Esportes

Campeonato Mato-Grossense de Tiro deve reunir 300 competidores

Serão seis estilos de prova no evento marcado para este sábado e domingo.

Campeonato Mato-Grossense De Tiro | 01 de Março de 2016 as 08h 57min
MT Agora - Globo Esporte MT

Cerca de 300 competidores devem participar neste final de semana da 1ª Etapa do XXIV Campeonato Estadual de Tiro Prático, que será disputado em Cuiabá. Serão seis estilos de competição: IPSC, Saque Rápido, Duelo aos Gongos, Silhuetas Metálicas, Trap Americano e tiro de precisão com fuzil a 200 metros. As provas estão marcadas para o Clube de Tiro Pantanal, localizado na estrada do Coxipó do Ouro Km 06 – acesso pela Rodovia MT 251, neste sábado e domingo, a partir das 8h.

Veja como funciona:

IPSC

A modalidade IPSC - International Practical Shooting Confederation - incide em usar alvos de papelão que devem ser perfurados com dois disparos, ou metálicos que caem quando atingidos. Trata-se de uma prova onde o resultado é apurado pela divisão dos pontos nos alvos pelo tempo gasto para atingi-los. Nesta etapa do Clube de Tiro Pantanal, serão 8 "stages" ou pistas, de simuladas posições que devem ser resolvidas em menor tempo possível, com precisão e segurança. As armas utilizadas no IPSC são curtas e dividas de acordo com a categoria do atleta. Categoria Light (pistolas de calibre 380), Categoria Revolver (revolver 38 ou 45), Categoria Production (pistolas de calibre 38 Super e 9mm), Categoria Standard (pistolas de calibre .40) e Categoria Classic (pistolas de calibre .45)

Saque Rápido

Essa modalidade de tiro não exige do atleta movimentação física. O critério que define o campeão é a precisão (boa mira), dentro do tempo pré-determinados de 3 a 8 segundos para cada série de 5 disparos. O atleta realiza três series em uma distância de 10 metros dos alvos e três últimas séries distantes a 5 metros dos alvos. Máximo de pontos possíveis são 300 pontos. Os recordistas mato-grossenses são: Jose Angelo Carloto e Marcio Pollis, com pontuação de 299 e ambos da Categoria Standard.

Duelo ao Gongo

Considerado um dos mais emocionantes para quem assiste as competições de tiro, o duelo leva o atleta ao máximo da sua concentração para efetuar 5 disparos em alvos metálicos distantes 9 metros. Um dos recordistas mato-grossense é o vice-campeão brasileiro 2015 da Production, Carlos Alberto Molina, com tempo de 2,36.

Silhueta Metálica

A mais concorrida das modalidades, a Silhueta é uma prova de tiro prático de grande popularidade. O objetivo é disparar sobre séries de cinco alvos metálicos em aço, representando o perfil de galinhas, porcos, perus e carneiros, de dimensões diferenciadas, posicionando em distâncias preestabelecidas no regulamento que varia entre 25 e 200 metros. É o chamado ‘tiro parado’, mas que exige muita precisão e concentração.

É a única modalidade de tiro prático que permite auxílio ao atleta. Cada atirador pode contar com um observador (normalmente outro atirador), posicionado à sua retaguarda.  Este observador tem a função de identificar ao atirador os locais de impacto ou em que ponto do alvo o projétil atingiu, o que facilita bastante qualquer correção que seja necessária.

Trap Americano

O Trap Americano, também chamado de Tiro ao Prato, divide-se em 5 posições onde o atirador efetua 5 disparos em cada posição, em cada uma das séries, perfazendo 5 disparos por série. O atirador deverá fazer de 1 a 8 séries, dependendo da modalidade da prova. A arma de fogo utilizada é a famosa espingarda calibre 12.

A máquina lançadora dos pratos encontra-se em uma casamata semienterrada a 15 metros do atirador, sendo que os pratos são lançados ao comando do atirador em direções aleatórias e desconhecidas pelo mesmo.

Por essa peculiaridade é chamada de Trap, ou seja, “armadilha”, em inglês, pois a direção do prato a ser lançado é totalmente desconhecida pelo atirador, e a velocidade média do prato é de aproximadamente 50 Km/h. O atirador pode pedir o prato com a arma encaixada no ombro e deverá efetuar apenas um disparo por prato.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Quarta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo limpo

26º

COTAÇÃO