Coluna

História de Nobres

Artigo | 14 de Setembro de 2018 as 13h 46min
Assessoria

A cidade de Nobres, está localizada a 120 km da Capital de MT, a região do atual município de Nobres foi ponto de passagem no início do movimento garimpeiro em Mato Grosso, no sentido sul/oeste, que começou em 1.747 entre Cuiabá e Diamantino. Território habitado imemorialmente por povos indígenas da nação Bakairí.

Nobres é uma região riquissíma em belezas naturais. Na Serra do Tombador escondem-se verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza, com inúmeras cachoeiras e grutas, algumas totalmente inexploradas.

Existem sítios arqueológicos de grande valor científico, onde proliferam pinturas e inscrições rupestres, que atestam a antigüidade da vida humana na região. De beleza incomparável é a Lagoa Azul, localizada á 52 km da sede municipal.

No ponto onde situa-se a sede municipal, principiou-se uma povoação chamada de Seis Marias, talvez numa referência aos moldes de divisão de lotes no período provincial - sesmarias. Posteriormente o lugar passou a ser conhecido por Bananal.

O povoado de Nobres recebeu a primeira usina hidrelétrica construída no Estado de Mato Grosso, atualmente desativada, suas ruínas são relíquias do passado recente que fizeram história. 

Clima
O clima em Nobres é equatorial quente e úmido. Período de seca de 5 meses, de maio a setembro. Precipitação média anual de 2.000 mm, com intensidade máxima em janeiro, fevereiro e março. Temperatura média anual de 24º C, maior máxima 38º C, e menor mínima 0º C.

Nobres 
Estado: Mato Grosso
Região: Centro Oeste
Área: 3.892,05 Km
Bioma: Cerrado
População: 15.011 h
CEP: 78.460-000
DDD: (65)

Distâncias
Cuiabá: 120 km
São Paulo:1754 Km
Rio de Janeiro:2157 Km
Brasília: 1273 Km
Municípios vizinhos: Rosário Oeste e Posto Gil.

Eventos
* Aniversário do Município - Dia 01 de Maio.
* Festa Religiosa de Nossa Senhora Aparecida - 12 de Outubro.

Como chegar a Nobres Via aérea:
Vôos domésticos chegam diariamente ao Aeroporto de Várzea Grande. Ele conta com locadoras de veículos, táxi e micro ônibus. A cidade possui uma pista para pouso e decolagem de avião de pequeno porte. Via Rodoviária: para quem vem de carro por Cuiabá, o percurso é de 140 km pela Br 163 passando pelo Municipio de Jangada, ou 90 km, saindo de Cuiabá, passando pelo Municipio de Acorizal pela MT 010, por Rosário Oeste e finalmente Nobres. De ônibus as linhas são feitas pelas empresas TUT, Satélite e Real Norte.

Economia

O município de Nobres experimenta crescente desenvolvimento no setor primário, graças á participação do município na cadeia produtiva do agronegócio ao longo das margens da MT-240 e ainda a participação da piscicultura com a produção e distribuição de alevinos e de peixes para consumo interno e comercialização no mercado externo (intermunicipal). Na agricultura familiar, o município produz uma gama de produtos que incluem banana, abacaxi, manga, coco, maracujá, laranja melancia e outros.

A criação de ovinos, bovinos e caprinos também integra a economia do município.

No setor secundário, as empresas estabelecidas em Nobres industrializam e exportam em larga escala a produção mineral que alimenta o agronegócio através do calcário em suas diferentes variações, desde o dolomítico, agrícola e da indústria cimenteira, de cal, gesso e brita.

Além destes, está em expansão à atividade metalúrgica, de madeira, mobiliários, químicas, de perfumarias e comercial, gerando emprego e renda ao município.

Já no setor terciário, os estabelecimentos comerciais, apesar da crise econômica subsistem, no ramo de gêneros alimentícios, ferragens, materiais de construção, elétrico, de comunicação, eletro eletrônico, de informática, entre outros.

Na prestação de serviços, vale destacar o avanço de restaurantes, lanchonetes, padarias, pousadas, escritórios contábeis, imobiliárias, construtoras, transportadoras coletivas e de cargas; agências de viagem para o turismo; oficinas mecânicas e autoelétricas; clínicas odontológicas; clínicas médicas; hospital privado; escritórios de advocacia; postos de gasolina; escolas privadas; rede bancária; de informática e atividades comerciais diversas.

Mas o município de Nobres está se fortalecendo como uma potência na atividade turística através das visitações turísticas aos mais belos ambientes naturais de Mato Grosso, no âmbito do PA Coqueiral/Quebó.

Mas esse processo de desenvolvimento das atividades turísticas estão acontecendo graças a posições assumidas pelos representantes do “trade turístico” em termos de organização, com a criação de conselhos correlatos, de entrelaçamento entre turismo, cultura, folclore e produção artesanal e mesmo as ações de governo nas mais diversas esferas, voltadas para a melhoria da infraestrutura viária.

No município de Nobres estão localizados atrativos que vão de cachoeiras, cavernas, sítios arqueológicos, portos pesqueiros, locais de mergulho, passeios, trilhas em serra e locais para banhos.

Assim é Nobres, assim está o município de Nobres, com uma área de cerca de 37.000 hectares, pertencente às comunidades indígenas da etnia bakairi nas aldeias de Santana e Nova Canaã.

Cidadania

Ao longo de anos o município de Nobres vem se aperfeiçoando na implantação de políticas públicas tuteladas pelo setor público municipal com origem em programas oriundos do Governo Federal e do Estado. No âmbito municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Cidadania é enfatizada através dos mais diversos programas desenvolvidos pela pasta e que visam preservar os valores de família.

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) são alguns dos serviços exercidos pela área social em consonância com as regras ditadas pelo Governo Federal. Esses programas, os projetos e os benefícios socioassistenciais, materializam as ações da proteção social básica da Política de Assistência Social dirigidas por técnicos em assistência social, psicologia e outros.

O Bolsa Família, estabelecido através da Secretaria Nacional de Assistência Social - SNAS - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com as ações de proteção social básica que se organizam em torno do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que é uma unidade pública estatal e descentralizada da Política de Assistência Social. Cabe ao CRAS duas funções exclusivas: gestão territorial e execução do PAIF.

Aliada a política social, a Prefeitura Municipal de Nobres mantém convênios com repartições e órgãos públicos, federal e estadual, para fornecimento de documentos pessoais, entre os quais, Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho e Alistamento Militar, aglomerados no Centro de Cidadania, à Rua Miranda, bairro Ponte de Ferro – Centro.

Dentro das ações cidadãs implementadas no município estão cursos de formação profissionalizante e mutirões de cidadania, realizados em parceria com entidades ligadas ao “Sistema S” e Secretaria Estadual de Assistência Social.

Dessa forma, o município tem atuação decisiva na validação da Cidadania para a comunidade no território municipal.

Serviços

Secretaria Municipal de Turismo: + 55 (65) 3376-2009;
Centro de Atendimento ao Turista: + 55 (65) 3376-1809;
Prefeitura Municipal de Nobres: + 55 (65) 3376-4200
Aeroporto Intercional V. Grande: + 55 (65) 3614-2500/2511/2611.
Rodoviária de Nobres: + 55 (65) 3376-1465 / 1164 / 1884;
Banco do Brasil: + 55 (65) 3376-1525
Banco Bradesco: + 55 (65) 3376-1611;
Banco Sicredi: + 55 (65) 3376-1945;
Caixa Econômica Federal (lotérica): + 55 (65) 3376-
Policia Militar: + 55 (65) 3376-1019 ou 190
Policia Civil: + 55 (65) 3376-1344 ou 197;
Hospital: + 55 (65) 3376-2812;
Fórum: + 55 (65) 3376-1212;
Conselho Tutelar: + 55 (65) 3376-2704;
Correio: + 55 (65) 3376-1668;

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Quarta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

º

COTAÇÃO