Artigo: Carnaval, corrupção e santa

No final das contas, até a Igreja Católica, conhecida pelo conservadorismo, este ano se rendeu ao Carnaval

01/03/2017 - 08:39:45

   

Desde que o Brasil é Brasil e o Carnaval existe ouvimos prós e contras sobre a grande festa momesca, especialmente por causa dos feriados e da entrega popular aos longos dias de festejos. 

Há quem discorde, ou melhor, condene os gastos dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro. E, claro, os investimentos públicos feitos Brasil afora na preparação de espaços públicos para receber os foliões. 

Outros não entendem porque um país com tantos desempregados, famílias passando fome e sistemas de educação, saúde, segurança... desmantelados celebra uma festa pagã com tampo fervor. Ou, melhor, como a população é capaz de esquecer todas as crises e falcatruas, como as investigadas pela Lava Jato, e mergulhar de cabeça na festa carnavalesca. 

Pensando bem, o Carnaval pode ser, ou melhor, é um exagero, precisamos reconhecer. Entretanto, o que as pessoas podem fazer, individualmente, para resolver os problemas econômicos e políticos brasileiros? 

Ir à guerra, literalmente? Às vezes penso que nosso país não tem mais jeito. Que aqui não há nomes nos quais poderíamos confiar a presidência da República, as cadeiras do Senado e de outros poderes. Sei que esse sentimento não é isolado, que não estou sozinha nesse desalento. 

Todavia, porém, com tudo, há um ditado popular que diz: “o que não tem solução, solucionado está”. Nesse caso não significaria esquecer, deixar a corrupção correr à solta, mas dizer que enquanto não conseguimos mudar os rumos seguimos comemorando o Carnaval e tentando aprender escolher aqueles que vão melhor nos representar. Risco de decepção? Hummmm! Sempre haverá. 

No final das contas, até a Igreja Católica, conhecida pelo conservadorismo, conservadorismo que rejeita até o uso de anticonceptivos, este ano se rendeu ao Carnaval. A escola de samba paulistana Unidos de Vila Maria está homenageando Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. 

A homenagem teve direito a revisão da letra do samba-enredo. No sambódromo, porta-bandeiras, mestres-sala, baianas e componentes de todas as outras alas vão estampar no corpo a imagem da santa. A empolgação é grande entre os passistas. 

A agremiação pretende contar a história dos 300 anos do descobrimento da imagem da santa no Rio Paraíba. E, como era de se esperar, tem devotos perplexos com o que denominaram de “uso de Nossa Senhora no Carnaval”. Que me desculpem esses conservadores, mas há muito mais coisas, e bem mais graves, para nos deixar perplexas. 

Alecy Alves é repórter 

MT Agora

Mais Noticias

Artigo

Artigo: A renovação do sistema político

Artigo

A importância do Coaching na formação da carreira e no Desenvolvimento Humano

Artigo

Artigo: A patricinha não estuda história

Artigo

Arrigo: Cuiabá 300 anos

09/02/2017 -

Artigo: Corporações e a barbárie

...Neste momento, a banda dos pobres voltou-se contra a banda dos ricos e estabeleceu o crime da barbárie...

08/02/2017 -

Artigo: Obesidade, um tema palpitante

O sedentarismo representa um dos fatores que tem como resultado final o excesso de peso

24/01/2017 -

A inoperância dos operantes

Vamos continuar nossa briga para que consigamos receber do Estado pelo menos o mínimo.

17/01/2017 -

Investir na Juventude é garantir o presente e o futuro

O que a juventude reivindica agora, será refletido no futuro. Investir em qualidade de vida para os jovens hoje, fará com que eles se sintam cada vez mais integrados com o Município, despertando um sentimento que parece perdido.

10/01/2017 -

Flávio Stringueta: O "Negócio da China"

Pensemos na seguinte frase: o candidato menos ruim também é ruim.

28/12/2016 -

Cooperativismo de crédito e função social

No Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito, comemorado em 28 de dezembro, esse discurso ganha força e mostra que é eficiente tanto na teoria quanto em sua atuação prática.

29/12/2016 -

A baixa competitividade do Brasil

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan.

21/12/2016 -

Vinhos para as festas de Final de Ano!

Para harmonizar vinhos e pratos, torna-se importante levar em consideração os ingredientes que cada preparação culinária inclui.

09/12/2016 -

Procon orienta consumidores sobre direitos em caso de dano elétrico a equipamentos

Danos elétricos a equipamentos devido a descarga, queda ou oscilação de energia são mais comuns do que se imagina, especialmente no período das chuvas

26/10/2016 -

Quero me divorciar! O que fazer?

Quando a decisão está tomada e é inevitável o divórcio, é necessária a contratação de um advogado, melhor ainda se for especialista em Direito de Família

26/10/2016 -

Download de material gratuito: posso ser preso por isso?

Poderíamos fazer várias analogias para melhor trazer à compreensão o tema ao leitor comum

28/09/2016 -

A participação da mulher na política e a igualdade de gênero

A Constituição Cidadã é, sem dúvidas, um marco na luta por igualdade de gênero e contra a discriminação, em um contexto histórico em que a mulher sempre foi tratada de forma preconceituosa e discriminatória.

27/09/2016 -

Responsabilidade, Planejamento e Entrega de Resultados

O país enfrenta uma grave crise que eclodiu em 2015, e o agravamento dela neste ano de 2016 impôs ao Estado de Mato Grosso novos e grandes desafios.

24/08/2016 -

11 táticas para aumentar seu poder de influência no trabalho

Esteja aberto para conversar com as pessoas que trabalham com você, todos são potenciais aliados

06/08/2016 -

Lucas do Rio Verde em forma de poesia

Poesia que fala da cidade de Lucas