Artigo

É tempo de fazer mais

A eleição ficou para trás, mas os compromissos permanecem

Fonte: Carlos Fávaro | Mídia News
16 de Novembro de 2020 as 14h 22min

Preciso me dirigir ao povo de Mato Grosso para, mais uma vez, expressar minha profunda e sincera gratidão pela confiança renovada. Agradeço especialmente a cada um dos 371.857 eleitores que votaram em mim e confirmaram minha permanência no Senado pelos próximos seis anos. Muito além da gratidão, no entanto, reafirmo aqui o meu compromisso: continuar sendo o senador de todos os mato-grossenses e de todo o estado de Mato Grosso. Sem distinção de região, de município, de setor econômico.

Mato Grosso já tem e continuará tendo em Carlos Fávaro um homem que trabalha muito, ouve muito, busca sempre o melhor e, se preciso, compra as brigas necessárias pelo desenvolvimento socioeconômico deste estado abençoado.

A eleição ficou para trás. Ficaram para trás as campanhas, os conflitos entre candidaturas. Mas os compromissos permanecem. A partir desta semana, meu foco volta a estar 100% nas atividades do Senado Federal – que eu não deixei de lado durante o período eleitoral, diga-se de passagem. Compareci a todas as sessões e fiz questão de cumprir todas as minhas atribuições como parlamentar.

Agora, com a confirmação do meu mandato nas urnas, retomo os temas mais relevantes para construirmos juntos o Mato Grosso que queremos. Eu tive apenas sete meses no Senado até agora e, nesse meio tempo, cheguei a ir para a UTI, devido à Covid-19 – doença cujo poder devastador tomou conta da pauta em quase todo o período e vai continuar tomando, até que realmente tenhamos mais certeza sobre o terreno que pisamos.

Mesmo assim, seguimos em busca das realizações necessárias para o desenvolvimento de Mato Grosso. Em primeiro lugar, a logística. Já estamos atuando para desenrolar as três ferrovias que vão mudar para sempre a nossa História: a extensão da Ferronorte, a construção da Fico e da Ferrogrão. E também vamos atuar na questão das rodovias, para a conclusão urgente das obras de duplicação da BR-163 e de pavimentação da BR-158, além da BR-174 e da BR-242.  

Em segundo lugar, as reformas estruturantes: é necessário aprovar uma reforma administrativa que realmente garanta mas eficiência na prestação dos serviços públicos, sem prejuízo a direitos adquiridos e aos serviços essenciais. Também precisamos simplificar nosso sistema tributário, garantindo a estados como Mato Grosso o direito de continuar dispondo de ferramentas tributárias para redução dos gaps estruturais e atração de novos investimentos.

Precisamos viabilizar a industrialização da nossa produção. De um jeito novo, moderno, alinhado aos interesses dos mercados internacionais e do jeito que Mato Grosso sabe fazer: com foco na sustentabilidade. Temos tudo para transformar nosso estado no grande carro-chefe da economia verde, um exemplo para o Brasil e para o resto do mundo.

Temos pelo menos quatro fontes de energia renováveis em plena expansão em Mato Grosso: além da hídrica, a solar (fotovoltaica), a biomassa e os combustíveis de origem vegetal – biodiesel (feito da soja) e etanol (de cana ou de milho). Isso sem contar o uso do gás natural. E eu vou trabalhar para que a nossa matriz energética seja cada vez mais diversificada, reduzindo nossos custos e estimulando nossa produção local.

Continuarei tendo a agricultura familiar como prioridade, com especial atenção ao projeto que vai simplificar a regularização fundiária. Assim como a pauta municipalista, com destaque para a reformulação do pacto federativo, garantindo uma distribuição mais justa e bem equilibrada dos recursos, de modo a suprir de forma mais efetiva as carências dos municípios das regiões em desenvolvimento.

No mais, sigo aberto ao diálogo com todos os segmentos, partidos e regiões, sempre com foco no bem maior, que é, em última análise, fazer o melhor por Mato Grosso e pela qualidade de vida de cada morador deste Estado, tanto os mato-grossenses de nascimento quanto os que, como eu, são mato-grossenses de coração, por terem escolhido assim.

Agradeço à minha família, minha esposa Claudineia, minhas filhas Rafaela e Beatriz, pela força, perseverança e paciência para enfrentar tantos desafios comigo. Faço um agradecimento especial a Lucas do Rio Verde, cidade pujante que me acolheu quando não éramos nada – e que eu nunca vou abandonar, porque Lucas é parte da minha história e está gravada a fogo em meu coração.

