de você e descubra seus talentos e competências. O mundo organizacional nos proporciona inúmeras mudanças e desafios e para enfrenta-los é necessário que você esteja preparado profissionalmente. A busca pelo aperfeiçoamento deve ser constante.

É importante destacar que aprendemos mais pela dor do que pelo amor, ou seja, somente procuramos ajuda quando os feedbacks e os resultados sinalizam que não temos outra alternativa. Dificilmente ou pelo menos na maioria das situações, a busca de ajuda se dá de maneira antecipada e prévia. É muito importante saber lidar com os feedbacks, pois eles indicam caminhos de crescimento e desenvolvimento.

O processo de coaching não significa apenas o comprometimento com o resultado, como também com a pessoa como um todo, com o seu processo, a sua realização e o seu desenvolvimento. É por meio desse processo que é possível descobrir novas competências e possibilidades de aprendizagem.

Em todo o processo é fundamental muito envolvimento, comprometimento e vontade de realizar, se transformar e construir um novo modo de viver. Sem mudança não há transformação. Sem transformação não há existência.

Para mais informações busque um professional certificado.

Robson Alex
Empresário, Líder & Professional Coach
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Coach de Alta Performance

MT Agora - Tatiana Botta

Mais Noticias

Artigo

Artigo: A Justiça tem lado?

Artigo

Artigo: Direito Sistêmico

Artigo

Artigo: O triunfo da Justiça

Artigo

Artigo: Pagamento de boletos fica mais fácil

18/07/2017 -

Artigo: Uma sociedade sem ética

Saindo do campo conceitual e caindo num questionamento mais objetivo, a firmeza se reduz

04/07/2017 -

Artigo: O caso do promotor de Guarantã

O que leva alguém a jogar para o alto uma carreira promissora e comprometer a vida pessoal?

04/07/2017 -

Artigo: Compliance e agronegócio

Voltar a crescer, com responsabilidade e sustentabilidade, é fundamental para todos os setores da economia

27/06/2017 -

Artigo: Recall presidencial

Parece-me apressada e inadequada, neste momento histórico, a pretendida implantação de recall presidencial

27/06/2017 -

Artigo: Como auxiliar os jovens

As mídias sociais, filmes e tudo que acontece ao redor exercem influência sobre os jovens, e faz com que eles se cobrem mais

27/06/2017 -

Artigo: Falta de ética na política

Pseudos gestores públicos incrustados em diferentes instâncias do poder público fazem o que bem entendem

27/06/2017 -

Artigo: Delação premiada: impunidade?

A delação passa a ser considerada como prova quando o delator incrimina um terceiro e prova suas afirmações

27/06/2017 -

Artigo: O ser voluntário

Muito além dos likes nas redes sociais, o ato de se colocar à disposição do próximo por amor faz bem à saúde

06/06/2017 -

Artigo: Turismo e meio ambiente devem caminhar juntos

O Estado vive um momento importante em que colocou a temática ambiental como estratégia nas suas políticas públicas

06/06/2017 -

Artigo: Se Temer cair, haverá eleições?

As novas eleições devem ser diretas, ou seja, pelo povo, e não pelos parlamentares

06/06/2017 -

Artigo: Conforto dos animais

Os criadores não teriam resistência em adaptar-se ao aumento do espaço para os animais, desde que vendessem mais caro

20/04/2017 -

Artigo: Política X Política

Ultimamente, parece que a má política está prevalecendo sobre a boa, levando-nos a ser cada vez mais descrente na tal classe política.

04/03/2017 -

Artigo: A renovação do sistema político

A história vai registrar todos os danos irreparáveis causados por essa casta de “nobres” decaídos

01/03/2017 -

Artigo: Carnaval, corrupção e santa

No final das contas, até a Igreja Católica, conhecida pelo conservadorismo, este ano se rendeu ao Carnaval

20/02/2017 -

Artigo: A patricinha não estuda história

Quem nasceu em um ninho de cobras é fácil e dizer que “a oposição tem chances reais de vencer em 2018”

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora