Levantamento

Inadimplência em MT cresceu 4,66% em julho de 2018; Na área do comércio retração foi de -2,78%

O dado ficou acima da média da região Centro-Oeste (-2,10%) e abaixo da média nacional (1,47%).

Fonte:Fonte: Assessoria
15 de Agosto de 2018 as 23h 39min

De acordo com levantamento de dados do indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em julho de 2018, o número de dívidas em atraso de moradores em Mato Grosso caiu -1,06%, em relação a julho de 2017. O dado ficou acima da média da região Centro-Oeste (-2,10%) e abaixo da média nacional (1,47%). Como em julho de 2017 a variação no estado foi de -2,43%, houve aceleração anual do indicador. Na região Centro-Oeste, a variação foi de -0,46%, sendo que o setor com alta anual mais expressiva do número de dívidas em julho foi Água e Luz (18,78%).

A pesquisa revela ainda que, o número de inadimplentes em Mato Grosso cresceu 4,66% em julho de 2018, em relação a julho de 2017. O dado ficou acima da média da região Centro-Oeste (3,49%) e acima da média nacional (4,31%). Como em julho de 2017 a variação no estado foi de 0,13%, houve aceleração anual do indicador. Já na passagem de junho para julho o número de devedores cresceu 0,61%. Na região Centro-Oeste, a variação foi de -0,03%.

A abertura por faixa etária do devedor mostra que o número de devedores com alta anual mais expressiva no estado em julho foi o da faixa de 85 a 94 anos (12,72%).

Em julho de 2018, cada consumidor inadimplente no Estado tinha em média 2,084 dívidas em atraso. O número ficou acima da média da região Centro-Oeste (2,011) e acima da média nacional registrada no mês (1,922 dívidas). Esta média está abaixo das 2,097 dívidas verificadas no estado em junho.

Porém, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), o levantamento de dados demostra que está não é a realidade da área do comércio, que teve retração de -2,78%. “Para a nossa área o resultado é positivo, pois demostra que o cidadão mato-grossense está buscando quitar seus débitos e sair da inadimplência, o que é muito bom para todos, tanto para o lojista quanto para o consumidor”, afirmou o superintendente da entidade, Fábio Granja.


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