A toda a militância dos partidos da nossa coligação: PSD, PP, MDB, PV e PTB; às nossas equipes, aos profissionais, aos voluntários, a cada cabo eleitoral, meu reconhecimento e gratidão. Aos meus suplentes, Margareth Buzetti e José Lacerda, que se agigantaram nesse período eleitoral e certamente dividirão comigo a responsabilidade pelo mandato: não há palavras para descrever minha admiração e respeito pela dedicação, comprometimento e seriedade dessas pessoas. Gratidão é pouco: temos uns com os outros uma dívida de vida.

Nosso maior apoiador, o governador Mauro Mendes, por ter acreditado em nossa atuação, juntamente com a primeira-dama Virgínia Mendes, que empenhou seu nome e sua imagem para nos apoiar, nossa profunda gratidão. Assim com tantos colegas e amigos, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores, candidatos, lideranças, representantes de instituições... foram tantos apoios que seria impossível citar nominalmente cada um em um texto tão curto.

E agradeço sobretudo a Deus, pelas oportunidades que sempre colocou em meu caminho e pelos desafios que me deu forças para superar. Sem Deus, não seríamos absolutamente nada. Vamos juntos, seguir pelos próximos seis anos de acordo com o ensinamento do meu pai, João Eden: levantar muito cedo, falar o mínimo necessário, trabalhar muito e fazer sempre o melhor. E fazer sempre mais. Por Mato Grosso!

Carlos Fávaro é senador da República por Mato Grosso.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Coluna

Artigo

Quando é a Black Friday?

As lojas têm sede de vender e os clientes querem bons produtos a preços relativamente baixos

15 de Outubro de 2020 as 14h35

Artigo

LGPD entra em vigor após muitos anos de discussões

Entrou vigor no último mês de setembro a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Após quase uma década de concepção e disputas para ser criada, a legislação regulamenta o tratamento de dados pessoais por parte de empresas públicas e privadas.

15 de Outubro de 2020 as 10h26

Artigo

A LGPD e a responsabilidade das empresas

Nunca foi tão importante saber como as pessoas pensam, se expressam e se comportam

07 de Outubro de 2020 as 20h06

Artigo

Taxa Selic e o mercado imobiliário

Pela nona vez consecutiva a taxa Selic foi reduzida, atingindo o índice de 2%, o menor patamar histórico do Brasil

19 de Agosto de 2020 as 16h51

Artigo

Lucas do Rio Verde: Uma grande cidade, feita de suor e coragem

Esses 32 anos só nos mostram o potencial de crescimento que ainda existe na região.

06 de Agosto de 2020 as 14h48

Artigo

Ferrogrão: do sonho à realidade

Entre as vantagens estão a capacidade de carga dos trens, menor custo em grandes distâncias, maior segurança em relação ao rodoviário, menor frete, entre outros fatores

06 de Agosto de 2020 as 14h41

Artigo

Aceleração digital e os impactos nos negócios

A internet permite que se tenha acesso a todos os produtos e serviços e instituiu, nos últimos três meses, novas formas de trabalho e atendimento das demandas nos negócios.

24 de Julho de 2020 as 13h49

Artigo

Doem alimentos: restaurantes, lanchonetes, hotéis, padarias, etc

Empresas, no final do dia, simplesmente descartavam sobras no lixo

09 de Julho de 2020 as 08h32

Artigo

Eleições 2020 - Não haverá coligação para candidatos a vereador?

Neste ano eleitoral a grande mudança a ser implantada é que não haverá coligação nas candidaturas proporcionais, ou seja, para vereadores. Leia o texto e entenda no essa mudança implica.

02 de Julho de 2020 as 13h40

Artigo

Trabalho, responsabilidade e transparência no combate à COVID-19

Os casos aumentaram e as medidas que tomamos nos últimos 15 também foram duras, mas entendemos que foram acertadas

02 de Julho de 2020 as 07h06

Artigo

O futuro de Mato Grosso é o etanol

Mato Grosso representa a maior área cultivada do país, com 5,4 milhões de hectares

01 de Julho de 2020 as 08h56

Artigo

A retomada da economia vem do agro

O agronegócio será o único setor a ter crescimento positivo no ano, com projeção de 2,5%, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.

22 de Junho de 2020 as 16h10

Artigo

Advogado tributarista revela o motivo que levou mais de 780 mil empresas à falência no Brasil durante a pandemia da covid-19

O advogado tributarista e empreendedor Eliézer Marins analisa os reais motivos que têm levado milhares de empresas durante a quarentena e a pandemia da covid-19.

22 de Junho de 2020 as 15h41

Artigo

A burocracia exacerbada nos Cartórios de Registro de Imóveis de MT

Muitas vezes o cidadão que necessita transmitir a propriedade imobiliária ou desmembrar seu imóvel e se depara com tais pendências de impossível solução

22 de Junho de 2020 as 15h31

Artigo

Aos nossos super-heróis de carne e osso

São seres humanos que se alegram com uma vida salva, se preocupam e se dedicam a cada paciente.

03 de Junho de 2020 as 11h01

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO