Artigo

Sonhos e esperanças pro eleitor

A eleição de 2018 virá na esteira de um País naufragado moral, política e economicamente

Fonte:MT Agora - Mídia News
05 de Março de 2018 as 23h 33min

A eleição de 2018 é a 20ª que presencio em Mato Grosso. Começou com a de prefeitos no Mato Grosso de antes da divisão, em 1976, até a deste ano.

A de 2018 será muito diferente de todas, por uma série de razões. Ela vem na esteira de um país naufragado moral, política e economicamente. O eleitor ainda tem na cabeça a memória recente de votar nos candidatos do Partido dos Trabalhadores com a esperança de transformações do País. Aliás, esperadas há décadas. Não virou! Ao contrário. Destroçou o país ruim que se tinha e piorou ao limite.

É este eleitor ferido que chega às urnas de 2018. Em Mato Grosso um ambiente de escândalos, de corrupção e de crises seguidas.

Dito isso, vamos aos cenários da eleição. Não houve preparo para a disputa. Sabia-se que o governador Pedro Taques seria candidato à reeleição. Blairo Maggi também. O mais era especulação. De repente Blairo deixou de ser candidato. Do nada surgiu uma imensa onda de improvisações.

No mínimo desrespeitosa em relação ao eleitor. Candidatos de si mesmo, por si mesmos e para si mesmos. No máximo, candidatos pra grupos próximos com a velha ambição de se dar bem. O bem público não está nesses projetos. De jeito nenhum!

Vamos ao ambiente existente do ponto de vista econômico. Mato Grosso tem perspectivas medidas de crescimento econômico enorme nesses próximos anos. Sua produção agropecuária deve crescer mais de 90% entre 2015 e 2025. Com industrialização. Isso mudará todo o perfil da sociedade, da política e da economia. O mundo está disposto a investir muito na infraestrutura e nos demais setores estaduais. A onda será ótima!

Cadê o planejamento? Tem alguém estudando isso? Claro que não! Tudo é discutido no improviso. Nesses próximos quatro anos haverá mudanças impressionantes e inevitáveis que dependem do planejamento e da política. Nenhum dos dois está preparado. Pior. Não está interessado porque a disputa do poder é só o que interessa a esses grupos que se organizam sem compromisso com o futuro.

Encerro este artigo relatando o que dizem as pesquisas qualitativas existentes. O eleitor quer em 2018 esperança e sonho. São dois ingredientes objetivos que norteiam a vida humana e dependem bastante do Estado.

O eleitor está esperando os nobres e pretensos candidatos dizer-lhes que se lançam ou lançaram pelo bem público olhando pro futuro. Como está, uma vergonha! Os discursos dos candidatos até agora anunciados são pouco mais do que conversa de boteco.


COMENTARIOS

Mais de Coluna

Artigo

Mercado Imobiliário e o Novo Momento

Todo mundo está se perguntando: e agora? O que vai acontecer na economia? A única certeza que temos nesse momento é a incerteza.

27 de Março de 2020 as 13h41

Artigo

O Compliance e o Direito Societário

A atuação jurídica no compliance envolve dentre outras coisas, a assessoria, orientação e elaboração de organização societária

20 de Fevereiro de 2020 as 16h26

Artigo

O Pior já passou por Ramiro Azambuja

Os últimos cinco anos foram difíceis para o setor de construção civil e mercado imobiliário em todo o país, mas 2020 começa com ares e indicadores otimistas.

09 de Fevereiro de 2020 as 22h54

Artigo

A hegemonia do etanol, por Marino Franz

O consumo interno de etanol continua crescendo, mesmo com a alta nos preços registrada neste início de ano

03 de Fevereiro de 2020 as 10h43

Artigo

Privilégio fiscal e a verdade sobre o “aumento dos preços”

Você sabia que em Mato Grosso empresas do mesmo setor, como por exemplo, do comércio, tinham incentivos fiscais diferentes?

20 de Janeiro de 2020 as 22h45

Artigo

Nova regra do ICMS em MT a partir de 01/01/2020

O nome já diz “guerra fiscal”, pois praticamente impossível a aprovação de um incentivo pelo Confaz, então os Estados (todos) passaram a conceder incentivos ao arrepio da lei.

21 de Dezembro de 2019 as 21h29

Artigo

Pacote Anicrime: Legitima Defesa aos Agentes de Segurança Pública

“Observados os requisitos previstos no caput deste artigo, considera-se também em legítima defesa o agente de segurança pública que repele agressão ou risco de agressão a vítima mantida refém durante a prática de crimes.”

09 de Janeiro de 2020 as 13h44

Artigo

Nova Lei de Abuso de Autoridade entrou em vigor

Há uma infinidade de punições previstas na lei de abuso de autoridade, sendo elas desde perda ou afastamento do cargo, quanto a indenizações cíveis e penas restritivas de direitos

07 de Janeiro de 2020 as 00h01

Artigo

Novidades da Lei 13.964/19 e Recompensa a Informantes

Agora qualquer cidadão (informante) que tiver acesso a informações que relatar informações consistentes que levem a recuperação do produto do crime contra a administração pública poderá ter como recompensa até 5% do valor recuperado.

07 de Janeiro de 2020 as 23h48

Carreira

10 características de um bom líder – que os líderes ruins não têm

Gestores fortes dividem a autoridade,falam obrigado e assumem seus erros

07 de Janeiro de 2020 as 15h46

Artigo

O inevitável processo civilizatório

A vida vai acrescentando coisas e desejos à nossa existência

10 de Dezembro de 2019 as 14h34

Artigo

Avanço na recuperação judicial

Lei também beneficia produtores que tenham atuado como pessoas físicas

10 de Dezembro de 2019 as 14h32

Artigo

Dicas para vender mais

Uma das coisas mais valorizadas pelo cliente é a economia do tempo dele

10 de Dezembro de 2019 as 14h30

Artigo

Transformação Compliance

Esse novo movimento tem ganhado força entre os mercados

07 de Novembro de 2019 as 09h25

Artigo

As reformas que temos

A neutralidade acredito que seja o aspecto mais frágil em ambos os projetos

07 de Novembro de 2019 as 09h23

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO