Associação de Pilotos da F1 atinge 100% de adesão do grid: ''União é fundamental''

Esta é a primeira vez na história recente da instituição que todos os competidores do grid passam a fazer parte da GPDA: ''Os pilotos reconhecem que precisam estar unidos e representados''.

13/12/2017 - 23:00:44

   

Pela primeira vez na história recente, a Associação de Pilotos da F1 (GPDA) conseguiu a adesão de todos os competidores do grid, de acordo com seu presidente, o ex-piloto Alex Wurz.

O austríaco, em entrevista ao site "Motorsport.com" destacou a importância da união, que considera fundamental para se conseguir mudanças dentro e fora das pistas para os pilotos.

- A GPDA tem agora 100% de adesão pela primeira vez em sua história recente e, talvez, em toda sua história. Então este é um bom ano. A F1 está entrando em um período de evolução, mudança e, talvez, até certo grau de turbulência. Todos os pilotos reconhecem que precisam estar unidos e representados para encararem este desafio e se protegerem de política e brigas pelo poder que possam atrapalhar o desempenho na pista. Os pilotos acreditam que a união é fundamental para o sucesso do esporte.

Se por um lado, Wurz elogiou a Liberty Media (nova dona da F1) por ouvir os pedidos dos pilotos para mudanças aerodinâmicas nos carros, o austríaco ressaltou que o foco deve permanecer no lado esportivo da categoria.

- A GPDA exige apenas que o esporte permaneça no foco de atenção. Todas as mudanças no esporte deveriam ser feitas e conduzidas somente com o melhor dos interesses para o esporte e não para um indivíduo, e é isso que une os pilotos, essa vontade de manter a F1 no topo do automobilismo. Consideramos a F1 um esporte, em vez de um show. Um piloto, de maneira correta, chama a si mesmo de esportista e não de showman, porque se trata das aspirações mais naturais do ser humano – ir mais rápido, mais alto... Gostamos de ver grandes disputas esportivas. E se, com elas, existir um grande show e experiência de corrida, isso seria muito bom. Mas se o esporte é ruim, tudo ao redor se torna caro, sem autenticidade e relevância. Precisamos de competição na pista, mas sem ser artificial.

Alex também criticou as últimas gestões da categoria, a quem acusa de ter danificado a F1 com decisões tomadas visando apenas o lado comercial ou em meio a brigas políticas por poder, mas elogiou a Liberty por ter escutado as sugestões da Associação de Pilotos.

- Não podemos ser ingênuos com relação à situação atual da F1, que tem suas regras complicadas definidas por diversos acionistas. Decisões comerciais e brigas pelo poder político já danificaram muito o esporte em tempos de vulnerabilidade ao longo da última década. E a GPDA ressaltou inúmeras vezes que a ação na pista precisa ser melhor, com mais disputas na pista e mais autenticidade. Por isso, ficamos contentes pelo fato de a Liberty e seu grupo de pesquisa tenham seguido as sugestões da GPDA, de mais de um ano, quando pedimos por um carro menos sensível aerodinamicamente falando, que nos permitisse seguir outro carro mais de perto.

MT Agora - Globo Esporte

Mais Noticias

Luverdense

Sob o comando de Maico Gáucho, Luverdense se prepara para encarar o Tupi-MG

Recebida No Gabinete Do Prefeito

Vice-Campeã Mundial é recebida com honras em Sorriso

Servindo De Exemplo

Comitiva de Nova Mutum visita Estádio Passo das Emas, visando a 2ª Divisão do Estadual em 2019

Técnico Interino

Esperando repetir 2014, Maico Gaúcho quer evitar rebaixamento do Luverdense

17/07/2018 -

Sorrisense Mirieli Estaili é vice-campeã mundial sub-20 no salto triplo

Ao saltar 13,81m, sua melhor marca pessoal, Mirieli conseguiu subir ao pódio e receber a medalha de prata. A segunda do país em Tampere e a 14ª da história do atletismo brasileiro no Mundial Sub-20.

17/07/2018 -

Sorriso sediou duas competições de vôlei de praia

Foram 27 equipes ao todo, que disputaram ponto a ponto nas quadras de areia da Praça da Juventude.

17/07/2018 -

Festival Esportivo reúne cerca de 1.200 crianças dos projetos de iniciação ao esporte de Sorriso

Os Projetos de Iniciação Esportiva, realizados pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, atendem aproximadamente 1.500 crianças, com idade de 7 a 13 anos

16/07/2018 -

Luizinho Vieira deixa o Luverdense; Maico Gaúcho assume com desafio de evitar rebaixamento

Os resultados ruins que ameaçam o time de rebaixamento para a Série D foram os motivos da saída.

16/07/2018 -

Pilotos de Lucas do Rio Verde têm bom desempenho na etapa do Campeonato Matogrossense de BMX

Os pilotos Pedro Bauer e Marina Godoy venceram suas provas na quarta etapa do Campeonato Estadual de BMX que foi disputado neste domingo (15) em Nova Mutum.

15/07/2018 -

França conquista segunda Copa e se iguala a Uruguai e Argentina

Time francês venceu a Croácia por 4 x 2 e conquista a Copa pela 2ª vez

15/07/2018 -

Modric é escolhido o melhor jogador e Mbappé a revelação da Copa

O craque croata deixou para trás estrelas como o argentino Messi, o português Cristiano Ronaldo, e o brasileiro Neymar, cujas seleções não conseguiram chegar a semifinais .

15/07/2018 -

Deschamps iguala Beckenbauer e Zagallo e é campeão como técnico e jogador

Francês passa a ser a terceira pessoa no mundo a conquistar a Copa das duas formas.

15/07/2018 -

Modric ou Mbappé? França x Croácia, o mundo à espera do novo campeão

Decisão da Copa do Mundo acontece neste domingo, às 12h (de Brasília), no Estádio Lujniki, em Moscou. Duelo também deve apontar o melhor do torneio

15/07/2018 -

Bélgica vence Inglaterra e é a terceira colocada da Copa do Mundo 2018

Primeiro gol belga veio logo aos 3 minutos de jogo.

14/07/2018 -

Luverdense volta a perder na Série C e diminui para 1 ponto distância da zona de rebaixamento

A derrota reduz a possibilidade da equipe se manter na briga pelo acesso à Série B e obriga a lutar contra o rebaixamento.

12/07/2018 -

Luizinho Vieira está confiante na recuperação do Luverdense e classificação na Série C

A delegação do Luverdense iniciou a viagem para o Rio de Janeiro, onde no sábado, enfrenta o Volta Redonda, pela 14ª rodada do campeonato brasileiro da série C.

12/07/2018 -

Para a história: Cristiano Ronaldo fecha ciclo pelo Real e acerta com a Juventus

Craque português encerra sua passagem pelo futebol espanhol após nove anos. Maior artilheiro da história merengue deixa o clube após trajetória vitoriosa e marcada por quebras de recordes

11/07/2018 -

Croácia vence Inglaterra na prorrogação e está na final da Copa

Seleção croata chega a uma decisão pela primeira vez na história

11/07/2018 -

Portal aponta 8,1% de probabilidade de rebaixamento do Luverdense para Série D

m 13 jogos, o time mato-grossense venceu 7 vezes, empatou e perdeu 3.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora