Artigo

A perda de uma chance

O ato de perder muita das vezes desencadeia reações impensadas e imprevisíveis

Fonte: Gisele Nascimento  | Mídia News
21 de Outubro de 2019 as 10h 49min

O título remete a pensar em várias coisas, a exemplo, da perda da oportunidade da compra de um imóvel, de um prêmio, de uma viagem dos sonhos ou até mesmo de um relacionamento, não é mesmo?

Desde a época dos bancos acadêmicos eu namorava essa teoria, pois sempre achei o título muito sugestivo, capaz de ampliar a minha imaginação.

Quando perdemos algo vem logo o questionamento, isso me trouxe um dano? Quem foi o causador?

Pensando de uma forma mais íntima, a verdade é que ninguém gosta de perder, seja uma competição, um anel, um amor. O ato de perder muita das vezes desencadeia reações impensadas e imprevisíveis. Tudo bem, que isso faz parte do crescimento de cada um. 

A referida teoria é tida no ordenamento jurídico como umas das categorias de dano, e é estudada pela doutrina dentro do tema da responsabilidade civil, e tem ligação com os institutos dos danos morais, materiais e estéticos.

A aplicação dessa teoria é bastante utilizada nas teses elaboradas pelos profissionais do direito, porém, ainda robusta de controvérsias.

O interessante dessa teoria é que ela lida com probabilidades, ou seja, pode acontecer! Ou, poderia ter acontecido! Se eu tivesse feito isso, aquilo teria ou não acontecido?

Sem embargos, essa teoria possibilita a reparação dos danos nos casos em que a vítima esperava por algum resultado, que não ocorreu, por causa do erro/falha de outrem, e, com isso, ela deixou de sair vencedora de um concurso, por exemplo, de maneira que isso lhe causou prejuízos patrimonial ou extrapatrimonial.

Assim, com espeque nessa teoria, o lesado pode ser indenizado pelo fato de ter deixado de acessar algo, em que ele tinha grandes chances de sair vitorioso, mas foi impedido por falhas de um terceiro, ou seja, por questões alheias à sua vontade.

Para mim, o exemplo claro dessa teoria, foi quando Vanderlei Cordeiro de Lima, nas Olimpíadas de Atenas em 2004, foi puxado por um manifestante que o fez perder 10 segundos preciosos da competição, evento esse que lhe retirou a chance ou a probabilidade de ter levado a medalha de ouro.

Ou seja, esse ato ilícito o impossibilitou de acessar algo que era esperado por ele.

Para complementar, posso dizer que essa teoria vem sendo aplicada nas mais diversas relações, entre advogado e cliente (em caso da perda de um prazo), empregado e empregador (empregado que não faz o recolhimento do FTGS), nas relações consumeristas, entre uma concessionária e o passageiro, em decorrência do atraso ou cancelamento do voo que o impediu de participar de um certame ou o advogado de realizar uma audiência, etc.

Sem dúvida alguma, que essas perdas trazem consequências no mundo jurídico, vez que todos somos movidos por expectativas, que projetam sonhos, desejos e vontades, de maneira que esperamos que elas se realizem.

Todavia, é necessário que se vislumbre claramente um dano em razão da expectativa frustrada.

Como disse Raul Seixas “não diga que a vitória está perdida se é de batalhas que se vive a vida, tente outra vez”.

Em outras palavras, com fulcro na teoria da perda de uma chance, é possível que o prejudicado seja indenizado por aquilo que ele perdeu, preenchidos os requisitos legais, claro.

Gisele Nascimento é advogada em Mato Grosso.


COMENTARIOS

Mais de Coluna

Artigo

O Compliance e o Direito Societário

A atuação jurídica no compliance envolve dentre outras coisas, a assessoria, orientação e elaboração de organização societária

20 de Fevereiro de 2020 as 16h26

Artigo

O Pior já passou por Ramiro Azambuja

Os últimos cinco anos foram difíceis para o setor de construção civil e mercado imobiliário em todo o país, mas 2020 começa com ares e indicadores otimistas.

09 de Fevereiro de 2020 as 22h54

Artigo

A hegemonia do etanol, por Marino Franz

O consumo interno de etanol continua crescendo, mesmo com a alta nos preços registrada neste início de ano

03 de Fevereiro de 2020 as 10h43

Artigo

Privilégio fiscal e a verdade sobre o “aumento dos preços”

Você sabia que em Mato Grosso empresas do mesmo setor, como por exemplo, do comércio, tinham incentivos fiscais diferentes?

20 de Janeiro de 2020 as 22h45

Artigo

Nova regra do ICMS em MT a partir de 01/01/2020

O nome já diz “guerra fiscal”, pois praticamente impossível a aprovação de um incentivo pelo Confaz, então os Estados (todos) passaram a conceder incentivos ao arrepio da lei.

21 de Dezembro de 2019 as 21h29

Artigo

Pacote Anicrime: Legitima Defesa aos Agentes de Segurança Pública

“Observados os requisitos previstos no caput deste artigo, considera-se também em legítima defesa o agente de segurança pública que repele agressão ou risco de agressão a vítima mantida refém durante a prática de crimes.”

09 de Janeiro de 2020 as 13h44

Artigo

Nova Lei de Abuso de Autoridade entrou em vigor

Há uma infinidade de punições previstas na lei de abuso de autoridade, sendo elas desde perda ou afastamento do cargo, quanto a indenizações cíveis e penas restritivas de direitos

07 de Janeiro de 2020 as 00h01

Artigo

Novidades da Lei 13.964/19 e Recompensa a Informantes

Agora qualquer cidadão (informante) que tiver acesso a informações que relatar informações consistentes que levem a recuperação do produto do crime contra a administração pública poderá ter como recompensa até 5% do valor recuperado.

07 de Janeiro de 2020 as 23h48

Carreira

10 características de um bom líder – que os líderes ruins não têm

Gestores fortes dividem a autoridade,falam obrigado e assumem seus erros

07 de Janeiro de 2020 as 15h46

Artigo

O inevitável processo civilizatório

A vida vai acrescentando coisas e desejos à nossa existência

10 de Dezembro de 2019 as 14h34

Artigo

Avanço na recuperação judicial

Lei também beneficia produtores que tenham atuado como pessoas físicas

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Artigo

Dicas para vender mais

Uma das coisas mais valorizadas pelo cliente é a economia do tempo dele

10 de Dezembro de 2019 as 14h30

Artigo

Transformação Compliance

Esse novo movimento tem ganhado força entre os mercados

07 de Novembro de 2019 as 09h25

Artigo

As reformas que temos

A neutralidade acredito que seja o aspecto mais frágil em ambos os projetos

07 de Novembro de 2019 as 09h23

Artigo

Democracia em construção

Fenômeno democrático ‘é’ enquanto resultado da interpretação daquele que o observa

21 de Outubro de 2019 as 10h47

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO