Day-trade

Day-trader Bruno Dias revela a psicologia do mercado financeiro

O mercado por ser conduzido por pessoas se expõe a uma psicologia.

Fonte: Hebert Neri | Assessoria
25 de Junho de 2019 as 13h 39min

Fotos de: Pixabay / MF Press Global

Nem tudo é produto do acaso ou aleatório. Existe sim uma psicologia que envolve o mercado financeiro e que rege suas interações. O comportamento das operações movimenta o mercado, que são decorrentes de manifestações de otimismo e pessimismo dos traders e entender como isso funciona pode ser a chave para conseguir alcançar o sucesso em seus investimentos e aplicações.

Bruno Dias, trader e especialista Bovespa, revela por onde começar para desvendar o modus operandi do mercado: "para entendermos o conceito do mercado é necessário conhecermos a psicologia que o envolve, e esta advém do fato que o mercado é trabalhado por pessoas, e sabemos que pessoas têm sentimentos, emoções e variações, que é algo totalmente ligado ao psicológico. O mercado por ser conduzido por pessoas se expõe a uma psicologia.  Quando passamos a conhecer melhor o mercado futuro – ou melhor, o Índice Bovespa, entendemos que a psicologia esta totalmente ligada ao modo como os big players fazem toda a movimentação dos ativos e do cenário político que também é ligado a pessoas”.

Sucesso x Fracasso
Bruno Dias esclarece o quanto entender a psicologia do mercado financeiro pode determinar a diferença entre ser um investidor de sucesso ou fracassar por fazer más escolhas de investimentos e aplicações: "E justamente o que define se você é um trader consistente e bem sucedido ou um trader fracassado seria sim a  forma como você pensa e a psicologia que te envolve, pois um ser humano é totalmente ligado por emoções, crenças. O psicológico pode ajudar ou atrapalhar no que tange ao mercado”.

Controle Emocional
O especialista alerta que para atuar neste ramo é preciso sangue frio: "as flutuações do mercado financeiro provocam diversas emoções nos investidores que podem colocar tudo a perder se agirem por impulso, no calor do momento. É preciso estudar muito e se preparar emocionalmente antes de tomar uma atitude. Manter a calma é importante para tomar as melhores decisões nos momentos certos”. Apesar do  mercado ser de alto risco, ele pode ser muito lucrativo.".

O que pode atrapalhar quem deseja atuar no mercado?
O trader revela que existem pensamentos e sentimentos que são nocivos dentro do contexto do mercado financeiro: “certamente a ansiedade atrapalha muito, pois todo trader que é ansioso não consegue esperar o melhor momento para comprar ou vender. Logo esse sentimento não o deixará conduzir uma operação saudável. Outro sentimento que atrapalha bastante a vida de um trader é a ganância, pois todo iniciante vai pro mercado com sede de ficar rico do dia pra noite. A ganância faz com que o trader não tenha um gerenciamento de risco, entre alavancado e até mesmo execute varias ordens no mesmo dia, não se contentando com a meta alcançada daquele dia. Isso acontece diariamente dentro do mercado. A ilusão de ganhos irreais atrapalha a caminhada do Day-trader.

Padrões
Bruno aponta que é preciso entender os sinais e os padrões de comportamento do mercado: "algo muito interessante é que devido ao fato do mercado ser algo conduzido por uma psicologia, ele repete padrões diariamente. Por isso quando vamos trabalhar o mercado através do gráfico, vemos vários padrões se repetindo dia após dia. Existe uma forma de analise no mercado chamado Price Action (Ação do Preço),que é uma forma de analise universal, ou seja qualquer parte do mundo que opera o mercado financeiro conhece o Price Action, que trabalha em cima de regiões e padrões do mercado, que se repetem".


COMENTARIOS

Mais de Coluna

Artigo

Transformação Compliance

Esse novo movimento tem ganhado força entre os mercados

07 de Novembro de 2019 as 09h25

Artigo

As reformas que temos

A neutralidade acredito que seja o aspecto mais frágil em ambos os projetos

07 de Novembro de 2019 as 09h23

Artigo

A perda de uma chance

O ato de perder muita das vezes desencadeia reações impensadas e imprevisíveis

21 de Outubro de 2019 as 10h49

Artigo

Democracia em construção

Fenômeno democrático ‘é’ enquanto resultado da interpretação daquele que o observa

21 de Outubro de 2019 as 10h47

Artigo

Não é jurídico, nem autoajuda

Sempre que o sol se levantar, levante-se também e vá, lute!

20 de Agosto de 2019 as 20h45

Artigo

As criptomoedas e o Fisco

As autoridades começaram a olhar de perto esse novo modo de se fazer negócios

20 de Agosto de 2019 as 20h40

Artigo

Posso sofrer represálias por filmar uma abordagem policial?

O ato de filmar é legítimo e qualquer pessoa pode fazê-lo, mas desde que o faça sem abuso de direito.

24 de Julho de 2019 as 14h55

Coluna

Coração rompido

Corrupção é o coração rompido do Brasil. Não apenas simbolicamente.

13 de Julho de 2019 as 23h19

Coluna

O mundo oculto das relações

Grande sacada mental é valorizar o que temos e não o que está faltando

13 de Julho de 2019 as 23h15

Artigo

Chore no começo para sorrir no fim

É necessário planejamento, seja no futebol, no trabalho, na faculdade, na família, nos negócios

08 de Julho de 2019 as 12h03

Artigo

Divórcio impositivo

A Emenda Constitucional prevê o divórcio como um direito do Cidadão

08 de Julho de 2019 as 12h01

Artigo

Inteligência emocional para adolescentes

O castigo não funciona porque coloca o jovem em posição de vítima, o que não contribui para o desenvolvimento da autodisciplina

04 de Julho de 2019 as 14h29

Artigo

Intimação por WhatsApp

Está certíssimo, pois é mais um mecanismo rápido de expansão de acesso à justiça

24 de Junho de 2019 as 10h54

Coluna

Lucas do Rio Verde: Investir para crescer

Uma pequena grande cidade no centro-norte de Mato Grosso. Prestes a completar 31 anos de emancipação político-administrativa, Lucas do Rio Verde traz na sua história grandes conquistas e títulos.

11 de Junho de 2019 as 21h07

Artigo

Organizar é Preciso

Cada negócio, família ou empresa possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e estudadas de forma aprofundada para traçar as melhores estratégias sejam elas sucessórias, tributárias ou empresariais

04 de Junho de 2019 as 09h40

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Qual é sua opinião sobre o trancamento da pauta pela Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde?

A Favor

Contra

Parcial
veja +

COTAÇÃO