Artigo

O gosto do seu cliente

Não parametrize seu cliente através dos seus gostos ou preferências

23 de Abril de 2019 as 21h 59min

Hoje eu quero falar sobre uma consultoria incrível que está presente no dia a dia da sua empresa e que talvez você esteja a negligenciar. O seu consultor mais “barato”, O SEU CLIENTE! E por que eu falo que é o mais barato? Porque ele está aí na sua empresa com frequência consumindo, satisfeito, insatisfeito, ou querendo algo diferente que o seu negócio, por não saber, não oferece.

E o que você simplesmente pode fazer? Perguntar. E você? Não faz! Fica aí tentando adivinhar o que seria A TAL necessidade do mercado que VOCÊ ainda não conseguiu desvendar que tem minado o seu negócio, sem saber o que fazer para reverter. Você fica aí sozinho, batendo cabeça, sofrendo com os prejuízos acumulados pela tentativa e erro de ideias que ora funcionam, ora não servem para nada.

Então a minha sugestão para você agora é: use essa consultoria tão rica de informações, especializada, barata e que ao mesmo tempo é o alvo que você precisa e quer atingir. Ouça o seu cliente! Eles têm muito a falar para você!

Isso pode ser feito através de uma pequena pesquisa de satisfação, como um formulário entregue a seu cliente com algumas perguntas para que ele responda e devolva a você, um espaço para que ele possa avaliar seus serviços ou produtos.

Existem vários formatos de pesquisas de satisfação que podem ser implementados no seu negócio, sendo aplicados e compilados para que uma vez por semana ou por mês possam ser analisados e medidos com o objetivo de coletar de forma sistematizada algumas informações, como, por exemplo, os pontos fortes da sua empresa, e que talvez possam ser o grande diferencial e segredo do seu negócio.

As pesquisas também servem para identificar rapidamente quais são as falhas que têm acontecido com frequência e que talvez tenham até levado o seu cliente a se desvincular. Convide o seu cliente por meio desta ferramenta a colaborar com sugestões e ideias que poderão edificar a sua empresa.

Use deste instrumento, existem milhares de formulários que poderão lhe servir como modelo nos sites de busca da internet. Este formato é legal, pois lhe permite, como disse acima, analisar com mais precisão e medir a sua evolução a partir dos dados tratados, ou, se não for assim, simplesmente ouça seu cliente, e isso pode ser feito no dia a dia de forma simples e informal, e com certeza você já poderá ter uma visão melhor do seu negócio.

O seu cliente é o seu maior e melhor professor, ele vai ensiná-lo e mostrar como atendê-lo da melhor forma. Você só precisa saber escutar e acolher isso. Nem sempre o que você acha que é excelente significa que é o que o seu cliente quer. Então, não parametrize seu cliente através dos seus gostos ou preferências. NÃO! Em vez disso, entenda do ponto de vista dele, e faça o seu negócio estar ali para servi-lo. Mas, é claro e muito importante, lembre-se que a análise e as respostas a essa demanda devem estar alinhadas com a essência e a identidade do seu negócio.

CYNTHIA LEMOS é psicóloga e coach


Fonte: Cynthia Lemos | Mídia News

COMENTARIOS

Mais de Coluna

Artigo

Foro Privilegiado de mãe

Que os nossos filhos consigam entender nossas ausências e o nosso trabalho

12 de Maio de 2019 as 11h14

Artigo

"Eu fui perseguida desde o dia do registro da minha candidatura"

Senadora do PSL questiona voto de relator, diz que processo tem nulidades e que será absolvida no TSE

06 de Maio de 2019 as 10h16

Entrevista

A reforma trabalhista reduziu as "aventuras jurídicas", diz juíza

A juíza Dayna Lannes Andrade apontou os pontos positivos e negativos da reforma, em vigor há um ano

01 de Maio de 2019 as 10h55

Artigo

O povo deveria julgar os acusados de crimes de corrupção

É uma forma democrática de reforço à participação popular no exercício do poder jurisdicional do Estado

23 de Abril de 2019 as 21h56

Artigo

O povo deveria julgar os acusados de crimes de corrupção

É uma forma democrática de reforço à participação popular no exercício do poder jurisdicional do Estado

23 de Abril de 2019 as 21h56

Artigo

Direito à liberdade de expressão nas redes sociais: quais os limites?

Direito Digital, Civil e Penal

11 de Abril de 2019 as 14h04

Artigo

O agronegócio e as recuperações judiciais

A agro é setor que mais apresentou pedidos de recuperação judicial

04 de Abril de 2019 as 09h51

Artigo

Lei Kandir e Funrual, o futuro do agro brasileiro

É preciso refletir sobre o efeito colateral das iminentes mudanças

04 de Abril de 2019 as 09h50

Artigo

Por que o INSS nega tantos benefícios?

Quais são seus direitos e as possíveis soluções?

29 de Março de 2019 as 17h10

Artigo

Redução de impostos em medicamentos

O Carf julgou o recurso de um hospital do Distrito Federal, que pedia o direito à reduzir o valor a ser pago do Pis e Cofins

29 de Março de 2019 as 09h20

Artigo

Propósito de vida

Mudanças são necessárias, mas não devem envolver pesar ou sofrimento

24 de Março de 2019 as 10h28

Artigo

Depressão e sexualidade

A saúde mental e física andam sempre juntas e não podem serem separadas

24 de Março de 2019 as 10h27

Artigo

Embriaguez, seguro e indenização

Embriaguez pode afastar a obrigação de indenização pelo sinistro

24 de Março de 2019 as 10h25

Artigo

A síndrome do sabichão

Enquanto você continuar se achando o

24 de Março de 2019 as 10h22

Artigo

Artigo: Além dos fenômenos espirituais

Sempre será válido buscar um grupo de estudos dentro de um sério núcleo espírita

13 de Março de 2019 as 10h08

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você acha que Bolsonaro está certo ao contingenciar verbas das Universidades federais?

Sim

Não

Não sei

Parcial
veja +

COTAÇÃO