Artigo

Taxa Selic e o mercado imobiliário

Pela nona vez consecutiva a taxa Selic foi reduzida, atingindo o índice de 2%, o menor patamar histórico do Brasil

Fonte: Ramiro Azambuja
19 de Agosto de 2020 as 16h 51min

O Comitê de Política Monetária Nacional reduz a Selic para baixar os juros porque assim, pelo menos em tese, o crédito fica mais barato, as empresas aumentam a produção e as pessoas consomem mais. O objetivo é estimular a retomada da economia e sairmos mais rápido da crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Nunca tivemos juros tão baixos no país e como as aplicações financeiras são atreladas a essa taxa, da mesma maneira nunca tivemos os rendimentos tradicionais rendendo tão pouco.

Quem quiser preservar os ganhos vai ter que tentar outros investimentos. É aí que entra o mercado imobiliário. Juros baixos tendem a gerar aumento por ativos reais e a busca por imóveis já apresenta uma retomada substancial em todo o país.

Tivemos uma redução da demanda no segundo trimestre do ano, mas o ciclo já está sendo revertido e as perspectivas para o ano que vem são animadoras.

Isso acontece essencialmente por dois fatores. Primeiro porque com os baixos rendimentos do mercado financeiro os investidores buscam imóveis como opção para alugar ou valorizar seu dinheiro. Segundo porque os juros baixos significam oportunidades para os compradores que tem à disposição taxas bancárias mais baratas e financiamentos mais acessíveis.

As linhas de crédito aumentaram e o custo da aquisição de imóveis caiu. Hoje é possível comprar com prestações mais baixas, o que aumenta a gama de potenciais compradores no país, mesmo com a redução da renda causada pela crise econômica.

Vimos um movimento como esse acontecer na crise de 2013 e quem investiu em imóveis, como ativos, ganhou muito dinheiro. É esse mesmo cenário que está se delineamento a nossa frente e que temos que estar preparados para aproveitar.

Além disso, temos um outro fator adicional: as pessoas vão trabalhar mais tempo em casa e isso vai aumentar a busca por espaços mais adequados. Grandes mudanças comportamentais estão acontecendo e quem ofertar produtos que atendam as novas necessidades vai ter um diferencial competitivo.

É preciso entender o momento, as características de cada local, a cultura regional e adaptar cada projeto para atender os clientes compradores, que estão cada vez mais criteriosos e pensam com calma e ponderação sobre o seu futuro.

Nós, como construtora e incorporadora, acabamos de fechar novas parcerias bancárias para oferecer taxas diferenciadas e facilidades aos nossos clientes.
Nesse momento de incerteza mundial, quem quer segurança para aplicar seu dinheiro, tanto para morar quanto para investir, não deve deixar de avaliar esse ativo que nunca sai de cena: o imóvel!

Ramiro Azambuja
Presidente da EMHA Construtora e Incorporadora


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Coluna

Artigo

É tempo de fazer mais

A eleição ficou para trás, mas os compromissos permanecem

16 de Novembro de 2020 as 14h22

Artigo

Quando é a Black Friday?

As lojas têm sede de vender e os clientes querem bons produtos a preços relativamente baixos

15 de Outubro de 2020 as 14h35

Artigo

LGPD entra em vigor após muitos anos de discussões

Entrou vigor no último mês de setembro a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Após quase uma década de concepção e disputas para ser criada, a legislação regulamenta o tratamento de dados pessoais por parte de empresas públicas e privadas.

15 de Outubro de 2020 as 10h26

Artigo

A LGPD e a responsabilidade das empresas

Nunca foi tão importante saber como as pessoas pensam, se expressam e se comportam

07 de Outubro de 2020 as 20h06

Artigo

Lucas do Rio Verde: Uma grande cidade, feita de suor e coragem

Esses 32 anos só nos mostram o potencial de crescimento que ainda existe na região.

06 de Agosto de 2020 as 14h48

Artigo

Ferrogrão: do sonho à realidade

Entre as vantagens estão a capacidade de carga dos trens, menor custo em grandes distâncias, maior segurança em relação ao rodoviário, menor frete, entre outros fatores

06 de Agosto de 2020 as 14h41

Artigo

Aceleração digital e os impactos nos negócios

A internet permite que se tenha acesso a todos os produtos e serviços e instituiu, nos últimos três meses, novas formas de trabalho e atendimento das demandas nos negócios.

24 de Julho de 2020 as 13h49

Artigo

Doem alimentos: restaurantes, lanchonetes, hotéis, padarias, etc

Empresas, no final do dia, simplesmente descartavam sobras no lixo

09 de Julho de 2020 as 08h32

Artigo

Eleições 2020 - Não haverá coligação para candidatos a vereador?

Neste ano eleitoral a grande mudança a ser implantada é que não haverá coligação nas candidaturas proporcionais, ou seja, para vereadores. Leia o texto e entenda no essa mudança implica.

02 de Julho de 2020 as 13h40

Artigo

Trabalho, responsabilidade e transparência no combate à COVID-19

Os casos aumentaram e as medidas que tomamos nos últimos 15 também foram duras, mas entendemos que foram acertadas

02 de Julho de 2020 as 07h06

Artigo

O futuro de Mato Grosso é o etanol

Mato Grosso representa a maior área cultivada do país, com 5,4 milhões de hectares

01 de Julho de 2020 as 08h56

Artigo

A retomada da economia vem do agro

O agronegócio será o único setor a ter crescimento positivo no ano, com projeção de 2,5%, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.

22 de Junho de 2020 as 16h10

Artigo

Advogado tributarista revela o motivo que levou mais de 780 mil empresas à falência no Brasil durante a pandemia da covid-19

O advogado tributarista e empreendedor Eliézer Marins analisa os reais motivos que têm levado milhares de empresas durante a quarentena e a pandemia da covid-19.

22 de Junho de 2020 as 15h41

Artigo

A burocracia exacerbada nos Cartórios de Registro de Imóveis de MT

Muitas vezes o cidadão que necessita transmitir a propriedade imobiliária ou desmembrar seu imóvel e se depara com tais pendências de impossível solução

22 de Junho de 2020 as 15h31

Artigo

Aos nossos super-heróis de carne e osso

São seres humanos que se alegram com uma vida salva, se preocupam e se dedicam a cada paciente.

03 de Junho de 2020 as 11h01

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO