5ª economia de MT, Lucas do Rio Verde quer logística para seguir crescendo

Com pouco mais de 52 mil habitantes, conforme dados da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, a cidade tem a 5ª maior economia e o 3º melhor IDH do Estado, com 0,818 (dados de 2000).

20/12/2016 - 19:04:26

   

A falta de logística é apontada pelo presidente da Associação Comercial de Lucas do Rio Verde Edênio Bassani como principal empecilho para o crescimento do município. Segundo o dirigente, a forma como a gestão municipal, sob Otaviano Pivetta (PDT), se organizou, assim como os empresários, é a correta, mas esbarra na falta de infraestrutura logística.

Para Edênio, o anúncio da Ferrovia Centro-Oeste – que deve ficar pronta num prazo de 6 anos – vai melhorar a situação, mas não é a solução. Ele observa ser necessária também a duplicação da BR-163 por onde é escoada a maior parte da produção de grãos mato-grossense. “A cidade não desenvolve mais por causa da logística de transporte feita pelas organizações constituídas”, reclama.

Com pouco mais de 52 mil habitantes, conforme dados da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, a cidade tem a 5ª maior economia e o 3º melhor IDH do Estado, com 0,818 (dados de 2000). O crescimento demográfico é de 150%, se comparado com 2000 – quando a cidade tinha 19.316 habitantes.

Há cerca de 5 meses à frente da administração, Pivetta pontua que – além da manutenção de serviços – sua gestão está voltada também à limpeza urbana. Ressalta ainda que está executando obras como a construção de PSFs, escolas e infraestrutura urbana para que a população tenha acesso a serviços de qualidade.

A economia é baseada, especialmente, no agronegócio por meio da produção de soja e milho; e criação de aves e suínos. Conforme a Associação Comercial da cidade, hoje existem cerca de 3 mil empresas constituídas, que geram 18 mil empregos. A expectativa, segundo a prefeitura, é de que, até 2021, sejam 15 mil. A maior delas é a Sadia, mas há ainda algumas ligadas ao setor de construção, além da Amaggi Esmagadora, Fiagril Biodisel e Dâmica Termo Isolantes. Foi justamente o processo de industrialização que alavancou ainda mais a economia do município, hoje a 5ª do Estado, com o Valor Adicionado (VA) de 1,6 bilhão em 2012.

Parte deste desenvolvimento se deve a produção de grãos. Por ano, são produzidas 15 milhões de sacas de soja e 13,5 milhões de sacas de milho. Além disso, diariamente, 5 mil suínos e 300 mil aves são abatidas.

A Fico ligará Lucas do Rio Verde (MT) a Campinorte (GO). O trecho terá 1.065 km de extensão, cortando 16 municípios, sendo 9 em Mato Grosso e 7 em Goiás. No Estado estão Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubitarã, Paratinga, Gaúcha do Norte, Água Boa, Canarana, Nova Nazaré e Cocalinho. Em Goiás, os trilhos cortarão os municípios de Aruanã, Nova Crixás, Pilar de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Nova Iguaçu de Goiás e Campinorte. Por meio da ferrovia será possível a interligação com a Norte-Sul, dando opção de acessos aos portos de São Luiz (MA) e Belém (PA) ou ainda aos portos do Sul do país.

A obra é bastante aguardada. Para Pivetta, o governo federal, enfim confessou a sua fragilidade. Ele ressalta que ao fazer novo marco regulatório, dar garantia de demanda e oferecer financiamento, a União assegura que iniciativa privada vá se interessar pela construção da ferrovia.

“Antes era apenas uma promessa de obra pública, assim como é o caso da BR-163. Quando chegamos há 30 anos já tinha gente morrendo de velho acreditando que ia sair, e até hoje não é realizada. Ouvimos essas promessas do ex-presidente João Batista Figueiredo para cá”, lembrou. O pedetista pondera que, agora, cabe a prefeitura qualificar a população para que tenham acesso as benesses geradas pela chegada da ferrovia.

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