Comerciantes acreditam que horário de verão deve causar impacto positivo nas vendas em MT

Lojistas acreditam que a alteração que deixa o dia “mais longo” favorece as vendas, já que permite a circulação de pessoas por um período maior do horário de funcionamento.

14/10/2017 - 20:08:56

   

À meia-noite deste do- mingo (15), os ponteiros dos relógios deverão ser adiantados em uma hora com o início do horário de verão. A temporada de 2017/2018 perdura até 18 de fevereiro do próximo ano e, independente de serem contrários ou favoráveis à mudança do horário, lojistas acreditam que a alteração que deixa o dia “mais longo” favorece as vendas, já que permite a circulação de pessoas por um período maior do horário de funcionamento.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Nelson Soares Junior, informa que na percepção dos lojistas da Capital, o fluxo de pessoas e as vendas aumentam durante o período em que vigora o horário de verão. “A gente percebe, por meio de pesquisa com lojistas, que eles têm verificado um aumento de vendas no período do horário. Existe um deslocamento maior do consumo para o horário mais cedo. As pessoas conseguem fazer compras antes porque ainda está de dia e todo mundo gosta de aproveitar a claridade, até pela segurança”, informa.

Na percepção de Juliana Zanchet, gerente de uma loja de confecções do centro de Cuiabá, o dia mais longo favorece as vendas. “Com certeza, o fluxo aumenta para a gente que está no comércio. As pessoas vão vir mais e vão poder ficar até um pouco mais tarde, porque o dia se torna mais longo e reduz a insegurança”, diz. Ela informa que na loja onde trabalha, que fecha às 18h30, pode haver alteração no horário de fechamento para atender os clientes até mais tarde, mas a decisão cabe à direção. “Talvez feche às 19h, para aproveitar as pessoas que vão estar aqui”, relata.

Em outra loja, a gerente Antônia Soares também é contundente ao afirmar que o fluxo é maior até o horário de fechamento da loja, que não deve sofrer alteração e continuar encerrando o expediente às 18h. “Você sai cedo, mas também volta mais cedo. E o fluxo de pessoas melhora com o horário de verão, porque as pessoas têm que fazer as coisas mais rápido porque a hora voa e o dia passa rápido”, acredita.

Além do aumento no fluxo de pessoas, segundo Soares o setor também se beneficia com a redu- ção na fatura de luz. “Os lojistas percebem uma redução na conta de luz. Não é tão impactante, mas é verificada porque acabam acendendo as luzes mais tarde, com uma hora a mais de claridade, e isso impacta porque o horário de pico é às 17h30”, diz. Segundo ele, a própria CDL alterou seu horário de funcionamento para até as 17h30 e conseguiu obter uma economia de 6% na fatura de energia.

Adotado continuamente desde 1985, o horário de verão é praticado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

MT Agora - A Gazeta

Mais Noticias

Ponto Facultativo

Carnaval não é feriado e faltas podem ser descontadas

RenovaBio

RenovaBio representa avanço para setor de biocombustíveis de MT

Tarifa Branca

Saiba as vantagens e riscos de aderir à tarifa branca de energia

Restituição de Imposto de Renda

Receita abre consulta a lotes residuais do Imposto de Renda de 2008 a 2017

08/01/2018 -

Primeira fase de implantação do eSocial para empresas começa hoje

eSocial abrange 14,4 mil empresas, que faturaram mais de R$ 78 milhões em 2016 ou que aderiram voluntariamente. Elas empregam 15 milhões de trabalhadores

02/01/2018 -

Preços da gasolina e do diesel terão a primeira variação de 2018 nesta quarta-feira (03)

O preço final ao consumidor, nas bombas, dependerá de cada empresa revendedora e dos próprios postos de combustíveis.

02/01/2018 -

Salário mínimo, tarifa branca, nova idade para sacar PIS/Pasep: veja o que muda em 2018 e pode afetar seu bolso

Novas leis alteram valores de benefícios e contribuições, além de mudar regras para microempreendedores e empresas. Veja lista do G1.

13/12/2017 -

Número de consumidores inadimplentes em MT cresceu 1,61% em novembro, segundo pesquisa

Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

29/11/2017 -

Confira as vagas de emprego do Sine de Lucas do Rio Verde

Para saber mais detalhes, os interessados devem procurar a unidade de atendimento do Sine na Galeria Central de Serviços, localizada na Av. Paraná, n. 766 S, sala 06, Centro.

28/11/2017 -

Governo de MT prorroga isenção de ICMS para taxistas até 2019

A medida beneficia cerca de mil contribuintes que atuam somente como taxistas profissionais autônomos, incluindo também os Microempreendedores Individuais (MEIs).

28/11/2017 -

Comércio de Sorriso atenderá em horário especial no mês de dezembro

A partir do dia 26 de dezembro o horário de atendimento voltará ao normal.

28/11/2017 -

Aneel anuncia bandeira tarifária vermelha 1 em dezembro com valor de R$ 3 a cada 100 kWh

Em novembro, devido à estiagem, agência havia elevado custo da energia para vermelho 2, o mais alto da escala. Aneel explicou que melhora nos níveis de reservatórios permitiu redução da tarifa.

28/11/2017 -

Sicredi inova e lança a própria máquina de cartões

Instituição financeira cooperativa entra no mercado de adquirências e oferece aos seus associados pessoas jurídicas e profissionais autônomos mais um produto, e o melhor, com preços competitivos

27/11/2017 -

Confira as vagas de emprego do Sine de Lucas do Rio Verde para essa segunda-feira

O horário de atendimento é das 7h às 13h.

23/11/2017 -

Empresas e indústrias em Lucas do Rio Verde criam mais de 100 novas vagas de trabalho

O saldo positivo foi divulgado esta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

22/11/2017 -

Sorriso termina mês demitindo mais funcionários, aponta Caged

Em outubro, conforme o levantamento, foram registradas 1.216 contratações e 1.227 demissões no município, resultando no fechamento de 11 vagas formais

22/11/2017 -

Excelência conquista maior prêmio concedido pela ASMAT

A Excelência Carnes Suínas, localizada em Nova Mutum-MT figura por tanto entre os maiores fornecedores de Mato Grosso o que eleva também a região do Centro Norte do estado no panorama das agroindústrias.

20/11/2017 -

No melhor mês de outubro em 4 anos, Brasil cria 76 mil vagas formais de trabalho

Foi o sétimo mês seguido em que as contratações com carteira assinada superaram as demissões no país. Resultado de outubro também foi o melhor de 2017.

20/11/2017 -

Mais de 55% do total de desempregados em MT são pretos e pardos, diz IBGE

Ao todo, o estado tem 160 mil pessoas sem emprego. Para os especialistas, os números apontam o preconceito intrínseco na sociedade.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora