Artigo

Chore no começo para sorrir no fim

É necessário planejamento, seja no futebol, no trabalho, na faculdade, na família, nos negócios

Fonte:Fonte: Francisney Liberato Batista Siqueira | Míd
08 de Julho de 2019 as 12h 03min

A seleção brasileira feminina de futebol foi eliminada pela seleção francesa, na Copa do Mundo disputada no mês de junho de 2019, na França. Apesar de toda vontade, garra e luta das nossas jogadoras, o Brasil infelizmente perdeu para a França no segundo tempo da prorrogação.

Marta é a nossa melhor jogadora de futebol, digo mais, a melhor atleta de todos os tempos do futebol feminino, inclusive detém o maior número de gols em uma copa do mundo, entre homens e mulheres. Esse recorde foi conquistado na edição da copa de 2019. Já ganhou 6 troféus da Fifa como a melhor jogadora de futebol do mundo.

Após a derrota, declarou Marta em tom emocionada: “Sem dúvida é um momento especial, e a gente tem que aproveitar. Eu digo isso no sentido de valorizar mais. Valorizem. A gente pede tanto. É lógico que emociona, o momento é muito emocionante. Eu queria estar sorrindo ou até chorando de alegria. O primordial é que a gente tem que chorar no começo para sorrir no fim. Quando digo isso, é querer mais, é treinar mais, é se cuidar mais, é estar pronta para jogar 90 e mais 30 minutos.

É isso o que eu peço para as meninas. Não vai ter uma Formiga para sempre, não vai ter uma Marta para sempre, não vai ter uma Cristiane. O futebol feminino depende de você para sobreviver. Então pensem nisso, valorizem mais, chore no começo para sorrir no fim”.

Existem no meu ponto de vista três tipos de choro, quais sejam: de tristeza, de indiferença e de alegria. O primeiro e segundo choro, estamos sujeitos, mas não é algo desejado por ninguém. O melhor é chorar de alegria. Na entrevista Marta fez um retrospecto da atuação da seleção feminina de futebol, afirmando que se quiser ser vencedor, é preciso preparar mais e melhor.

É necessário planejamento, seja no futebol, no trabalho, na faculdade, na família, nos negócios. Porém, apenas planejar não é suficiente, é preciso ter dedicação e uma rotina diária de treino, e se for necessário sofrer e chorar, que passemos por isso, contudo, passar por essa fase poderá resultar em melhores resultados e conquistas.

Valorize o tempo e o momento que estão à sua disposição, planeje e execute. Vá além dos limites. Não se conforme com o comum e mediano.

Marta  foi feliz ao dizer: “Chorar no começo para sorrir no fim”, melhor é se esforçar, chorar, brigar, perder o sono na fase do planejamento e treinos, do que chorar depois, na derrota e no fracasso. Interessante notar que a nossa grande jogadora disse essas palavras ao final do jogo contra a França, quando o Brasil, mesmo não jogando bem, perdeu  na prorrogação, isto é, após os 90 minutos regulamentares. A seleção brasileira foi valente.

Que possamos aprender com a lição deixada por Marta. Mesmo nas situações adversas e com a dor do fracasso que estão ao nosso redor, que consigamos planejar, treinar, exercitar e se esforçar, para sorrir no fim e receber os louros da vitória.

Limpe às lágrimas dos seus olhos!

FRANCISNEY LIBERATO BATISTA SIQUEIRA é auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso


COMENTARIOS

Mais de Coluna

Artigo

O Compliance e o Direito Societário

A atuação jurídica no compliance envolve dentre outras coisas, a assessoria, orientação e elaboração de organização societária

20 de Fevereiro de 2020 as 16h26

Artigo

O Pior já passou por Ramiro Azambuja

Os últimos cinco anos foram difíceis para o setor de construção civil e mercado imobiliário em todo o país, mas 2020 começa com ares e indicadores otimistas.

09 de Fevereiro de 2020 as 22h54

Artigo

A hegemonia do etanol, por Marino Franz

O consumo interno de etanol continua crescendo, mesmo com a alta nos preços registrada neste início de ano

03 de Fevereiro de 2020 as 10h43

Artigo

Privilégio fiscal e a verdade sobre o “aumento dos preços”

Você sabia que em Mato Grosso empresas do mesmo setor, como por exemplo, do comércio, tinham incentivos fiscais diferentes?

20 de Janeiro de 2020 as 22h45

Artigo

Nova regra do ICMS em MT a partir de 01/01/2020

O nome já diz “guerra fiscal”, pois praticamente impossível a aprovação de um incentivo pelo Confaz, então os Estados (todos) passaram a conceder incentivos ao arrepio da lei.

21 de Dezembro de 2019 as 21h29

Artigo

Pacote Anicrime: Legitima Defesa aos Agentes de Segurança Pública

“Observados os requisitos previstos no caput deste artigo, considera-se também em legítima defesa o agente de segurança pública que repele agressão ou risco de agressão a vítima mantida refém durante a prática de crimes.”

09 de Janeiro de 2020 as 13h44

Artigo

Nova Lei de Abuso de Autoridade entrou em vigor

Há uma infinidade de punições previstas na lei de abuso de autoridade, sendo elas desde perda ou afastamento do cargo, quanto a indenizações cíveis e penas restritivas de direitos

07 de Janeiro de 2020 as 00h01

Artigo

Novidades da Lei 13.964/19 e Recompensa a Informantes

Agora qualquer cidadão (informante) que tiver acesso a informações que relatar informações consistentes que levem a recuperação do produto do crime contra a administração pública poderá ter como recompensa até 5% do valor recuperado.

07 de Janeiro de 2020 as 23h48

Carreira

10 características de um bom líder – que os líderes ruins não têm

Gestores fortes dividem a autoridade,falam obrigado e assumem seus erros

07 de Janeiro de 2020 as 15h46

Artigo

O inevitável processo civilizatório

A vida vai acrescentando coisas e desejos à nossa existência

10 de Dezembro de 2019 as 14h34

Artigo

Avanço na recuperação judicial

Lei também beneficia produtores que tenham atuado como pessoas físicas

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Artigo

Dicas para vender mais

Uma das coisas mais valorizadas pelo cliente é a economia do tempo dele

10 de Dezembro de 2019 as 14h30

Artigo

Transformação Compliance

Esse novo movimento tem ganhado força entre os mercados

07 de Novembro de 2019 as 09h25

Artigo

As reformas que temos

A neutralidade acredito que seja o aspecto mais frágil em ambos os projetos

07 de Novembro de 2019 as 09h23

Artigo

A perda de uma chance

O ato de perder muita das vezes desencadeia reações impensadas e imprevisíveis

21 de Outubro de 2019 as 10h49

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO