Artigo

A porta estreita

Passagem do Evangelho de Mateus especialmente importante para todos aqueles que atuam no setor público

Fonte:MT Agora - Mídia News
05 de Março de 2018 as 23h 40min

Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta da perdição e espaçoso o caminho que a ela conduz, e muitos são os que por ela entram. Quão pequena é a porta da vida! quão apertado o caminho que a ela conduz! e quão poucos a encontram!" (Mateus, 7:13 e 14.)

A lição de Jesus Cristo é universal, mas considero essa passagem do Evangelho de Mateus especialmente importante para todos aqueles que atuam no setor público: servidores, autoridades, magistrados, legisladores, controladores etc.

No dia a dia do setor público, inúmeras são as portas largas que a cada momento se apresentam. Portas amplas, luxuosas, confortáveis, sedutoras. É grande a tentação de atravessá-las. São tantos que o fizeram e fazem, aparentemente com bons resultados. Por que não?

Existe a porta do carreirismo, da bajulação, do adesismo e da ambição desenfreada. A porta larga do sacrifício de convicções, da deslealdade aos amigos e da traição a princípios.

Existe a porta do conformismo, da indiferença, da acomodação e da passividade. A porta larga dos que fecham os olhos às injustiças, não reagem aos abusos, silenciam e se omitem diante do que é errado.

Existe a porta da arrogância, da soberba, do autoritarismo, da discriminação, da violência. A porta do "sabe com quem está falando?". A porta larga dos que humilham e oprimem os pequenos e os fracos e distribuem privilégios a poucos apaniguados.

Existe a porta da demagogia, da farsa, das mentiras e das calúnias a serviço de projetos pessoais. A porta larga dos cultores da ignorância como ferramenta de manipulação das consciências.

Existe, finalmente, a porta da corrupção, da ganância, das fraudes e das engrenagens para a conquista e a manutenção de espaços de poder. É a porta mais larga, imensa, que absorve e retroalimenta todas as outras.

A porta estreita, por sua vez, é quase invisível, desprovida de charme ou de glamour e muito, muito apertada. Por ela não se passa sem sacrifício, arranhões ou machucados. Por ela, o percurso é acidentado. Aquele que faz essa opção é quase sempre incompreendido, até pelos mais próximos; muitas vezes objeto de zombaria e apelos para que altere seu rumo; e impiedosamente combatido quando persevera no seu bom propósito.

Ao longo dos anos, vi muitos jovens promissores, com boas qualidades e ótimas intenções, serem lentamente sugados, como num vórtice invencível, por alguma dessas diversas portas largas. Alguns enriqueceram e se tornaram poderosos nas suas áreas de atuação. Desses, diversos já caíram e passaram por prisões e vexames. Outros perdem o sono e morrem de medo da próxima operação ou delação. Todos, porém, sucumbem ao trágico destino faustiano, contemplando amargos a destruição que eles próprios perpetraram dos seus ideais mais puros.

Quando analiso uma situação complexa e o papel das pessoas nela envolvidas, inevitavelmente recordo do Evangelho de Mateus e indago a mim mesmo se alguma das personagens ali presentes teria o caráter, a coragem e a coerência de buscar a porta estreita que Jesus nos recomenda.

Àqueles que hoje iniciam sua carreira na vida pública, eis o maior conselho: Sigam a lição do Mestre Maior e busquem a porta estreita. O caminho será penoso e sofrido, mas é o único que não maculará sua integridade e lhes permitirá, ao final de seus dias, afirmar como o apóstolo Paulo: "Combati o bom combate, completei meu tempo e não perdi a fé".

LUIZ HENRIQUE LIMA é conselheiro substituto do TCE-MT


COMENTARIOS

Mais de Coluna

Artigo

Mercado Imobiliário e o Novo Momento

Todo mundo está se perguntando: e agora? O que vai acontecer na economia? A única certeza que temos nesse momento é a incerteza.

27 de Março de 2020 as 13h41

Artigo

O Compliance e o Direito Societário

A atuação jurídica no compliance envolve dentre outras coisas, a assessoria, orientação e elaboração de organização societária

20 de Fevereiro de 2020 as 16h26

Artigo

O Pior já passou por Ramiro Azambuja

Os últimos cinco anos foram difíceis para o setor de construção civil e mercado imobiliário em todo o país, mas 2020 começa com ares e indicadores otimistas.

09 de Fevereiro de 2020 as 22h54

Artigo

A hegemonia do etanol, por Marino Franz

O consumo interno de etanol continua crescendo, mesmo com a alta nos preços registrada neste início de ano

03 de Fevereiro de 2020 as 10h43

Artigo

Privilégio fiscal e a verdade sobre o “aumento dos preços”

Você sabia que em Mato Grosso empresas do mesmo setor, como por exemplo, do comércio, tinham incentivos fiscais diferentes?

20 de Janeiro de 2020 as 22h45

Artigo

Nova regra do ICMS em MT a partir de 01/01/2020

O nome já diz “guerra fiscal”, pois praticamente impossível a aprovação de um incentivo pelo Confaz, então os Estados (todos) passaram a conceder incentivos ao arrepio da lei.

21 de Dezembro de 2019 as 21h29

Artigo

Pacote Anicrime: Legitima Defesa aos Agentes de Segurança Pública

“Observados os requisitos previstos no caput deste artigo, considera-se também em legítima defesa o agente de segurança pública que repele agressão ou risco de agressão a vítima mantida refém durante a prática de crimes.”

09 de Janeiro de 2020 as 13h44

Artigo

Nova Lei de Abuso de Autoridade entrou em vigor

Há uma infinidade de punições previstas na lei de abuso de autoridade, sendo elas desde perda ou afastamento do cargo, quanto a indenizações cíveis e penas restritivas de direitos

07 de Janeiro de 2020 as 00h01

Artigo

Novidades da Lei 13.964/19 e Recompensa a Informantes

Agora qualquer cidadão (informante) que tiver acesso a informações que relatar informações consistentes que levem a recuperação do produto do crime contra a administração pública poderá ter como recompensa até 5% do valor recuperado.

07 de Janeiro de 2020 as 23h48

Carreira

10 características de um bom líder – que os líderes ruins não têm

Gestores fortes dividem a autoridade,falam obrigado e assumem seus erros

07 de Janeiro de 2020 as 15h46

Artigo

O inevitável processo civilizatório

A vida vai acrescentando coisas e desejos à nossa existência

10 de Dezembro de 2019 as 14h34

Artigo

Avanço na recuperação judicial

Lei também beneficia produtores que tenham atuado como pessoas físicas

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Artigo

Dicas para vender mais

Uma das coisas mais valorizadas pelo cliente é a economia do tempo dele

10 de Dezembro de 2019 as 14h30

Artigo

Transformação Compliance

Esse novo movimento tem ganhado força entre os mercados

07 de Novembro de 2019 as 09h25

Artigo

As reformas que temos

A neutralidade acredito que seja o aspecto mais frágil em ambos os projetos

07 de Novembro de 2019 as 09h23

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO