Artigo

Artigo: Prerrogativas dos advogados

Um dos grandes males deste País tem nome e endereço: privilégios. Não se deve mantê-los, mas combatê-los

Fonte:MT Agora - Renato Nery | Mídia News
21 de Dezembro de 2017 as 15h 27min

Prerrogativa – é concessão ou vantagem com que se distingue uma pessoa ou corporação; privilégio; regalia -  segundo o Novo Dicionário Aurélio.

O artigo 7º da Lei 8.906/95  (EAOAB), no seu artigo 7º  - estabelece as prerrogativas do advogado – “ Trata-se de um conjunto de garantias fundamentais criadas para assegurar o amplo direito de defesa do cidadão”.

É indiscutível, portanto, que prerrogativa(s) trata de um  privilégio. Então, o advogado goza de alguns privilégios no exercício da profissão.

O que a OAB quer a respeito desta questão? Transformar em crime aquele que atentar contra as prerrogativas dos advogados.

O projeto de lei 141/2105, que já passou pelo Senado e foi encaminhado para a Câmara, considera crime com a penalidade de um a quatro anos a quem infringir as prerrogativas dos advogados.

Dentre elas, as seguintes:

- Liberdade no exercício da profissão; liberdade de defesa e sigilo profissional; inviolabilidade do escritório, arquivos, correspondência e comunicação; auxílio da OAB em caso de prisão; acesso a documentos judiciais; vista de documentos, processos judiciais e administrativos; auxiliar os seus clientes durante a investigação; prisão do advogado antes do trânsito em julgado da sentença em instalações especiais -.

Quem diria que não observar privilégios vai virar crime! Privilégio, “data vênia”, não tem natureza jurídica de crime. Portanto, não é crime.

Além do mais, qualquer infringência ao livre o exercício profissional já está previsto em outro diploma legal.  Se o tal projeto for aprovado, vai ser difícil lidar com os “nobres causídicos”.

O Brasil é o paraíso das leis. Cada minoria quer ter a ilusão de vê protegida por uma lei específica, com se o Código Penal não regulasse todos os crimes contra a pessoa.

Um dos grandes males deste País tem nome e endereço: privilégios. Não se deve mantê-los, mas combatê-los.

Juiz, promotores, funcionários públicos e políticos honestos não precisam de privilégios de qualquer natureza e, muito menos os advogados.

O Brasil não é uma monarquia para ter classes ou castas privilegiadas. Ele é, antes de tudo, uma democracia onde todos são e devem ser iguais perante a lei.

Será que a bandeira não deveria ser outra? A história da OAB sempre foi de luta. De luta contra tudo e todos para fazer prevalecer os direitos do cidadão e da democracia.

Foi assim na luta contra as ditaduras, prisões ilegais e arbitrárias, na implantação, e na consolidação da democracia, dentre tantas outras frentes. 

Ultimamente, essas lutas arrefeceram, num País contaminado de cima a baixo pela corrupção. A bandeira da moralidade não foi ainda devidamente desfraldada pela representante da cidadania que ora se preocupa em consolidar e resguardar  privilégios.

A OAB, autora do primeiro impeachment, desapareceu no último. E a cidadania prossegue órfã de pai, mãe e parteira.

Um pouco de bom senso, nesta questão, iria poupar mais constrangimentos.

Os advogados não são crianças que precisam ser monitoradas, como tem feito a OAB. Eles necessitam é de mais trabalho e menos circo. De mais celeridade e menos entraves.

As suas atribuições e dificuldades devem ser enfrentadas por eles mesmos, sem regalias, pois advogar é uma luta contínua e perene contra tudo e contra todos.

Quem não estiver disposto a isto que procure outra profissão.

RENATO GOMES NERY é advogado em Cuiabá e ex-presidente da OAB/MT. rgenry@terra.com.br

 
 

COMENTARIOS

Mais de Coluna

Artigo

Mercado Imobiliário e o Novo Momento

Todo mundo está se perguntando: e agora? O que vai acontecer na economia? A única certeza que temos nesse momento é a incerteza.

27 de Março de 2020 as 13h41

Artigo

O Compliance e o Direito Societário

A atuação jurídica no compliance envolve dentre outras coisas, a assessoria, orientação e elaboração de organização societária

20 de Fevereiro de 2020 as 16h26

Artigo

O Pior já passou por Ramiro Azambuja

Os últimos cinco anos foram difíceis para o setor de construção civil e mercado imobiliário em todo o país, mas 2020 começa com ares e indicadores otimistas.

09 de Fevereiro de 2020 as 22h54

Artigo

A hegemonia do etanol, por Marino Franz

O consumo interno de etanol continua crescendo, mesmo com a alta nos preços registrada neste início de ano

03 de Fevereiro de 2020 as 10h43

Artigo

Privilégio fiscal e a verdade sobre o “aumento dos preços”

Você sabia que em Mato Grosso empresas do mesmo setor, como por exemplo, do comércio, tinham incentivos fiscais diferentes?

20 de Janeiro de 2020 as 22h45

Artigo

Nova regra do ICMS em MT a partir de 01/01/2020

O nome já diz “guerra fiscal”, pois praticamente impossível a aprovação de um incentivo pelo Confaz, então os Estados (todos) passaram a conceder incentivos ao arrepio da lei.

21 de Dezembro de 2019 as 21h29

Artigo

Pacote Anicrime: Legitima Defesa aos Agentes de Segurança Pública

“Observados os requisitos previstos no caput deste artigo, considera-se também em legítima defesa o agente de segurança pública que repele agressão ou risco de agressão a vítima mantida refém durante a prática de crimes.”

09 de Janeiro de 2020 as 13h44

Artigo

Nova Lei de Abuso de Autoridade entrou em vigor

Há uma infinidade de punições previstas na lei de abuso de autoridade, sendo elas desde perda ou afastamento do cargo, quanto a indenizações cíveis e penas restritivas de direitos

07 de Janeiro de 2020 as 00h01

Artigo

Novidades da Lei 13.964/19 e Recompensa a Informantes

Agora qualquer cidadão (informante) que tiver acesso a informações que relatar informações consistentes que levem a recuperação do produto do crime contra a administração pública poderá ter como recompensa até 5% do valor recuperado.

07 de Janeiro de 2020 as 23h48

Carreira

10 características de um bom líder – que os líderes ruins não têm

Gestores fortes dividem a autoridade,falam obrigado e assumem seus erros

07 de Janeiro de 2020 as 15h46

Artigo

O inevitável processo civilizatório

A vida vai acrescentando coisas e desejos à nossa existência

10 de Dezembro de 2019 as 14h34

Artigo

Avanço na recuperação judicial

Lei também beneficia produtores que tenham atuado como pessoas físicas

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Artigo

Dicas para vender mais

Uma das coisas mais valorizadas pelo cliente é a economia do tempo dele

10 de Dezembro de 2019 as 14h30

Artigo

Transformação Compliance

Esse novo movimento tem ganhado força entre os mercados

07 de Novembro de 2019 as 09h25

Artigo

As reformas que temos

A neutralidade acredito que seja o aspecto mais frágil em ambos os projetos

07 de Novembro de 2019 as 09h23

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO