Day-trade

Day-trader Bruno Dias revela a psicologia do mercado financeiro

O mercado por ser conduzido por pessoas se expõe a uma psicologia.

Fonte:Fonte: Hebert Neri | Assessoria
25 de Junho de 2019 as 13h 39min

Fotos de: Pixabay / MF Press Global

Nem tudo é produto do acaso ou aleatório. Existe sim uma psicologia que envolve o mercado financeiro e que rege suas interações. O comportamento das operações movimenta o mercado, que são decorrentes de manifestações de otimismo e pessimismo dos traders e entender como isso funciona pode ser a chave para conseguir alcançar o sucesso em seus investimentos e aplicações.

Bruno Dias, trader e especialista Bovespa, revela por onde começar para desvendar o modus operandi do mercado: "para entendermos o conceito do mercado é necessário conhecermos a psicologia que o envolve, e esta advém do fato que o mercado é trabalhado por pessoas, e sabemos que pessoas têm sentimentos, emoções e variações, que é algo totalmente ligado ao psicológico. O mercado por ser conduzido por pessoas se expõe a uma psicologia.  Quando passamos a conhecer melhor o mercado futuro – ou melhor, o Índice Bovespa, entendemos que a psicologia esta totalmente ligada ao modo como os big players fazem toda a movimentação dos ativos e do cenário político que também é ligado a pessoas”.

Sucesso x Fracasso
Bruno Dias esclarece o quanto entender a psicologia do mercado financeiro pode determinar a diferença entre ser um investidor de sucesso ou fracassar por fazer más escolhas de investimentos e aplicações: "E justamente o que define se você é um trader consistente e bem sucedido ou um trader fracassado seria sim a  forma como você pensa e a psicologia que te envolve, pois um ser humano é totalmente ligado por emoções, crenças. O psicológico pode ajudar ou atrapalhar no que tange ao mercado”.

Controle Emocional
O especialista alerta que para atuar neste ramo é preciso sangue frio: "as flutuações do mercado financeiro provocam diversas emoções nos investidores que podem colocar tudo a perder se agirem por impulso, no calor do momento. É preciso estudar muito e se preparar emocionalmente antes de tomar uma atitude. Manter a calma é importante para tomar as melhores decisões nos momentos certos”. Apesar do  mercado ser de alto risco, ele pode ser muito lucrativo.".

O que pode atrapalhar quem deseja atuar no mercado?
O trader revela que existem pensamentos e sentimentos que são nocivos dentro do contexto do mercado financeiro: “certamente a ansiedade atrapalha muito, pois todo trader que é ansioso não consegue esperar o melhor momento para comprar ou vender. Logo esse sentimento não o deixará conduzir uma operação saudável. Outro sentimento que atrapalha bastante a vida de um trader é a ganância, pois todo iniciante vai pro mercado com sede de ficar rico do dia pra noite. A ganância faz com que o trader não tenha um gerenciamento de risco, entre alavancado e até mesmo execute varias ordens no mesmo dia, não se contentando com a meta alcançada daquele dia. Isso acontece diariamente dentro do mercado. A ilusão de ganhos irreais atrapalha a caminhada do Day-trader.

Padrões
Bruno aponta que é preciso entender os sinais e os padrões de comportamento do mercado: "algo muito interessante é que devido ao fato do mercado ser algo conduzido por uma psicologia, ele repete padrões diariamente. Por isso quando vamos trabalhar o mercado através do gráfico, vemos vários padrões se repetindo dia após dia. Existe uma forma de analise no mercado chamado Price Action (Ação do Preço),que é uma forma de analise universal, ou seja qualquer parte do mundo que opera o mercado financeiro conhece o Price Action, que trabalha em cima de regiões e padrões do mercado, que se repetem".


COMENTARIOS

Mais de Coluna

Artigo

Privilégio fiscal e a verdade sobre o “aumento dos preços”

Você sabia que em Mato Grosso empresas do mesmo setor, como por exemplo, do comércio, tinham incentivos fiscais diferentes?

20 de Janeiro de 2020 as 22h45

Artigo

Nova regra do ICMS em MT a partir de 01/01/2020

O nome já diz “guerra fiscal”, pois praticamente impossível a aprovação de um incentivo pelo Confaz, então os Estados (todos) passaram a conceder incentivos ao arrepio da lei.

21 de Dezembro de 2019 as 21h29

Artigo

Pacote Anicrime: Legitima Defesa aos Agentes de Segurança Pública

“Observados os requisitos previstos no caput deste artigo, considera-se também em legítima defesa o agente de segurança pública que repele agressão ou risco de agressão a vítima mantida refém durante a prática de crimes.”

09 de Janeiro de 2020 as 13h44

Artigo

Nova Lei de Abuso de Autoridade entrou em vigor

Há uma infinidade de punições previstas na lei de abuso de autoridade, sendo elas desde perda ou afastamento do cargo, quanto a indenizações cíveis e penas restritivas de direitos

07 de Janeiro de 2020 as 00h01

Artigo

Novidades da Lei 13.964/19 e Recompensa a Informantes

Agora qualquer cidadão (informante) que tiver acesso a informações que relatar informações consistentes que levem a recuperação do produto do crime contra a administração pública poderá ter como recompensa até 5% do valor recuperado.

07 de Janeiro de 2020 as 23h48

Carreira

10 características de um bom líder – que os líderes ruins não têm

Gestores fortes dividem a autoridade,falam obrigado e assumem seus erros

07 de Janeiro de 2020 as 15h46

Artigo

O inevitável processo civilizatório

A vida vai acrescentando coisas e desejos à nossa existência

10 de Dezembro de 2019 as 14h34

Artigo

Avanço na recuperação judicial

Lei também beneficia produtores que tenham atuado como pessoas físicas

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Artigo

Dicas para vender mais

Uma das coisas mais valorizadas pelo cliente é a economia do tempo dele

10 de Dezembro de 2019 as 14h30

Artigo

Transformação Compliance

Esse novo movimento tem ganhado força entre os mercados

07 de Novembro de 2019 as 09h25

Artigo

As reformas que temos

A neutralidade acredito que seja o aspecto mais frágil em ambos os projetos

07 de Novembro de 2019 as 09h23

Artigo

A perda de uma chance

O ato de perder muita das vezes desencadeia reações impensadas e imprevisíveis

21 de Outubro de 2019 as 10h49

Artigo

Democracia em construção

Fenômeno democrático ‘é’ enquanto resultado da interpretação daquele que o observa

21 de Outubro de 2019 as 10h47

Artigo

Não é jurídico, nem autoajuda

Sempre que o sol se levantar, levante-se também e vá, lute!

20 de Agosto de 2019 as 20h45

Artigo

As criptomoedas e o Fisco

As autoridades começaram a olhar de perto esse novo modo de se fazer negócios

20 de Agosto de 2019 as 20h40

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO