Coluna

Coração rompido

Corrupção é o coração rompido do Brasil. Não apenas simbolicamente.

Fonte:Fonte: Luiz Henrique Lima
13 de Julho de 2019 as 23h 19min

Poucas imagens podem ser tão impactantes quanto a de um coração rompido. 

De fato, na nossa cultura o coração simboliza não apenas o repositório dos sentimentos mais nobres, mas também o responsável pelo impulso vital. Um coração rompido revela um ser cujo amor foi perdido, traído, acabado. Ademais, um coração rompido indica um organismo cuja vida se esvai e agoniza. O coração rompido é a morte do amor e o fim da existência. 

A corrupção é o coração rompido do Brasil. Não apenas simbolicamente. Etimologicamente, a palavra corrupção deriva do termo latino corruptione que é a junção das palavras cor (coração) e rupta (rompimento). 

A corrupção é, portanto, um grande mal que faz sangrar o nosso país e multiplica o sofrimento dos brasileiros. 

Sim, porque a corrupção não é apenas um desvio ético, como afirmam alguns, que acusam de moralistas os que a condenam e combatem. 

Além de ser um crime previsto no Código Penal e, portanto, uma violação da ordem jurídica, a corrupção provoca prejuízo econômico em larga escala. Os empresários que pagam propinas repassam esses custos aos seus consumidores. Os investidores se afastam desse ambiente encarecendo o custo de captação de novos recursos e reduzindo a oportunidade de criação de empregos. 

A corrupção também compromete a execução de políticas públicas, sacrificando principalmente os setores mais vulneráveis da sociedade. 

O exemplo mais gritante é na área da saúde. Desde o roubo na compra de ambulâncias às fraudes nas guias de internação; desde as emergências fabricadas para justificar compras sem licitação e superfaturadas até o acúmulo de medicamentos com validade vencida; desde as terceirizações sem adequada fiscalização até os desvios de equipamentos para clínicas privadas; em toda parte, o que se constata é que a saúde pública poderia estar em muito melhor condição sem gastar um centavo a mais, mas apenas aplicando corretamente os valores que hoje já lhe são destinados. 

Assim, é preciso deixar claro que a corrupção mata e que os corruptos na área da saúde são verdadeiros seriais killers, de alta periculosidade. Por exemplo, no Rio de Janeiro, operações policiais como a Ressonância e a Fratura Exposta comprovaram desvios de centenas de milhões de reais da saúde pública. 

Crianças em escolas aos pandarecos, enfermos atirados nos corredores de ambulatórios, idosos sem medicação ou assistência, todos são vítimas da destruição que a corrupção acarreta. 

Por fim, a corrupção é uma traição à democracia e à Pátria. Quantos não são alçados ao poder e, uma vez investidos de funções de elevada responsabilidade, nelas se locupletam, beneficiando a si próprios, às suas famílias ou grupos de interesses. 

Mas é necessário dizer que a corrupção não se limita à compra e venda de votos ou de vagas; não se reduz à propina que impulsiona ou retarda um processo ou uma medida provisória; e não se esgota no maço de notas escondido nas roupas íntimas, acomodado em malas executivas ou transferido eletronicamente para paraísos fiscais. 

A irresponsabilidade na gestão fiscal também é corrupção. A ausência de planejamento na gestão pública também é corrupção. A complacência com o desperdício de recursos públicos também é corrupção. A violência contra os mais fracos também é corrupção. A omissão diante da injustiça também é corrupção. 

Um dos livros de maior sucesso de Francisco Cândido Xavier tem como título: Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho. Lançado em 1938, teve muitas dezenas de reimpressões. O título de Coração do Mundo, além de outras considerações espirituais, remete ao formato do território brasileiro que se aproximaria da imagem estilizada de um coração humano. 

É esse nosso coração que está rompido e que precisamos recompor, reconectar, reviver, com muito trabalho, amor, respeito ao próximo e democracia. 

  

Luiz Henrique Lima é Conselheiro Substituto do TCE-MT 

 


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Coluna

Artigo

Taxa Selic e o mercado imobiliário

Pela nona vez consecutiva a taxa Selic foi reduzida, atingindo o índice de 2%, o menor patamar histórico do Brasil

19 de Agosto de 2020 as 16h51

Artigo

Lucas do Rio Verde: Uma grande cidade, feita de suor e coragem

Esses 32 anos só nos mostram o potencial de crescimento que ainda existe na região.

06 de Agosto de 2020 as 14h48

Artigo

Ferrogrão: do sonho à realidade

Entre as vantagens estão a capacidade de carga dos trens, menor custo em grandes distâncias, maior segurança em relação ao rodoviário, menor frete, entre outros fatores

06 de Agosto de 2020 as 14h41

Artigo

Aceleração digital e os impactos nos negócios

A internet permite que se tenha acesso a todos os produtos e serviços e instituiu, nos últimos três meses, novas formas de trabalho e atendimento das demandas nos negócios.

24 de Julho de 2020 as 13h49

Artigo

Doem alimentos: restaurantes, lanchonetes, hotéis, padarias, etc

Empresas, no final do dia, simplesmente descartavam sobras no lixo

09 de Julho de 2020 as 08h32

Artigo

Eleições 2020 - Não haverá coligação para candidatos a vereador?

Neste ano eleitoral a grande mudança a ser implantada é que não haverá coligação nas candidaturas proporcionais, ou seja, para vereadores. Leia o texto e entenda no essa mudança implica.

02 de Julho de 2020 as 13h40

Artigo

Trabalho, responsabilidade e transparência no combate à COVID-19

Os casos aumentaram e as medidas que tomamos nos últimos 15 também foram duras, mas entendemos que foram acertadas

02 de Julho de 2020 as 07h06

Artigo

O futuro de Mato Grosso é o etanol

Mato Grosso representa a maior área cultivada do país, com 5,4 milhões de hectares

01 de Julho de 2020 as 08h56

Artigo

A retomada da economia vem do agro

O agronegócio será o único setor a ter crescimento positivo no ano, com projeção de 2,5%, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.

22 de Junho de 2020 as 16h10

Artigo

Advogado tributarista revela o motivo que levou mais de 780 mil empresas à falência no Brasil durante a pandemia da covid-19

O advogado tributarista e empreendedor Eliézer Marins analisa os reais motivos que têm levado milhares de empresas durante a quarentena e a pandemia da covid-19.

22 de Junho de 2020 as 15h41

Artigo

A burocracia exacerbada nos Cartórios de Registro de Imóveis de MT

Muitas vezes o cidadão que necessita transmitir a propriedade imobiliária ou desmembrar seu imóvel e se depara com tais pendências de impossível solução

22 de Junho de 2020 as 15h31

Artigo

Aos nossos super-heróis de carne e osso

São seres humanos que se alegram com uma vida salva, se preocupam e se dedicam a cada paciente.

03 de Junho de 2020 as 11h01

Artigo

A vida é um bem comum, vamos lutar juntos pela sua defesa

Não quero chegar a medidas mais drásticas, pois acredito que todos podem colaborar e tornar esse momento mais fácil.

28 de Maio de 2020 as 15h20

Artigo

A crise vai passar

As primeiras projeções preveem uma recuperação tímida ainda no segundo semestre e uma alavancada da economia em 2021.

07 de Abril de 2020 as 09h29

Artigo

Mercado Imobiliário e o Novo Momento

Todo mundo está se perguntando: e agora? O que vai acontecer na economia? A única certeza que temos nesse momento é a incerteza.

27 de Março de 2020 as 13h41

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO