Economia

Lucas do Rio Verde emprega mais do que demite no primeiro semestre

Mercado de trabalho cresce quase 14% no primeiro semestre, mas fica atrás da média mato-grossense.

Emprego | 10 de Agosto de 2018 as 16h 08min
Fonte: José Boas | Portal Da Cidade

Segundo dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Lucas do Rio Verde experimentou melhora no número de pessoas ocupando postos formais de trabalho. Entre janeiro de junho de 2018, o município teve um incremento de 7,2 mil carteiras assinadas contra 6,3 mil demissões, um saldo positivo de 882 empregos (13,93%).

O índice é superior à média nacional, que ficou em 5,5% no mesmo período, mas fica abaixo da média do estado (15,7%) e atrás de outros municípios da região, como Sinop (14,81%), Sorriso (15,91%), Nova Mutum (17,9%) e Tapurah (24,73%).

Segundo a coordenadora do Sistema Nacional de Emprego (SINE), Rosângela Santos, “Lucas do Rio Verde sofre uma variação muito grande nos índices de emprego e desemprego devido aos postos sazonais, que são aqueles ocupados temporariamente, durante os períodos de safra (...) então há mais oferta durante alguns períodos e depois aumenta na mesma proporção o número de demissões. Além disso, temos que levar em conta que o maior número desses empregos temporários são tomados por postos que não exigem grande qualificação”.

Sugestão
Rosângela ainda comenta que os empresários luverdenses têm se tornado mais sensível com a possibilidade de abrir oportunidades a pessoas que fizeram algum curso profissionalizante, de qualificação ou de reciclagem, mas que não exerceram nenhuma função na área.

“Então, sugiro que as pessoas que procuram emprego ou querem melhorar seu salário, invistam em cursos de qualificação, que estudem, pois a realidade está mudando e os empresários estão vendo que nem sempre a experiência em carteira pode ser tomada como fator determinante para uma contratação”, analisa.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Quarta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo nublado

31º

COTAÇÃO