Coronavírus

Crise de Coronavírus impacta eventos esportivos pelo mundo todo

No Brasil, como de costume, as medidas demoraram para serem tomadas, mas aconteceram.

Fonte: MT Agora
17 de Março de 2020 as 13h 12min

São Paulo e Santos disputaram clássico sem torcida no último sábado. Foto: Paulo Pinto/Divulgação

O surto do novo Coronavírus que assusta o mundo todo tem também suas implicações no mundo dos esportes. Depois que a Organização Mundial da Sáude (OMS) decretou uma pandemia para o caso, na última semana, uma suspensão e cancelamento em massa de competições e eventos esportivos surgiram um atrás do outro, de modo que já é praticamente impossível encontrar alguma liga que funcione normalmente. O mundo do esporte está parado.

Depois de cancelamentos na China e Japão, as primeiras providências foram tomadas na Europa, epicentro da nova crise. Todos os principais campeonatos nacionais foram paralisados, incluindo a Liga dos Campeões e a Liga Europa, que tiveram todos os jogos desta semana cancelados. Apesar de a decisão inicial tenha sido realizar jogos com portões fechados, o risco de exposição dos jogadores motivou o cancelamento das partidas depois que atletas como o zagueiro Daniele Rugani, da Juventus, e o técnico Mikel Arteta, do Arsenal, testaram positivo para o Covid-19.

No Brasil, como de costume, as medidas demoraram para serem tomadas, mas aconteceram. Neste domingo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspendeu todas as suas competições por tempo indeterminado. Nesta semana, alguns jogos dos estaduais foram realizados sem torcida, mas tendência é que sejam todos suspensos, como aconteceu com o Campeonato Paulista, paralisado oficialmente após decisão da Federação Paulista de Futebol nesta segunda.

A Libertadores, que teria sua terceira rodada da fase de grupos realizada nesta semana, com sete equipes brasileiras em campo, também está interrompida por tempo indeterminado, a exemplo da Copa Sulamericana.

Com tantos cancelamentos, muitos jogadores vêm fazendo treinamentos por conta própria, já que a recomendação é de que treinos coletivos também sejam evitados.

Estados Unidos
Não é apenas o futebol que sofre as consequências. Nos Estados Unidos, um dos países que mais registra casos de Coronavírus, o esporte está parado. A NBA, maior liga de basquete do mundo, foi a primeira a anunciar a suspensão por tempo indeterminado, o que foi seguido também pela liga de hóquei no gelo, a NHL.

Maior evento do esporte universitário americano, o March Madness, mata-mata do basquete da NCAA, também foi cancelado. A XFL, uma espécie de NFL alternativa (liga de futebol americano) também teve sua temporada inaugural cancelada. No beisebol, a MLB suspendeu os treinos e anunciou que adiará a abertura da temporada, que estava prevista para este mês.

Também foi adiada a tradicional Maratona de Boston, que aconteceria no dia 20 de abril, e o torneio de Indian Wells, um dos mais populares do tênis mundial, foi cancelado. A Major League Soccer também está suspensa.

O UFC, no entanto, ainda segue com situação indefinida. De acordo com o presidente Dana White, a intenção é realizar os eventos marcados para as próximas semanas. No próximo sábado, por exemplo, ocorreria o UFC Fight Night de Londres, mas ele deve ser trazido para os Estados Unidos.

Pelo Mundo
Os exemplos de cancelamento pelo mundo são diversos. Competições com Fórmula 1, Fórmula E, Copa do Mundo de ginástica, torneios da ATP e WTA de tênis, Euroliga de Basquete e competições da FIBA, Volta da Itália de ciclismo, Liga das Nações de Voleibol, PGA Tour e Masters, torneios internacionais de judô, entre outros, estão paralisados.

No mundo dos esportes da mente, também há adiamentos, como o World Poker Tour Barcelona, que foi adiado, além de uma série de outros torneios de poker. A alternativa para jogadores profissionais é apostar em torneios virtuais enquanto os torneios ao vivo ficam comprometidos por conta do Covid.

Isso também vale para competições de e-Sports. A ESL One Los Angeles, por exemplo, um dos maiores campeonatos do mudo de Dota 2, foi adiado, além da Call of Duty League. Outras ligas, como a League of Legends Championship Series (LCS) and League of Legends European Championship (LEC), optaram por realizar os campeonatos com portões fechados para espectadores. A própria E3, considerada a maior feira de jogos do mundo, que aconteceria em junho, foi cancelada pela primeira vez desde 1995, quando foi lançada.

Como ficam as Olimpíadas?
Com tantas indefinições, a maior delas segue sendo a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a maior competição esportiva do planeta, originalmente marcados para o período entre 24 de julho e 9 de agosto. Embora a Comitê Olímpico Internacional ainda não tenha sinalizado com o cancelamento ou adiamento dos jogos, o temor por levar centenas de delegações ao Japão, país que também lida com a crise de Covid-19, é grande.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse que a intenção é realizar os Jogos normalmente. No entanto, além dos riscos iminentes da realização das Olimpíadas, a suspensão de torneios de diversas modalidades também terá impacto na classificação de atletas para os jogos, o que torna cada vez mais inviável a realização dos Jogos neste ano.

As discussões devem perdurar por bastante tempo. Fato é que o surto de Coronavírus impactou o esporte mundial de uma maneira que não se viu na história recente, nem mesmo em outros surtos de doenças recentes, como o surto global de H1N1, na última década.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Esportes

E-Sports

Lucas do Rio Verde terá segunda edição do Campeonato de E-Sports

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 25/09 na Prefeitura

14 de Setembro de 2020 as 14h41

Tabela

FMF divulga tabela básica de retomada do Mato-grossense Martinello Sicredi 2020

A FMF divulgou na tarde desta quinta-feira (10), a tabela básica da retomada do Campeonato Mato-grossense Martinello Sicredi 2020.

11 de Setembro de 2020 as 09h22

Brasileirão

Luverdense desiste de disputar Campeonato Brasileiro da Série D; Sinop foi convidado para a disputa

O Luverdense oficializou nesta sexta-feira (14), a desistência na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D.

17 de Agosto de 2020 as 13h02

FMF

Federação descarta usar apenas Copa FMF para indicar times aos torneios nacionais

A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) já descartou qualquer possibilidade de usar a Copa FMF como única competição a indicar os representantes de Mato Grosso nos torneios nacionais do próximo ano.

29 de Abril de 2020 as 09h40

Capacitação Profissional

Seplag publica normativa para servidores em grupo de risco, teletrabalho e revezamento

Medida de capacitação profissional visa o estímulo ao aperfeiçoamento técnico dos servidores na prestação de serviços, bem como o complemento da carga horária de trabalho definida no Decreto n° 416/2020, durante o período da pandemia da Covid-1

13 de Abril de 2020 as 14h41

Coronavírus

SES é notificada sobre quarta morte por Covid-19 em MT

Caso foi registrado pelo município de Rondonópolis

13 de Abril de 2020 as 14h37

Jogos Suspensos

CBF suspende todos os campeonatos nacionais por tempo indeterminado

A FMF já havia determinado o fechamento ao público de todos os jogos da rodada deste fim de semana.

16 de Março de 2020 as 04h16

Mato-grossense 2020

No duelo dos desesperados, deu Luverdense sobre o Mixto

O Verdão do Norte precisava vencer o adversário para escapar do terceiro rebaixamento em pouco mais de três anos e entrou em campo decidido a escrever outra história.

16 de Março de 2020 as 04h09

Estadual

Jogo com o Mixto é tratado como final de campeonato pelo Luverdense

O jogo de domingo, será tenso e terá um grau de dramaticidade jamais visto no Passo das Emas.

13 de Março de 2020 as 04h35

Talento

Onde o atacante brasileiro Gabriel Jesus se encaixa no Manchester City?

Sua ida para o Manchester City representou um novo desafio para o brasileiro

03 de Março de 2020 as 22h36

Luverdense

Ídolo da torcida, Zé Roberto deixa comando técnico do Luverdense com retrospecto negativo

A gota d’água foi a derrota acachapante para o Poconé, na casa do adversário. A equipe foi goleada de forma impiedosa, marcando gols de várias formas, até de calcanhar.

11 de Fevereiro de 2020 as 09h22

Festival

Esporte divulga os primeiros ganhadores do Festival de Esportes de Praia

As equipes Sede Zero, Cana Brava e White Horse conquistaram os primeiros lugares no beach handball

10 de Fevereiro de 2020 as 21h43

Campeonato Estadual

Luverdense perde mais uma vez, desta vez para o Poconé

O Luverdense que tem apenas 1 ponto no campeonato está na penúltima colocação

10 de Fevereiro de 2020 as 08h06

Futebol Mundial

Bernardo e Brighton & Hove Albion Football Club: jogador e clube que fogem do padrão do futebol mundial

Depois de muitos anos jogando pelos times da rede Red Bull Bernardo foi contrato pelo Brighton, time inglês que disputa os principais campeonatos da Inglaterra

07 de Fevereiro de 2020 as 09h02

Inscrições

Inscrições para Festival de Esportes de Praia terminam amanhã (05)

As inscrições são gratuitas e e estão sendo realizadas na prefeitura, das 7h às 11h e das 13h às 15h

05 de Fevereiro de 2020 as 19h27

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO