Artigo

Dicas para vender mais

Uma das coisas mais valorizadas pelo cliente é a economia do tempo dele

Fonte: Luiz Vicente | Mídia News
10 de Dezembro de 2019 as 14h 30min

Chegou a melhor época do ano para vendas, período em que o movimento nas lojas está prestes a crescer com a proximidade do Natal, festividades de Fim de Ano e do Ano Novo. Muita gente se esquece que neste período acontecem outros eventos que otimizam a nossa venda e o aumento de faturamento além do Natal e do Reveillon.

É momento de confraternizações, festa da empresa, formaturas, amigo oculto e outros. Enfim, momento de oportunidades. Confira algumas dicas para aproveitar o melhor período do ano para se destacar e faturar mais.

Atendimento. Não adianta, essa ainda é a maior vantagem competitiva que uma loja pode ter. E nessa época, se torna ainda mais importante. Todos já conhecemos como ficam os “salões” de vendas nesse período. E acaba sempre no mesmo problema da época que é a famosa “correria”, ou seja, vendedores sobrecarregados, atendendo mais de um cliente ao mesmo tempo, lojas lotadas, filas, desorganização, um verdadeiro caos. Pense nesse cenário e faça o máximo para ajudar e atender bem o seu cliente.

Uma das coisas mais valorizadas pelo cliente em especial neste período é a economia do tempo dele. E o bom atendimento combina com agilidade, pois, além de fazer o cliente perceber o diferencial da empresa e do profissional de vendas, ainda nos permite atender mais clientes em menos tempo.

Porém, é importante o profissional entender que agilidade não é correria durante o processo de vendas, nem de qualquer jeito, sem dedicação e entusiasmo. Cliente quer mais rápido, mas com qualidade de atendimento.

Exponha e destaque nas suas vitrines e pontos de venda os seus melhores produtos e ofertas que a loja tem para oferecer. As vitrines são o primeiro passo para as vendas e é a melhor forma para atrai os clientes para dentro da loja.

Muitos varejistas, neste período, tomam a decisão equivocada e destacam em suas vitrines e nos seus pontos de venda os seus produtos encalhados, achando que será uma boa estratégia para vende-los. Crie outra estratégia para esses produtos, como oferta de desconto, por exemplo.

Falando em estratégia, não podemos nos esquecer de um dos “Ps” mais famosos do marketing, e que é importantíssimo quando se trata em atração de clientes, a promoção.  Lembrando que quando falamos promoção no marketing isso não quer dizer desconto. São coisas distintas e diferentes, por isso, não podemos confundir os dois.

A promoção é uma ação estratégica que coloca a loja em evidência, promove a marca e alavanca a venda de determinado produto. Já o desconto, o “queridinho” dos vendedores e clientes, é apenas subtrair parte do preço.

Desconto é fácil de usar, mas também é fácil de se copiar, é uma solução de curto prazo que atinge em cheio a lucratividade. Por isso, é importante a gestão financeira e econômica antes de sair tomando decisões que possam comprometer o caixa da empresa.

Outra dica importante é pensar na sua estrutura e equipe de apoio ou back office. Vendas é um serviço, portanto tem pessoas e processos envolvidos.

Sendo assim, neste período, para suportar o aumento da demanda e do volume de vendas talvez seja necessária uma equipe de apoio maior de caixa, entregadores, empacotador e etc.

Além disso, pensar em tudo no que  se refere aos processos, equipamentos, sistemas, máquinas de cartão, sacolas, papel presente e outros insumos.

Feliz Natal e Boas Venda$!

LUIZ VICENTE DORILEO DA SILVA – “SHIPU” é palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing.


COMENTARIOS

Mais de Coluna

Artigo

A crise vai passar

As primeiras projeções preveem uma recuperação tímida ainda no segundo semestre e uma alavancada da economia em 2021.

07 de Abril de 2020 as 09h29

Artigo

Mercado Imobiliário e o Novo Momento

Todo mundo está se perguntando: e agora? O que vai acontecer na economia? A única certeza que temos nesse momento é a incerteza.

27 de Março de 2020 as 13h41

Artigo

O Compliance e o Direito Societário

A atuação jurídica no compliance envolve dentre outras coisas, a assessoria, orientação e elaboração de organização societária

20 de Fevereiro de 2020 as 16h26

Artigo

O Pior já passou por Ramiro Azambuja

Os últimos cinco anos foram difíceis para o setor de construção civil e mercado imobiliário em todo o país, mas 2020 começa com ares e indicadores otimistas.

09 de Fevereiro de 2020 as 22h54

Artigo

A hegemonia do etanol, por Marino Franz

O consumo interno de etanol continua crescendo, mesmo com a alta nos preços registrada neste início de ano

03 de Fevereiro de 2020 as 10h43

Artigo

Privilégio fiscal e a verdade sobre o “aumento dos preços”

Você sabia que em Mato Grosso empresas do mesmo setor, como por exemplo, do comércio, tinham incentivos fiscais diferentes?

20 de Janeiro de 2020 as 22h45

Artigo

Nova regra do ICMS em MT a partir de 01/01/2020

O nome já diz “guerra fiscal”, pois praticamente impossível a aprovação de um incentivo pelo Confaz, então os Estados (todos) passaram a conceder incentivos ao arrepio da lei.

21 de Dezembro de 2019 as 21h29

Artigo

Pacote Anicrime: Legitima Defesa aos Agentes de Segurança Pública

“Observados os requisitos previstos no caput deste artigo, considera-se também em legítima defesa o agente de segurança pública que repele agressão ou risco de agressão a vítima mantida refém durante a prática de crimes.”

09 de Janeiro de 2020 as 13h44

Artigo

Nova Lei de Abuso de Autoridade entrou em vigor

Há uma infinidade de punições previstas na lei de abuso de autoridade, sendo elas desde perda ou afastamento do cargo, quanto a indenizações cíveis e penas restritivas de direitos

07 de Janeiro de 2020 as 00h01

Artigo

Novidades da Lei 13.964/19 e Recompensa a Informantes

Agora qualquer cidadão (informante) que tiver acesso a informações que relatar informações consistentes que levem a recuperação do produto do crime contra a administração pública poderá ter como recompensa até 5% do valor recuperado.

07 de Janeiro de 2020 as 23h48

Carreira

10 características de um bom líder – que os líderes ruins não têm

Gestores fortes dividem a autoridade,falam obrigado e assumem seus erros

07 de Janeiro de 2020 as 15h46

Artigo

O inevitável processo civilizatório

A vida vai acrescentando coisas e desejos à nossa existência

10 de Dezembro de 2019 as 14h34

Artigo

Avanço na recuperação judicial

Lei também beneficia produtores que tenham atuado como pessoas físicas

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Artigo

Transformação Compliance

Esse novo movimento tem ganhado força entre os mercados

07 de Novembro de 2019 as 09h25

Artigo

As reformas que temos

A neutralidade acredito que seja o aspecto mais frágil em ambos os projetos

07 de Novembro de 2019 as 09h23

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO