5ª economia de MT, Lucas do Rio Verde quer logística para seguir crescendo

Com pouco mais de 52 mil habitantes, conforme dados da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, a cidade tem a 5ª maior economia e o 3º melhor IDH do Estado, com 0,818 (dados de 2000).

20/12/2016 - 19:04:26

   

A falta de logística é apontada pelo presidente da Associação Comercial de Lucas do Rio Verde Edênio Bassani como principal empecilho para o crescimento do município. Segundo o dirigente, a forma como a gestão municipal, sob Otaviano Pivetta (PDT), se organizou, assim como os empresários, é a correta, mas esbarra na falta de infraestrutura logística.

Para Edênio, o anúncio da Ferrovia Centro-Oeste – que deve ficar pronta num prazo de 6 anos – vai melhorar a situação, mas não é a solução. Ele observa ser necessária também a duplicação da BR-163 por onde é escoada a maior parte da produção de grãos mato-grossense. “A cidade não desenvolve mais por causa da logística de transporte feita pelas organizações constituídas”, reclama.

Com pouco mais de 52 mil habitantes, conforme dados da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, a cidade tem a 5ª maior economia e o 3º melhor IDH do Estado, com 0,818 (dados de 2000). O crescimento demográfico é de 150%, se comparado com 2000 – quando a cidade tinha 19.316 habitantes.

Há cerca de 5 meses à frente da administração, Pivetta pontua que – além da manutenção de serviços – sua gestão está voltada também à limpeza urbana. Ressalta ainda que está executando obras como a construção de PSFs, escolas e infraestrutura urbana para que a população tenha acesso a serviços de qualidade.

A economia é baseada, especialmente, no agronegócio por meio da produção de soja e milho; e criação de aves e suínos. Conforme a Associação Comercial da cidade, hoje existem cerca de 3 mil empresas constituídas, que geram 18 mil empregos. A expectativa, segundo a prefeitura, é de que, até 2021, sejam 15 mil. A maior delas é a Sadia, mas há ainda algumas ligadas ao setor de construção, além da Amaggi Esmagadora, Fiagril Biodisel e Dâmica Termo Isolantes. Foi justamente o processo de industrialização que alavancou ainda mais a economia do município, hoje a 5ª do Estado, com o Valor Adicionado (VA) de 1,6 bilhão em 2012.

Parte deste desenvolvimento se deve a produção de grãos. Por ano, são produzidas 15 milhões de sacas de soja e 13,5 milhões de sacas de milho. Além disso, diariamente, 5 mil suínos e 300 mil aves são abatidas.

A Fico ligará Lucas do Rio Verde (MT) a Campinorte (GO). O trecho terá 1.065 km de extensão, cortando 16 municípios, sendo 9 em Mato Grosso e 7 em Goiás. No Estado estão Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubitarã, Paratinga, Gaúcha do Norte, Água Boa, Canarana, Nova Nazaré e Cocalinho. Em Goiás, os trilhos cortarão os municípios de Aruanã, Nova Crixás, Pilar de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Nova Iguaçu de Goiás e Campinorte. Por meio da ferrovia será possível a interligação com a Norte-Sul, dando opção de acessos aos portos de São Luiz (MA) e Belém (PA) ou ainda aos portos do Sul do país.

A obra é bastante aguardada. Para Pivetta, o governo federal, enfim confessou a sua fragilidade. Ele ressalta que ao fazer novo marco regulatório, dar garantia de demanda e oferecer financiamento, a União assegura que iniciativa privada vá se interessar pela construção da ferrovia.

“Antes era apenas uma promessa de obra pública, assim como é o caso da BR-163. Quando chegamos há 30 anos já tinha gente morrendo de velho acreditando que ia sair, e até hoje não é realizada. Ouvimos essas promessas do ex-presidente João Batista Figueiredo para cá”, lembrou. O pedetista pondera que, agora, cabe a prefeitura qualificar a população para que tenham acesso as benesses geradas pela chegada da ferrovia.

MT Agora - RD News

Mais Noticias

RenovaBio

RenovaBio representa avanço para setor de biocombustíveis de MT

Tarifa Branca

Saiba as vantagens e riscos de aderir à tarifa branca de energia

Restituição de Imposto de Renda

Receita abre consulta a lotes residuais do Imposto de Renda de 2008 a 2017

eSocial para Empresas

Primeira fase de implantação do eSocial para empresas começa hoje

02/01/2018 -

Preços da gasolina e do diesel terão a primeira variação de 2018 nesta quarta-feira (03)

O preço final ao consumidor, nas bombas, dependerá de cada empresa revendedora e dos próprios postos de combustíveis.

02/01/2018 -

Salário mínimo, tarifa branca, nova idade para sacar PIS/Pasep: veja o que muda em 2018 e pode afetar seu bolso

Novas leis alteram valores de benefícios e contribuições, além de mudar regras para microempreendedores e empresas. Veja lista do G1.

13/12/2017 -

Número de consumidores inadimplentes em MT cresceu 1,61% em novembro, segundo pesquisa

Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

29/11/2017 -

Confira as vagas de emprego do Sine de Lucas do Rio Verde

Para saber mais detalhes, os interessados devem procurar a unidade de atendimento do Sine na Galeria Central de Serviços, localizada na Av. Paraná, n. 766 S, sala 06, Centro.

28/11/2017 -

Governo de MT prorroga isenção de ICMS para taxistas até 2019

A medida beneficia cerca de mil contribuintes que atuam somente como taxistas profissionais autônomos, incluindo também os Microempreendedores Individuais (MEIs).

28/11/2017 -

Comércio de Sorriso atenderá em horário especial no mês de dezembro

A partir do dia 26 de dezembro o horário de atendimento voltará ao normal.

28/11/2017 -

Aneel anuncia bandeira tarifária vermelha 1 em dezembro com valor de R$ 3 a cada 100 kWh

Em novembro, devido à estiagem, agência havia elevado custo da energia para vermelho 2, o mais alto da escala. Aneel explicou que melhora nos níveis de reservatórios permitiu redução da tarifa.

28/11/2017 -

Sicredi inova e lança a própria máquina de cartões

Instituição financeira cooperativa entra no mercado de adquirências e oferece aos seus associados pessoas jurídicas e profissionais autônomos mais um produto, e o melhor, com preços competitivos

27/11/2017 -

Confira as vagas de emprego do Sine de Lucas do Rio Verde para essa segunda-feira

O horário de atendimento é das 7h às 13h.

23/11/2017 -

Empresas e indústrias em Lucas do Rio Verde criam mais de 100 novas vagas de trabalho

O saldo positivo foi divulgado esta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

22/11/2017 -

Sorriso termina mês demitindo mais funcionários, aponta Caged

Em outubro, conforme o levantamento, foram registradas 1.216 contratações e 1.227 demissões no município, resultando no fechamento de 11 vagas formais

22/11/2017 -

Excelência conquista maior prêmio concedido pela ASMAT

A Excelência Carnes Suínas, localizada em Nova Mutum-MT figura por tanto entre os maiores fornecedores de Mato Grosso o que eleva também a região do Centro Norte do estado no panorama das agroindústrias.

20/11/2017 -

No melhor mês de outubro em 4 anos, Brasil cria 76 mil vagas formais de trabalho

Foi o sétimo mês seguido em que as contratações com carteira assinada superaram as demissões no país. Resultado de outubro também foi o melhor de 2017.

20/11/2017 -

Mais de 55% do total de desempregados em MT são pretos e pardos, diz IBGE

Ao todo, o estado tem 160 mil pessoas sem emprego. Para os especialistas, os números apontam o preconceito intrínseco na sociedade.

16/11/2017 -

Petrobras reduz gasolina em 3,8%, maior queda desde o início de julho

Redução ocorre em meio à queda nos preços internacionais.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora