Campeonato Mato-Grossense de Tiro deve reunir 300 competidores

Serão seis estilos de prova no evento marcado para este sábado e domingo.

01/03/2016 - 08:57:23

   

Cerca de 300 competidores devem participar neste final de semana da 1ª Etapa do XXIV Campeonato Estadual de Tiro Prático, que será disputado em Cuiabá. Serão seis estilos de competição: IPSC, Saque Rápido, Duelo aos Gongos, Silhuetas Metálicas, Trap Americano e tiro de precisão com fuzil a 200 metros. As provas estão marcadas para o Clube de Tiro Pantanal, localizado na estrada do Coxipó do Ouro Km 06 – acesso pela Rodovia MT 251, neste sábado e domingo, a partir das 8h.

Veja como funciona:

IPSC

A modalidade IPSC - International Practical Shooting Confederation - incide em usar alvos de papelão que devem ser perfurados com dois disparos, ou metálicos que caem quando atingidos. Trata-se de uma prova onde o resultado é apurado pela divisão dos pontos nos alvos pelo tempo gasto para atingi-los. Nesta etapa do Clube de Tiro Pantanal, serão 8 "stages" ou pistas, de simuladas posições que devem ser resolvidas em menor tempo possível, com precisão e segurança. As armas utilizadas no IPSC são curtas e dividas de acordo com a categoria do atleta. Categoria Light (pistolas de calibre 380), Categoria Revolver (revolver 38 ou 45), Categoria Production (pistolas de calibre 38 Super e 9mm), Categoria Standard (pistolas de calibre .40) e Categoria Classic (pistolas de calibre .45)

Saque Rápido

Essa modalidade de tiro não exige do atleta movimentação física. O critério que define o campeão é a precisão (boa mira), dentro do tempo pré-determinados de 3 a 8 segundos para cada série de 5 disparos. O atleta realiza três series em uma distância de 10 metros dos alvos e três últimas séries distantes a 5 metros dos alvos. Máximo de pontos possíveis são 300 pontos. Os recordistas mato-grossenses são: Jose Angelo Carloto e Marcio Pollis, com pontuação de 299 e ambos da Categoria Standard.

Duelo ao Gongo

Considerado um dos mais emocionantes para quem assiste as competições de tiro, o duelo leva o atleta ao máximo da sua concentração para efetuar 5 disparos em alvos metálicos distantes 9 metros. Um dos recordistas mato-grossense é o vice-campeão brasileiro 2015 da Production, Carlos Alberto Molina, com tempo de 2,36.

Silhueta Metálica

A mais concorrida das modalidades, a Silhueta é uma prova de tiro prático de grande popularidade. O objetivo é disparar sobre séries de cinco alvos metálicos em aço, representando o perfil de galinhas, porcos, perus e carneiros, de dimensões diferenciadas, posicionando em distâncias preestabelecidas no regulamento que varia entre 25 e 200 metros. É o chamado ‘tiro parado’, mas que exige muita precisão e concentração.

É a única modalidade de tiro prático que permite auxílio ao atleta. Cada atirador pode contar com um observador (normalmente outro atirador), posicionado à sua retaguarda.  Este observador tem a função de identificar ao atirador os locais de impacto ou em que ponto do alvo o projétil atingiu, o que facilita bastante qualquer correção que seja necessária.

Trap Americano

O Trap Americano, também chamado de Tiro ao Prato, divide-se em 5 posições onde o atirador efetua 5 disparos em cada posição, em cada uma das séries, perfazendo 5 disparos por série. O atirador deverá fazer de 1 a 8 séries, dependendo da modalidade da prova. A arma de fogo utilizada é a famosa espingarda calibre 12.

A máquina lançadora dos pratos encontra-se em uma casamata semienterrada a 15 metros do atirador, sendo que os pratos são lançados ao comando do atirador em direções aleatórias e desconhecidas pelo mesmo.

Por essa peculiaridade é chamada de Trap, ou seja, “armadilha”, em inglês, pois a direção do prato a ser lançado é totalmente desconhecida pelo atirador, e a velocidade média do prato é de aproximadamente 50 Km/h. O atirador pode pedir o prato com a arma encaixada no ombro e deverá efetuar apenas um disparo por prato.

MT Agora - Globo Esporte MT

Mais Noticias

Série C

Luverdense se despede da Série C com vitória em cima do Operário-PR

Ciclismo

Ciclistas de Sorriso participaram 3° Desafio Pedal Brasil Bolívia

Luverdense

Dispensas no Luverdense começam neste sábado, dia 11 de agosto

Luverdense

Paulinho afirma que LEC vai encerrar participação no Brasileiro com determinação

10/08/2018 -

Luverdense terá mudanças para enfrentar o Operário-PR

O Luverdense entra em campo contra o Operário de Ponta Grossa, apenas para cumprir tabela visto que, não corre mais risco de rebaixamento e não tem mais chances de classificação.

10/08/2018 -

Lateral deixa Luverdense e acerta com time em Goiás

Outros jogadores devem deixar o clube nas próximas semanas.

07/08/2018 -

Mantido no Brasileiro da Série C Luverdense se prepara para última partida

Com 21 pontos e 6 vitórias, o Luverdense não pode mais ser alcançado por Ypiranga de Erechim, ou Tupy de Minas Gerais, que se enfrentam na última rodada e um dos dois, deverá ser rebaixado.

06/08/2018 -

Rebaixado para a D, JEC acaba com sonho de acesso do Luverdense

O resultado acabou com a esperança de classificação da equipe para a segunda fase da Série C

04/08/2018 -

O que o Luverdense precisa para se classificar na Série C do Brasileiro

O Verdão do Norte está na 5ª colocação do Grupo B e precisa de duas vitórias e ainda torcer contra o Bragantino, que atualmente estaria classificado às quartas de final da série C.

03/08/2018 -

Luverdense terá Tiarinha em confronto decisivo com Joinville na luta pela vaga

O Luverdense está indo a Santa Catarina para confronto decisivo com o Joinville, domingo, na penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Brasileiro da Série C.

02/08/2018 -

Luverdense terá desfalque contra o Joinville e precisa vencer para ter chance de classificar

O jogo com o Joinville é domingo, às 14h30, horário de Mato Grosso, na Arena Joinville.

31/07/2018 -

Luverdense vai com força máxima para enfrentar o rebaixado Joinville

Os dois se enfrentam no próximo domingo (05).

31/07/2018 -

Méritos pela vitória são dos jogadores, diz Maico Gaúcho

O treinador sabe que é difícil, mas ainda acredita na classificação.

30/07/2018 -

Luverdense passa a ''secar'' o Bragantino e tem que vencer para ficar com vaga

Se o Luverdense vencer o lanterna Joinville, no próximo domingo, às 15:30h, em Santa Catarina, vai a 24 pontos e fica torcendo para o Bragantino (que tem 25) perder outra e levar a decisão da última vaga para a última rodada .

29/07/2018 -

Catar sabotou candidaturas rivais para sediar a Copa, denuncia jornal britânico

''The Sunday Times'' diz ter posse de documentos que comprovam operação arquitetada por qataris para difamar campanhas de Austrália e Estados Unidos com informações falsas

29/07/2018 -

Hamilton vence fácil na Hungria e aumenta vantagem para Vettel no campeonato

Na última corrida antes das férias de verão na Europa, inglês controla corrida desde o começo, enquanto alemão da Ferrari arranca segundo lugar no fim após toque com Bottas.

29/07/2018 -

Em jogo dramático, Luverdense ganha, se afasta da zona de rebaixamento e ainda sonha com acesso

Na próxima rodada, Luverdense e Bragantino serão visitantes e entram em campo no próximo domingo, 05, às 15h30 (horário de Brasília). Em Santa Catarina, o LEC encara o Joinville.

28/07/2018 -

Luverdense tem 4 desfalques contra o Bragantino neste sábado

O time de Lucas luta para ficar na Série C e precisa vencer o Bragantino para não se complicar – está na 6ª colocação com 18 pontos.

28/07/2018 -

Técnico do PSG promete dar atenção a Neymar: ''Vamos ajudá-lo a se recuperar''

Alemão Thomas Tuchel faz elogios ao brasileiro e diz que todos no clube vão auxiliá-lo

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora