Esportes

Brasil x Uruguai: clássico sai da América pela 1ª vez e encerra 23 anos sem amistosos

Partida desta sexta-feira, em Londres, será a primeira entre as seleções fora do continente. Último amistoso teve gols de Ronaldo Fenômeno, em 1995.

Seleção Brasileira | 16 de Novembro de 2018 as 12h 45min
Fonte: Alexandre Lozetti | Globo Esporte

Nos últimos anos, Brasil e Uruguai se limitaram a duelar pelas eliminatórias — Foto: Pedro Martins/Mowa Press

O Brasil x Uruguai desta sexta-feira será histórico. Um dos maiores clássicos do futebol mundial será disputado pela primeira vez fora das Américas. Em 102 anos de confrontos, as duas seleções se enfrentaram 74 vezes na América do Sul, uma no México, e agora jogarão em Londres, no estádio do Arsenal.

A única partida fora do continente foi na semifinal da Copa de 70. Na campanha do tri, brasileiros venceram uruguaios por 3 a 1, gols de Clodoaldo, Jairzinho e Rivellino.

Outra marca curiosa será quebrada: Brasil e Uruguai não se encaram num amistoso há 23 anos. O último foi no dia 11 de outubro de 1995, na Fonte Nova, em Salvador. Ronaldo marcou os gols da vitória brasileira por 2 a 0.

  • Brasil e Uruguai já se enfrentaram em 17 cidades e 8 países diferentes

Os dois fatos indicam o tratamento absolutamente diferente dado pela CBF aos seus dois principais rivais nos últimos anos. A Argentina se tornou adversária favorita, por todos os cantos do mundo. Em 2010, jogaram no Catar. Em 2014, na China. No ano passado, na Austrália. E no mês passado, na Arábia Saudita. Sempre amistosos, um deles com a maquiagem do Superclássico das Américas, torneio criado para as duas seleções.

O apelo midiático das seleções pode justificar a preferência pela Argentina, mas o Uruguai está no topo do futebol mundial há oito anos, desde que foi semifinalista da Copa do Mundo de 2010. Depois, acumulou boas campanhas, como o título da Copa América, em 2011, e a eliminação nas quartas de final do último Mundial, para a campeã França.

Mesmo assim, e com jogadores badalados como os atacantes Suárez e Cavani, só agora houve um acerto para que Brasil e Uruguai rompessem a fronteira.

Esse será o penúltimo amistoso da Seleção de Tite em 2018. Na próxima terça-feira, em Milton Keynes, nos arredores de Londres, a equipe vai enfrentar Camarões, primeiro rival africano do técnico, no cargo desde 2016.

Veja as informações da seleção brasileira para o jogo contra o Uruguai:

Local: estádio do Arsenal, em Londres
Data e horário: sexta-feira, às 18h (de Brasília)

Provável escalação: Alisson, Danilo, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Walace, Arthur e Renato Augusto (Paulinho); Douglas Costa, Neymar e Firmino. Técnico: Tite.
Reservas: Ederson, Gabriel Brazão, Fabinho, Dedé, Pablo, Alex Sandro, Allan, Paulinho (Renato Augusto), Rafinha, Willian, Richarlison e Gabriel Jesus.
Arbitragem: Craig Pawson, auxiliado por Steve Child e Ian Hussin (todos da Inglaterra)

COMENTARIOS

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Sábado

Lucas do Rio Verde, MT

º

COTAÇÃO