COI suspende Nuzman e Comitê Olímpico do Brasil de maneira provisória

Presidente do COB também é retirado da Comissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Decisão, segundo entidade internacional, não vai afetar os atletas brasileiros.

06/10/2017 - 17:56:01

   

Carlos Arthur Nuzman é levado pela Polícia Federal (Foto: Reuters)

Depois da prisão do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, nesta quinta-feira, o Comitê Olímpico Internacional decidiu suspender provisoriamente tanto o dirigente quanto a entidade brasileira. A decisão foi publicada pelo Comitê Executivo da entidade máxima do esporte internacional nesta sexta-feira, no site oficial.

De acordo com a regra 59 da Carta Olímpica, a suspensão provisória nesse caso significa que o subsídios e pagamentos do COI ao COB estão congelados; e que o COB, que está temporariamente sendo comandado pelo vice Paulo Wanderley Teixeira, está proibido de exercer seus direitos de membro de associações de Comitês Olímpicos Nacionais.

Para proteger os interesses dos atletas brasileiros, entidade internacional afirma que a decisão não vai afetar os esportistas. O COI informou que vai aceitar o time olímpico do Brasil nos Jogos de Inverno de PyeongChang em 2018 e em todas as competições sob os cuidados do COB "com todos os direitos e obrigações". Além disso, bolsas de estudo dadas aos esportistas brasileiros continuarão a ser pagas.

O COI também ressaltou que encerrou as suas obrigações com o Comitê Organizador dos Jogos do Rio em dezembro de 2016, destacando que a entidade internacional e a contribuição financeira do Movimento Olímpico "excederam significativamente suas obrigações contratuais, levando em consideração a grave crise que afeta o país". Para finalizar, decidiu "suspender provisoriamente todas as outras relações com o Comitê Organizador". Sendo assim, a situação da dívida de R$ 132 mi dos Jogos do Rio fica ainda mais complicada. Nuzman pretendia pedir ajuda ao COI na negociação dessas dívidas.

Antes da decisão do Comitê Executivo, foi feita uma recomendação por parte da Comissão de Ética do COI, assinada pelo presidente Ban Ki-moon, sobre a suspensão de Carlos Arthur Nuzman e sobre a retirada de seu nome da Comissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

 

Confira na íntegra o texto da recomendação da Comissão de Ética, que foi seguida pelo Comitê Executivo do COI na decisão publicada nesta sexta-feira:

"Caso número 2017/04

A Comissão de Ética do COI levou em consideração as alegações contra o Sr. Carlos Nuzman, em particular às que se referem aos votos para cidade-sede dos Jogos Olímpicos na sessão do COI de 2009, e sua prisão no dia 5 de outubro de 2017 pelas forças das leis brasileiras dentro de uma investigação criminal.

Considerando o status atual, a Comissão de Ética do COI considera que não está em uma posição de fazer recomendações sobre o valor das alegações. Entretanto, a Comissão decidiu que a investigação precisa continuar seguindo suas regras de procedimento. A Comissão reafirma a importância de respeitar o princípio de presunção de inocência a qualquer pessoa envolvida em investigação criminal.

É apontado que uma das missões da Comissão de Ética do COI é analisar as alegações feitas contra membros do COI tendo em vista seu Código de Ética. Dentro desse cenário, não apenas os fatos, mas as consequências na reputação do COI, são levadas em consideração. Considerando a gravidade e a urgência da situação e seu impacto na reputação do COI, a Comissão de Ética recomenda, observando o parágrafo 2 da lei da regra 59 da Carta Olímpico, as seguintes medidas ao Comitê Executivo do COI, com efeito imediato:

- a suspensão do Sr. Carlos Arthur provisoriamente de todos seus direitos, prerrogativas e funções derivadas da qualidade de membro honorário do COI; e

- a retirada do Sr. Carlos Nuzman da Coordenação da Comissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020;

Para a Comissão de Ética, o presidente,

Sr. Ban Ki-moon

Lausanne, 5 de outubro de 2017

Decisão N° 2017/02"

MT Agora - Globo Esporte

Mais Noticias

Série C

Luverdense se despede da Série C com vitória em cima do Operário-PR

Ciclismo

Ciclistas de Sorriso participaram 3° Desafio Pedal Brasil Bolívia

Luverdense

Dispensas no Luverdense começam neste sábado, dia 11 de agosto

Luverdense

Paulinho afirma que LEC vai encerrar participação no Brasileiro com determinação

10/08/2018 -

Luverdense terá mudanças para enfrentar o Operário-PR

O Luverdense entra em campo contra o Operário de Ponta Grossa, apenas para cumprir tabela visto que, não corre mais risco de rebaixamento e não tem mais chances de classificação.

10/08/2018 -

Lateral deixa Luverdense e acerta com time em Goiás

Outros jogadores devem deixar o clube nas próximas semanas.

07/08/2018 -

Mantido no Brasileiro da Série C Luverdense se prepara para última partida

Com 21 pontos e 6 vitórias, o Luverdense não pode mais ser alcançado por Ypiranga de Erechim, ou Tupy de Minas Gerais, que se enfrentam na última rodada e um dos dois, deverá ser rebaixado.

06/08/2018 -

Rebaixado para a D, JEC acaba com sonho de acesso do Luverdense

O resultado acabou com a esperança de classificação da equipe para a segunda fase da Série C

04/08/2018 -

O que o Luverdense precisa para se classificar na Série C do Brasileiro

O Verdão do Norte está na 5ª colocação do Grupo B e precisa de duas vitórias e ainda torcer contra o Bragantino, que atualmente estaria classificado às quartas de final da série C.

03/08/2018 -

Luverdense terá Tiarinha em confronto decisivo com Joinville na luta pela vaga

O Luverdense está indo a Santa Catarina para confronto decisivo com o Joinville, domingo, na penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Brasileiro da Série C.

02/08/2018 -

Luverdense terá desfalque contra o Joinville e precisa vencer para ter chance de classificar

O jogo com o Joinville é domingo, às 14h30, horário de Mato Grosso, na Arena Joinville.

31/07/2018 -

Luverdense vai com força máxima para enfrentar o rebaixado Joinville

Os dois se enfrentam no próximo domingo (05).

31/07/2018 -

Méritos pela vitória são dos jogadores, diz Maico Gaúcho

O treinador sabe que é difícil, mas ainda acredita na classificação.

30/07/2018 -

Luverdense passa a ''secar'' o Bragantino e tem que vencer para ficar com vaga

Se o Luverdense vencer o lanterna Joinville, no próximo domingo, às 15:30h, em Santa Catarina, vai a 24 pontos e fica torcendo para o Bragantino (que tem 25) perder outra e levar a decisão da última vaga para a última rodada .

29/07/2018 -

Catar sabotou candidaturas rivais para sediar a Copa, denuncia jornal britânico

''The Sunday Times'' diz ter posse de documentos que comprovam operação arquitetada por qataris para difamar campanhas de Austrália e Estados Unidos com informações falsas

29/07/2018 -

Hamilton vence fácil na Hungria e aumenta vantagem para Vettel no campeonato

Na última corrida antes das férias de verão na Europa, inglês controla corrida desde o começo, enquanto alemão da Ferrari arranca segundo lugar no fim após toque com Bottas.

29/07/2018 -

Em jogo dramático, Luverdense ganha, se afasta da zona de rebaixamento e ainda sonha com acesso

Na próxima rodada, Luverdense e Bragantino serão visitantes e entram em campo no próximo domingo, 05, às 15h30 (horário de Brasília). Em Santa Catarina, o LEC encara o Joinville.

28/07/2018 -

Luverdense tem 4 desfalques contra o Bragantino neste sábado

O time de Lucas luta para ficar na Série C e precisa vencer o Bragantino para não se complicar – está na 6ª colocação com 18 pontos.

28/07/2018 -

Técnico do PSG promete dar atenção a Neymar: ''Vamos ajudá-lo a se recuperar''

Alemão Thomas Tuchel faz elogios ao brasileiro e diz que todos no clube vão auxiliá-lo

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora