Terrorismo

Brasileiro do EI planejou ataque na Rio 2016, diz deputado francês

Caso foi discutido em comissão de inquérito de luta contra o terrorismo. Chefe da inteligência francesa confirma ter recebido informação de ''parceiros''.

Fonte:MT Agora - G1
13 de Julho de 2016 as 18h 14min

Um membro brasileiro do grupo terrorista Estado Islâmico estaria preparando um atentado contra a delegação francesa durante a Olimpíada no Rio de Janeiro. A informação foi revelada por um deputado francês durante uma audiência do inquérito parlamentar sobre os ataques de 2015 na França. Durante a audiência, o parlamentar pergunta sobre o suposto plano terrorista a um chefe da inteligência francesa, que confirmou ter recebido a informação de parceiros. A transcrição da audiência está disponível no site da câmara francesa.

"Eu não tinha ouvido falar desse brasileiro que se preparava para cometer atentados contra a delegação francesa nos Jogos Olímpicos. Como você sabe?", pergunta o presidente da comissão, George Fenech. Ele é respondido pelo general Christophe Gomart: "Pelos nossos parceiros".  A audiência foi noticiada pelo jornal francês Libération.

Segundo a publicação, o general, que é Diretor de Inteligência Militar não entrou em detalhes se o suposto membro do EI está preso e sobre a sua localização exata — "que não era necessariamente no Brasil". A publicação afirma ainda que a informação não entraria para a transcrição da audiência, se não fosse a pergunta do deputado.

O general também disse durante a audiência que, para garantir a segurança da Rio 2016, o Brasil prevê "a criação de um centro anti-terrorista" com especialistas norte-americanos, britânicos, espanhóis e franceses. Mais de 600 mil pessoas são esperadas para a Olimpíada no Rio de Janeiro.

O G1 entrou em contato com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa e Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro (Seseg). A Seseg disse que não irá se pronunciar sobre o assunto pelo caso não ser de atribuição da Secretaria. A Abin e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República informaram nesta quarta-feira (13) que não foram notificados pelas agências de inteligências francesas sobre um possível plano de ataque terrorista por um brasileiro durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Em entrevista nesta quarta-feira (13) em Brasília, o diretor da Abin, Wilson Trezza, disse que iria “discutir” a situação internamente. “Ainda não recebemos [comunicado oficial do governo francês]. Certamente vamos saber porque estamos em conversação permanente”, afirmou.

Procurado, o Ministério da Defesa afirmou que o caso é de responsabilidade da Abin.

Ministério da Defesa criou estrutura para monitorar supostos ataques

Na última semana, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, voltou a dizer que nenhuma agência de inteligência no mundo rastreou qualquer ameaça de ataque terrorista durante a Olimpíada do Rio. Jungmann disse ainda que o Brasil é um país pacífico, mas bem armado e que sabe contra-atacar.

O Ministério da Defesa criou uma estrutura temporária chamada Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo que integra todas as capacidades e poderes das Forças Armadas, específicas contra o terrorismo.

"Tudo que existe de capacidade de contra terror na Marinha do Brasil, no Exército Brasileiro e na Força Aérea foram agrupados neste comando conjunto para que nós colocássemos essas capacidades à disposição durante os Jogos Olímpicos", explicou o general Mauro Sinott.

O planejamento começou em 2015 através do grupo GT Terrorismo, criado pela Casa Civil. Nessa estrutura, as forças armadas aperfeiçoam os planejamentos de inteligência, as práticas que foram absorvidas ao longo dos grandes eventos e agregam mais capacidades aos homens que integram as forças contra terror.

Jogos

Os Jogos Olímpicos do Rio serão realizados entre 3 [primeiras competições, antes da abertura, no dia 5] e 21 de agosto de 2016. Nos Jogos, 10,5 mil atletas de 206 países disputam 306 provas de 42 modalidades, sendo golfe e rúgbi as novidades nesta edição

Na cidade-sede vão ser disputados 41 esportes nas regiões olímpicas de Deodoro, Barra, Maracanã e Copacabana. Para testar os 32 locais de competição foram realizados 39 eventos-teste. As cidades de Belo Horizonte, Brasília, Manaus, São Paulo e Salvador vão sediar as disputas do futebol.

As paralimpíadas vão ser realizadas entre 7 e 18 de setembro de 2016. São esperados 4,35 mil atletas de 176 países distribuídos nas 23 modalidades em que disputam 528 medalhas. Nesta edição, a canoagem e o triatlo são esportes estreantes.

Os 21 locais de competição estão localizados nas mesmas quatro regiões do Rio de Janeiro onde ocorrem as disputas de agosto. Esta será a 16ª edição dos Jogos Paralímpicos, que foram disputados oficialmente pela primeira vez em Roma, na Itália, em 1960. Em 2016, será a primeira vez que os jogos serão realizados na América do Sul.


COMENTARIOS

Mais de Esportes

Luverdense

Ídolo da torcida, Zé Roberto deixa comando técnico do Luverdense com retrospecto negativo

A gota d’água foi a derrota acachapante para o Poconé, na casa do adversário. A equipe foi goleada de forma impiedosa, marcando gols de várias formas, até de calcanhar.

11 de Fevereiro de 2020 as 09h22

Festival

Esporte divulga os primeiros ganhadores do Festival de Esportes de Praia

As equipes Sede Zero, Cana Brava e White Horse conquistaram os primeiros lugares no beach handball

10 de Fevereiro de 2020 as 21h43

Campeonato Estadual

Luverdense perde mais uma vez, desta vez para o Poconé

O Luverdense que tem apenas 1 ponto no campeonato está na penúltima colocação

10 de Fevereiro de 2020 as 08h06

Futebol Mundial

Bernardo e Brighton & Hove Albion Football Club: jogador e clube que fogem do padrão do futebol mundial

Depois de muitos anos jogando pelos times da rede Red Bull Bernardo foi contrato pelo Brighton, time inglês que disputa os principais campeonatos da Inglaterra

07 de Fevereiro de 2020 as 09h02

Inscrições

Inscrições para Festival de Esportes de Praia terminam amanhã (05)

As inscrições são gratuitas e e estão sendo realizadas na prefeitura, das 7h às 11h e das 13h às 15h

05 de Fevereiro de 2020 as 19h27

Campeonato Estadual

Quarta rodada do Matogrossense teve cinco gols em três jogos

o próximo sábado, o Poconé volta a jogar em casa, quando recebe o Luverdense, às 15ho próximo sábado, o Poconé volta a jogar em casa, quando recebe o Luverdense, às 15h

04 de Fevereiro de 2020 as 09h04

Queda do Joaninha

Joaninha passa por cirurgia e continua internado em hospital de São Paulo

Ele executava um backflip tsunami quando bateu violentamente contra o solo na conclusão do salto.

03 de Fevereiro de 2020 as 08h53

Acidente

Joaninha quebra fêmur, costela e tem pulmão perfurado em forte queda no motocross

O piloto agradece as orações e as mensagens de apoio que está recebendo de fãs de todo o país

02 de Fevereiro de 2020 as 18h42

Acidente

Joaninha cai durante manobra no ‘Duelo de Motos’ em São Paulo

Ele foi imobilizado pela equipe dos bombeiros que estava no local e levado ao hospital para receber atendimento médico mais detalhado

02 de Fevereiro de 2020 as 10h36

Futebol 7

Inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 7 estão abertas

As inscrições devem ser efetuadas na Secretaria de Esporte e Lazer até o dia 14 de fevereiro

24 de Janeiro de 2020 as 17h29

Contração Frustrada

Operário desiste de contratar goleiro Bruno

Nos últimos dias, a Eletromóveis Martinello desautorizou o uso da marca em uniformes do Clube, assim como a cooperativa Sicredi

22 de Janeiro de 2020 as 15h17

Polêmica Contratação

Contratação do Goleiro Bruno gera revolta e patrocinadores da Copa Mato Grosso se posicionam

Primeiro foi à cooperativa de crédito Sicredi e agora a Rede de Lojas Martinello repudia e não permiti que a marca seja vinculada ao goleiro.

21 de Janeiro de 2020 as 11h32

Contratação

Goleiro de Lucas do Rio Verde é contratado pelo Corinthians

Apesar da pouca idade, o atleta também já atuou pela base do Grêmio e do Luverdense.

20 de Janeiro de 2020 as 13h10

Estadual

Jogadores do Luverdense retomam treinamentos visando estreia no Estadual

O Guaporé também utilizou o jogo amistoso como preparação para o campeonato de Rondônia.

15 de Janeiro de 2020 as 12h02

Em busca de recurso

Campeão de kickboxing, atleta de MT faz vaquinha e vende trufas em semáforo para treinamento em Los Angeles

Eliezer Pinho da Silva recebeu convite de uma academia profissional de MMA nos Estados Unidos. Atletas famosos como Anderson Silva, Pedro Rizzo e Lyoto Machida atuam como treinadores no local.

15 de Janeiro de 2020 as 00h33

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO