Copa Libertadores Da América

Atlético Nacional supera Del Valle na decisão e é campeão da Copa Libertadores 2016

Equipe colombiana venceu o time equatoriano por 1 a 0, em jogo disputado no Atanasio Girardot.

Fonte:MT Agora - R7
28 de Julho de 2016 as 16h 55min

Borja foi o autor do gol do título da Libertadores do Atlético Reuters

A América tem um novo dono e é o Atlético Nacional. Dona da melhor campanha na fase de grupos, a equipe colombiana mostrou a sua força também na fase final e ficou com o título do torneio continental.

O título foi sacramentado na noite desta quarta-feira (27) contra o Independiente Del Valle, do Equador. Em partida muita disputada, a equipe colombiana mostrou a sua superioridade jogando diante de sua torcida e venceu por 1 a 0.

O jogo

Como era de se esperar, o Atlético Nacional não deu sossego ao Independiente Del Valle assim que soou o primeiro apito da partida. Embalado pela bela festa da torcida, com fogos de artifício e um mosaico gigante na arquibancada, o time da casa foi para cima e, aos 3 minutos, já tinha duas boas chances no ataque.

A pressão deu certo e, aos 8 minutos, a equipe colombiana já liderava o placar. O gol surgiu em cobrança de falta despretensiosa de Macnelly Torres. Ele acertou a trave e, Borja, que estará nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro pela Colômbia, sem marcação dentro da área, aproveitou o rebote.

Borja já havia sido o grande destaque do Atlético Nacional na semifinal contra o São Paulo. Na ocasião, o atleta marcou quatro vezes em dois jogos, sendo peça fundamental da sua equipe para chegar à grande final.

Era tudo o que o Atlético queria para assumir de vez o controle da partida. Após dar o combustível necessário para a festa da torcida, o time colombiano dominou o meio-campo e praticamente não deu espaço para investidas ofensivas do Independiente. A maior esperança da equipe equatoriana era José Angulo, isolado no ataque. Em noite pouco inspirada, ele pouco ameaçou a defesa anfitriã.

Do outro lado, porém, o Atlético dava mostras de força no ataque. Impondo forte pressão, criou três boas chances de gol entre os 29 e os 33 minutos. Na melhor delas, Borja disparou pela esquerda, mas adiantou demais a bola e desperdiçou oportunidade preciosa, cara a cara com o goleiro Azcona.

O Independiente só conseguiu aparecer no ataque com algum perigo na sequência, aos 35. Foi quando Sornoza acertou belo passe para Angulo bater de primeira, da esquerda. Ele encheu o pé e mandou com perigo, dando susto na defesa e na torcida colombianas.

Depois de ser anulado no começo da partida, o Independiente passou a equilibrar o duelo nos minutos finais do primeiro tempo. Logo no minuto inicial da segunda etapa, o time equatoriano teve sua grande chance. Uchuari, que acabara de entrar, acertou chapéu sobre Bocanegra e, quando ajeitava para a finalização, foi para o chão dentro da área após dividida com Henríquez. Os equatorianos pediram pênalti, mas o árbitro mandou seguir.

O crescimento do Independiente foi logo abafado pelo ímpeto ofensivo do Atlético. Aos 7, Marlos Moreno recebeu livre na área e, apesar de estar em boas condições para finalizar, deu passe para Berrío, que bateu fraco e para fora.

Voltando a envolver o time visitante, o Atlético chegava ao ataque com facilidade. Aos 26, Marlos Moreno desperdiçou boa chance, de cabeça, mandando rente à trave. Quando acertava a pontaria, o time da casa parava no goleiro Azcona. Aos 30, Borja acertou forte chute e parou em boa defesa do goleiro equatoriano.

A confiança na vitória era tanta que o técnico Reinaldo Rueda arriscou ao tirar de campo Borja, o melhor jogador do time, aos 35 minutos, apostando em um triunfo em tempo normal - o Independiente só precisava de um gol para levar o confronto para a prorrogação.

Mas as chances de empate pareciam cada vez mais remotas, uma vez que o Atlético não saía do ataque e o Independiente não conseguia passar do meio-campo. Era só questão de tempo para o árbitro apitar pela última vez e permitir a festa verde e branca nas arquibancadas do Atanasio Girardot.

A conquista é a segunda na história do Atlético, que contou com aproveitamento de quase 79%, somando 33 de 42 pontos possíveis. O primeiro título da América da equipe colombiana foi obtido em 1989, em período polêmico da história do clube, quando o famoso traficante Pablo Escobar era o "patrono" do time. O Atlético foi ainda finalista em 1995, quando foi vice-campeão ao ser batido pelo Grêmio na decisão.

Com o título, o Atlético se classificou para o Mundial de Clubes da Fifa, no final do ano, no Japão. O time colombiano já tem a companhia do Real Madrid, da Espanha (campeão da Liga dos Campeões da Europa), do Auckland City, da Nova Zelândia (Oceania), e do América, do México (Concacaf). Faltam ainda os campeões da Liga dos Campeões da Ásia, da Liga dos Campeões da África e o campeão japonês (país-sede).


COMENTARIOS

Mais de Esportes

Coronavírus

Crise de Coronavírus impacta eventos esportivos pelo mundo todo

No Brasil, como de costume, as medidas demoraram para serem tomadas, mas aconteceram.

17 de Março de 2020 as 13h12

Jogos Suspensos

CBF suspende todos os campeonatos nacionais por tempo indeterminado

A FMF já havia determinado o fechamento ao público de todos os jogos da rodada deste fim de semana.

16 de Março de 2020 as 04h16

Mato-grossense 2020

No duelo dos desesperados, deu Luverdense sobre o Mixto

O Verdão do Norte precisava vencer o adversário para escapar do terceiro rebaixamento em pouco mais de três anos e entrou em campo decidido a escrever outra história.

16 de Março de 2020 as 04h09

Estadual

Jogo com o Mixto é tratado como final de campeonato pelo Luverdense

O jogo de domingo, será tenso e terá um grau de dramaticidade jamais visto no Passo das Emas.

13 de Março de 2020 as 04h35

Talento

Onde o atacante brasileiro Gabriel Jesus se encaixa no Manchester City?

Sua ida para o Manchester City representou um novo desafio para o brasileiro

03 de Março de 2020 as 22h36

Luverdense

Ídolo da torcida, Zé Roberto deixa comando técnico do Luverdense com retrospecto negativo

A gota d’água foi a derrota acachapante para o Poconé, na casa do adversário. A equipe foi goleada de forma impiedosa, marcando gols de várias formas, até de calcanhar.

11 de Fevereiro de 2020 as 09h22

Festival

Esporte divulga os primeiros ganhadores do Festival de Esportes de Praia

As equipes Sede Zero, Cana Brava e White Horse conquistaram os primeiros lugares no beach handball

10 de Fevereiro de 2020 as 21h43

Campeonato Estadual

Luverdense perde mais uma vez, desta vez para o Poconé

O Luverdense que tem apenas 1 ponto no campeonato está na penúltima colocação

10 de Fevereiro de 2020 as 08h06

Futebol Mundial

Bernardo e Brighton & Hove Albion Football Club: jogador e clube que fogem do padrão do futebol mundial

Depois de muitos anos jogando pelos times da rede Red Bull Bernardo foi contrato pelo Brighton, time inglês que disputa os principais campeonatos da Inglaterra

07 de Fevereiro de 2020 as 09h02

Inscrições

Inscrições para Festival de Esportes de Praia terminam amanhã (05)

As inscrições são gratuitas e e estão sendo realizadas na prefeitura, das 7h às 11h e das 13h às 15h

05 de Fevereiro de 2020 as 19h27

Campeonato Estadual

Quarta rodada do Matogrossense teve cinco gols em três jogos

o próximo sábado, o Poconé volta a jogar em casa, quando recebe o Luverdense, às 15ho próximo sábado, o Poconé volta a jogar em casa, quando recebe o Luverdense, às 15h

04 de Fevereiro de 2020 as 09h04

Queda do Joaninha

Joaninha passa por cirurgia e continua internado em hospital de São Paulo

Ele executava um backflip tsunami quando bateu violentamente contra o solo na conclusão do salto.

03 de Fevereiro de 2020 as 08h53

Acidente

Joaninha quebra fêmur, costela e tem pulmão perfurado em forte queda no motocross

O piloto agradece as orações e as mensagens de apoio que está recebendo de fãs de todo o país

02 de Fevereiro de 2020 as 18h42

Acidente

Joaninha cai durante manobra no ‘Duelo de Motos’ em São Paulo

Ele foi imobilizado pela equipe dos bombeiros que estava no local e levado ao hospital para receber atendimento médico mais detalhado

02 de Fevereiro de 2020 as 10h36

Futebol 7

Inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 7 estão abertas

As inscrições devem ser efetuadas na Secretaria de Esporte e Lazer até o dia 14 de fevereiro

24 de Janeiro de 2020 as 17h29

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO