Performace Bond

Do combate à corrupção com o seguro-garantia nas execuções de contratos públicos e no pensamento de Modesto Carvalhosa

Funciona como uma espécie de seguro-garantia utilizada no Direito Administrativo como forma de assegurar a plena execução contratual do Poder Público com empreiteiras.

10 de Outubro de 2018 as 15h 42min

Foi apresentado no evento do Concipe realizado em Sinop, 22/09/2018, o trabalho do parlamentar, candidato à deputado estadual pelo Estado do Mato Grosso, Ícaro Francio Severo e de seu orientador, professor de Direito Norton Maldonado Dias sobre o Projeto de Lei n. 039, de 12 de Abril de 2018, que tramita na Casa de Leis do Município, tratando-se, inclusive, de um projeto que pode ser proposto por outros Municípios no combate contra a corrupção no Estado de Mato Grosso. 

A proposta obriga a utilização do seguro-garantia nas execuções de contratos públicos de obras e de fornecimento de bens ou de serviços, de modo que qualquer irregularidade ou demora durante a execução do contrato público poderá ser indenizado ou, havendo desvios, restituído pela Seguradora em favor dos cofres públicos, evitando eventuais prejuízos para a população, trata-se do denominado "Seguro Anticorrupção".

O modelo já é aplicado em outros países como Canadá e Inglaterra e nos Estados Unidos já possui um histórico de mais de cem anos, tratando-se da intitulada “Performace Bond”.

No Brasil, em que pese exista previsão desses seguros na Legislação Federal, o atual regime não obriga a utilização de seguro-garantia nas contratações com a Administração Pública, Art. 56, §1º, II da Lei n. 8666/93:

Art. 56. A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.  § 1º Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia: [...] II - seguro-garantia;

A seguradora responsável pelo seguro de “Performance Bond” é que fiscalizará a boa execução e o cumprimento dos prazos da obra, reportando-se sempre à administração pública. Caso contrário, estaria ela obrigada a indenizar à Administração Pública.

O jurista Modesto Carvalhosa, com vinte anos dedicados ao estudo da corrupção e considerado uma das maiores autoridades jurídicas no assunto, afirma, publicamente, que o modelo “Performance Bond”, praticado nos Estados Unidos, corresponde a solução para o fim da corrupção no Brasil (fonte: http://opovocomanoticia.blogspot.com.br/2016/03/jurista-defende-performance-bond-como.html. Acessado em: 03/04/2018).

Em que pese não se refute as origens culturais da corrupção dentro da sociedade, os estudos se baseiam na proteção da expressividade dos valores envolvidos nas execuções de obras e na prestação de serviços públicos.

Esta iniciativa por vereadores municipais está amparada em decisão Judicial, com jurisprudência que afirma que os vereadores têm competência para legislar sobre licitações e contratos no âmbito de seus respectivos Municípios, trata-se do entendimento do Supremo Tribunal Federal no RE n. 423560 MG, Relator: Min. Joaquim Barbosa (29/05/2012, Segunda Turma, Data de Publicação: ACÓRDÃO ELETRÔNICO DJe-119 DIVULG 18-06-2012 PUBLIC 19-06-2012)

Por isso a tese vem sendo adotada nas mais diferentes searas parlamentares, dentre as quais, Câmara Municipal de João Pessoa/PB, de autoria do vereador Bruno Farias (PPS); Câmara Municipal de Manaus/AM, de autoria do vereador Luis Mitoso (PSD); Câmara Municipal de São Paulo/SP, com o PL nº 96/2018 de autoria do vereador Fernando Holiday (DEM); Câmara Municipal de Itaquaquecetuba/SP, de autoria do vereador Carlos Alerto Santiago (PSD); Câmara Municipal de Rio Branco/AC pelo vereador Roberto Duarte (PMDB); Câmara Municipal de São José do Rio Preto/SP, cujo PL do vereador Jean Dornelas (PRB) está em tramitação; Câmara Municipal de Salvador/BA, através do PL nº 74/2018 do vereador Cezar Leite (PSDB); Câmara Municipal de Americana/SP, de autoria do vereador Rafael Macris (PSDB); entre outras Casas de Leis de outros Municípios.

O Projeto de Lei n. 039, de 12 de Abril de 2018, que regulamenta a Performace Bond para o Município de Sinop e que foi apresentado no Concipe deste ano pelo parlamentar Ícaro Frâncio Severo, candidato a Deputado Estadual, e o seu assessor e orientador, professor de Direito Norton Maldonado Dias, encontra-se ainda em tramitação na Câmara Municipal de Sinop, aguardando a deliberação e pode ser usado para proposições legislativas em diversos municípios do Estado do Mato Grosso.


Fonte: Norton Maldonado Dias

COMENTARIOS

Mais de Coluna

Artigo

O gosto do seu cliente

Não parametrize seu cliente através dos seus gostos ou preferências

23 de Abril de 2019 as 21h59

Artigo

O povo deveria julgar os acusados de crimes de corrupção

É uma forma democrática de reforço à participação popular no exercício do poder jurisdicional do Estado

23 de Abril de 2019 as 21h56

Artigo

O povo deveria julgar os acusados de crimes de corrupção

É uma forma democrática de reforço à participação popular no exercício do poder jurisdicional do Estado

23 de Abril de 2019 as 21h56

Artigo

Direito à liberdade de expressão nas redes sociais: quais os limites?

Direito Digital, Civil e Penal

11 de Abril de 2019 as 14h04

Artigo

O agronegócio e as recuperações judiciais

A agro é setor que mais apresentou pedidos de recuperação judicial

04 de Abril de 2019 as 09h51

Artigo

Lei Kandir e Funrual, o futuro do agro brasileiro

É preciso refletir sobre o efeito colateral das iminentes mudanças

04 de Abril de 2019 as 09h50

Artigo

Por que o INSS nega tantos benefícios?

Quais são seus direitos e as possíveis soluções?

29 de Março de 2019 as 17h10

Artigo

Redução de impostos em medicamentos

O Carf julgou o recurso de um hospital do Distrito Federal, que pedia o direito à reduzir o valor a ser pago do Pis e Cofins

29 de Março de 2019 as 09h20

Artigo

Propósito de vida

Mudanças são necessárias, mas não devem envolver pesar ou sofrimento

24 de Março de 2019 as 10h28

Artigo

Depressão e sexualidade

A saúde mental e física andam sempre juntas e não podem serem separadas

24 de Março de 2019 as 10h27

Artigo

Embriaguez, seguro e indenização

Embriaguez pode afastar a obrigação de indenização pelo sinistro

24 de Março de 2019 as 10h25

Artigo

A síndrome do sabichão

Enquanto você continuar se achando o

24 de Março de 2019 as 10h22

Artigo

Artigo: Além dos fenômenos espirituais

Sempre será válido buscar um grupo de estudos dentro de um sério núcleo espírita

13 de Março de 2019 as 10h08

Artigo

Artigo: Inadimplência no condomínio

Protesto de boletos vencidos é uma prática adotada e válida

13 de Março de 2019 as 10h06

Artigo

Artigo: Novo Incra: a salvação da lavoura

O Agro faz a diferença não só na balança comercial brasileira

13 de Março de 2019 as 10h04

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você concorda com a decisão do TRE que cassou o mandato da senadora Selma Arruda?

Sim

Não

Parcial
veja +

COTAÇÃO