Artigo

Gerenciamento do tempo de alta performance

A realização dos seus sonhos depende da forma como você gerencia o seu tempo

04 de Junho de 2019 as 09h 38min

É enorme o número de pessoas que fracassam na realização dos seus sonhos, mas por que isso acontece? Por que as pessoas não conseguem realizar os seus sonhos? Qual é o motivo para tantas frustrações? Creio que muitos indivíduos não conseguem chegar ao seu destino traçado, devido à falta ou carência no gerenciamento do tempo.

O imperador francês Napoleão Bonaparte (1769-1821), disse: “Há ladrões que não se castigam, mas que nos roubam o mais precioso: o tempo”. Quais seriam os nossos ladrões de tempo? O ladrão do tempo seria tudo aquilo que mina a sua força, rumo à concretização dos objetivos. É muito importante que você faça uma autoavaliação da sua vida e detecte todos os seus “ladrões” do tempo, tanto do passado, como do presente, com a finalidade de organizar o tempo e dar mais qualidade a ele.

Para dar uma maior ênfase nessa temática, é fundamental conhecermos alguns dos possíveis inimigos da boa gestão do tempo. Seguem alguns exemplos de atividades que se forem utilizados em excesso, no nosso cotidiano, podem adiar ou até acabar com os nossos sonhos, são eles: WhatsApp, Instagram, Facebook, e outras redes sociais, assistir séries da Netflix e novelas, gastar muito tempo em academia, conversas desnecessárias, excesso de sono, enfim. Portanto, tudo o que é feito exageradamente, e realizado sem planejamento e equilíbrio, com certeza pode afetar a sua performance do tempo.

Vou apresentar uma técnica que utilizo há muitos anos e tem me ajudado a cumprir às minhas metas. Chamo a técnica de Gerenciamento de Tempo. Você já percebeu que quando você recebe uma notícia de que amanhã você tem provas na escola ou faculdade, ou algum trabalho a realizar, o seu cérebro parece que liga um turbo e você começa a concentrar, e processa as atividades mais rapidamente? Quando o seu chefe afirma que precisa receber um relatório daqui a uma hora, os efeitos no cérebro são os mesmos, ou seja, uma alta carga de pressão, estresse, medo, motivação, etc.

Por que não utilizar essa mesma técnica constantemente na sua vida? Vou explicar: coloque na descrição da agenda do seu celular, a seguinte mensagem: “Estou conseguindo atingir a minha meta?”, e a cada trinta minutos repita o mesmo procedimento, chamo isso de um ciclo. Ative o som da agenda para tocar com a mensagem acima e desligue o som de ligações e aplicativos do celular. Resumindo: Nós teremos uma carga maior de concentração a cada trinta minutos de trabalho, estudo, ou qualquer outra atividade que desejamos realizar. Ao final do dia você perceberá que o dia foi produtivo e que conseguiu vencer os desafios.

Um detalhe relevante é colocar dentro do seu cronograma de trabalho e estudos, um momento para descanso, em outras palavras, reservar de cinco a dez minutos a cada dois ciclos, ou seja, uma hora. Isso fará com o seu cérebro descanse um pouco e logo retorne com motivação para realização das demandas.

Repita a técnica para quaisquer tarefas que deseja realizar da sua vida, aplique esse procedimento como algo prioritário, pois logo esse método estará impregnado na sua rotina. Tenho a certeza de que com essa atitude a sua procrastinação será espantada e não fará mais parte da sua vida.

Quer melhorar a sua performance no quesito tempo de produtividade? Quer ser uma pessoa mais produtiva e que gerencia com equilíbrio e racionalidade o seu tempo? Essas características são importantes no contexto pessoal e corporativo em que vivemos, onde prevalecem altos índices de desemprego e falta de oportunidades. Enfim, o meu desejo é que a partir de hoje, você seja uma pessoa mais proativa, equilibrada e feliz, e que tenha uma excelente gestão de tempo.

FRANCISNEY LIBERATO BATISTA SIQUEIRA é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.


Fonte: Mídia News

COMENTARIOS

Mais de Coluna

Coluna

Lucas do Rio Verde: Investir para crescer

Uma pequena grande cidade no centro-norte de Mato Grosso. Prestes a completar 31 anos de emancipação político-administrativa, Lucas do Rio Verde traz na sua história grandes conquistas e títulos.

11 de Junho de 2019 as 21h07

Artigo

Organizar é Preciso

Cada negócio, família ou empresa possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e estudadas de forma aprofundada para traçar as melhores estratégias sejam elas sucessórias, tributárias ou empresariais

04 de Junho de 2019 as 09h40

Artigo

Viver bem é uma questão de perspectiva

O que podemos perceber é que, na verdade, a ajuda que necessitamos só pode partir de nós mesmos

04 de Junho de 2019 as 09h36

Artigo

Foro Privilegiado de mãe

Que os nossos filhos consigam entender nossas ausências e o nosso trabalho

12 de Maio de 2019 as 11h14

Artigo

"Eu fui perseguida desde o dia do registro da minha candidatura"

Senadora do PSL questiona voto de relator, diz que processo tem nulidades e que será absolvida no TSE

06 de Maio de 2019 as 10h16

Entrevista

A reforma trabalhista reduziu as "aventuras jurídicas", diz juíza

A juíza Dayna Lannes Andrade apontou os pontos positivos e negativos da reforma, em vigor há um ano

01 de Maio de 2019 as 10h55

Artigo

O gosto do seu cliente

Não parametrize seu cliente através dos seus gostos ou preferências

23 de Abril de 2019 as 21h59

Artigo

O povo deveria julgar os acusados de crimes de corrupção

É uma forma democrática de reforço à participação popular no exercício do poder jurisdicional do Estado

23 de Abril de 2019 as 21h56

Artigo

O povo deveria julgar os acusados de crimes de corrupção

É uma forma democrática de reforço à participação popular no exercício do poder jurisdicional do Estado

23 de Abril de 2019 as 21h56

Artigo

Direito à liberdade de expressão nas redes sociais: quais os limites?

Direito Digital, Civil e Penal

11 de Abril de 2019 as 14h04

Artigo

O agronegócio e as recuperações judiciais

A agro é setor que mais apresentou pedidos de recuperação judicial

04 de Abril de 2019 as 09h51

Artigo

Lei Kandir e Funrual, o futuro do agro brasileiro

É preciso refletir sobre o efeito colateral das iminentes mudanças

04 de Abril de 2019 as 09h50

Artigo

Por que o INSS nega tantos benefícios?

Quais são seus direitos e as possíveis soluções?

29 de Março de 2019 as 17h10

Artigo

Redução de impostos em medicamentos

O Carf julgou o recurso de um hospital do Distrito Federal, que pedia o direito à reduzir o valor a ser pago do Pis e Cofins

29 de Março de 2019 as 09h20

Artigo

Propósito de vida

Mudanças são necessárias, mas não devem envolver pesar ou sofrimento

24 de Março de 2019 as 10h28

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você faz uso do sistema Público de Saúde?

Sim

Não – Eu tenho Plano de saúde

Parcial
veja +

COTAÇÃO