Artigo

Educando para a vida

Ao delinear a política educacional para Mato Grosso, os gestores públicos devem focar visões macro do contexto

Fonte:Fonte: Romildo Gonçalves
12 de Setembro de 2018 as 07h 55min

O dia em que governantes e gestores públicos focarem a educação ambiental como tema transversal de maneira intrinsecamente a educação formal certamente tudo mudará para melhor no planeta terra. A lógica da lógica, da vida seguramente será outra. Pena que nem todos pensam assim.

Tudo o que somos, vivemos e vivenciamos no espaço físico depende diretamente do meio ambiente, pena que nem todos sabem disso. Dizem que o meio ambiente é tudo! e é. , penas que nem todos seres humanos pensam assim.

Para que a natureza possa nos proporcionar a vida que queremos, é fundamental que tenhamos com ela a mesma complacência e respeitabilidade, que ela nos proporciona. No entanto, para muitos essa lógica não tem lógica.

Se seguissemos a lógica com bom senso, nós seres humanos tivéssemos o mínimo conhecimento da dinâmica da vida, para entendê-la, compreendê-la, aliando-se a isto o que significa o Ar, a Água, a Terra, o Fogo, Compreendendo sua função, importância...

Como elementos básicos de origem, evolução, sustentação e perpetuação da vida, sobre os quais, ainda sabemos muito pouco, o mundo seria bem mais saudável.

No início do século passado, Albert Einstein, já questionava: Por que estamos tão pouco felizes com esta maravilhosa ciência aplicada que economiza trabalho e torna a vida mais fácil? E respondia a si mesmo, alegando que era simples a resposta “porque ainda não aprendemos a nos servir dela com bom senso”.

Ao delinear a política educacional para o Estado de Mato Grosso, incluindo nesse contexto a educação ambiental, como fator de formação humana, os gestores públicos devem focar visões macro do contexto, não esquecendo a sua plenitude.

Elencar visão holística apontando questões de áreas específicas, não esquecendo o todo na sua essência, é o caminho. Fomentar ações educativas comprometidas com a preservação da vida e com desenvolvimento sustentado para atuar no meio rural mirando a economia, o social, o ambiental...

Interagindo racionalmente ao meio ambiente, conversando, preservando e adotando medidas para o controle do fogo florestal, dos recursos hídricos, produção agrícola, desvendando ações conflitantes em curso no dia-a-dia...

Nesse e por esse viés, voga o presente, com raciocínio logico seguro e sustentável na correção de incongruências. Executar política ambiental com sustentabilidade é também dever basilar dos poderes constituídos e fundamentalmente dos gestores públicos.

Capacitar produtores rurais, madeireiros, ribeirinhos, assentados, Indígena, Quilombolas... Será o “viés” da política ambiental para diminuir impactos ambientais no estado e no país. Em sintonia fina para o entender e atender nuance ambientais como princípios básicos da evolução humana.

Fundamentar os princípios da racionalidade da razoabilidade... Para contribuir de maneira segura e sustentável mirando o “preservar produzindo e o produzir preservando”, é o caminho como condição primeira de qualidade de vida e de vida com qualidade, assegurando sua sustentabilidade.

Focar ações e atividades entre instituições de maneira dinâmica fazendo acontecer à educação ambiental, permitindo a formação cidadã o uso harmônico do meio ambiente é missão alvissareira das, e para as pessoas que a gestam a coisa pública!

ROMILDO GONÇALVES é biólogo.


COMENTARIOS

Mais de Coluna

Artigo

Mercado Imobiliário e o Novo Momento

Todo mundo está se perguntando: e agora? O que vai acontecer na economia? A única certeza que temos nesse momento é a incerteza.

27 de Março de 2020 as 13h41

Artigo

O Compliance e o Direito Societário

A atuação jurídica no compliance envolve dentre outras coisas, a assessoria, orientação e elaboração de organização societária

20 de Fevereiro de 2020 as 16h26

Artigo

O Pior já passou por Ramiro Azambuja

Os últimos cinco anos foram difíceis para o setor de construção civil e mercado imobiliário em todo o país, mas 2020 começa com ares e indicadores otimistas.

09 de Fevereiro de 2020 as 22h54

Artigo

A hegemonia do etanol, por Marino Franz

O consumo interno de etanol continua crescendo, mesmo com a alta nos preços registrada neste início de ano

03 de Fevereiro de 2020 as 10h43

Artigo

Privilégio fiscal e a verdade sobre o “aumento dos preços”

Você sabia que em Mato Grosso empresas do mesmo setor, como por exemplo, do comércio, tinham incentivos fiscais diferentes?

20 de Janeiro de 2020 as 22h45

Artigo

Nova regra do ICMS em MT a partir de 01/01/2020

O nome já diz “guerra fiscal”, pois praticamente impossível a aprovação de um incentivo pelo Confaz, então os Estados (todos) passaram a conceder incentivos ao arrepio da lei.

21 de Dezembro de 2019 as 21h29

Artigo

Pacote Anicrime: Legitima Defesa aos Agentes de Segurança Pública

“Observados os requisitos previstos no caput deste artigo, considera-se também em legítima defesa o agente de segurança pública que repele agressão ou risco de agressão a vítima mantida refém durante a prática de crimes.”

09 de Janeiro de 2020 as 13h44

Artigo

Nova Lei de Abuso de Autoridade entrou em vigor

Há uma infinidade de punições previstas na lei de abuso de autoridade, sendo elas desde perda ou afastamento do cargo, quanto a indenizações cíveis e penas restritivas de direitos

07 de Janeiro de 2020 as 00h01

Artigo

Novidades da Lei 13.964/19 e Recompensa a Informantes

Agora qualquer cidadão (informante) que tiver acesso a informações que relatar informações consistentes que levem a recuperação do produto do crime contra a administração pública poderá ter como recompensa até 5% do valor recuperado.

07 de Janeiro de 2020 as 23h48

Carreira

10 características de um bom líder – que os líderes ruins não têm

Gestores fortes dividem a autoridade,falam obrigado e assumem seus erros

07 de Janeiro de 2020 as 15h46

Artigo

O inevitável processo civilizatório

A vida vai acrescentando coisas e desejos à nossa existência

10 de Dezembro de 2019 as 14h34

Artigo

Avanço na recuperação judicial

Lei também beneficia produtores que tenham atuado como pessoas físicas

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Artigo

Dicas para vender mais

Uma das coisas mais valorizadas pelo cliente é a economia do tempo dele

10 de Dezembro de 2019 as 14h30

Artigo

Transformação Compliance

Esse novo movimento tem ganhado força entre os mercados

07 de Novembro de 2019 as 09h25

Artigo

As reformas que temos

A neutralidade acredito que seja o aspecto mais frágil em ambos os projetos

07 de Novembro de 2019 as 09h23

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO