Olimpíadas Rio 2016

Em visita ao Rio, Dilma diz: ''Zika não compromete a realização dos Jogos''

Presidente engrossa coro do COI e Co-Rio 2016 para garantir que proliferação de vírus não atrapalhará as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Fonte:MT Agora - Globo Esporte
14 de Fevereiro de 2016 as 06h 22min

Depois de o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Co-Rio 2016 garantirem que a zika não será um problema para as Olimpíadas, a presidente Dilma Roussef engrossou o coro para acalmar delegações estrangeiras, em alerta por causa da proliferação do vírus. Neste sábado, a chefe de Estado participou de um mutirão de combate a focos do mosquito Aedes aegypti (vetor do vírus da zika, dengue e chikungunya) no bairro do Santo Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, e afirmou que o problema sanitário não comprometerá os Jogos.  

- Temos consciência de uma coisa: teremos Jogos Olímpicos e trabalhamos neste processo com uma ação dirigida contra o vírus. A zika não compromete a realização dos Jogos. O vírus provoca danos graves em mulheres gestantes e algumas cidades terão prioridade, como o Rio de Janeiro - disse Dilma.

A presidente ressaltou que a sede olímpica é prioridade na ação de combate ao vírus da zika justamente por causa das Olimpíadas, mas disse que o compromisso não é com delegações estrangeiras, e sim com os brasileiros. Muitos atletas estrangeiros já manifestaram receio em disputar os Jogos do Rio por causa da proliferação do vírus. Dilma pediu colaboração dos cariocas para ajudar a combater o Aedes aegypti.  

- Nós conseguiremos, até as Olimpíadas, ter um sucesso bastante considerável nesse extermínio dos mosquitos. Agora, precisamos da população. Essa é uma obrigação do prefeito, do governador e minha. Agora, nós também apelamos para a consciência de cada um dos cariocas, homens, mulheres, crianças, para que nos ajudem nessa função.

Na ação no bairro do Santa Cruz, Dilma foi acompanhada por autoridades locaisa, agentes de vigilância de saúde e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que disse ver exagero nas notícias internacionais sobre a proliferação do vírus da zika no Rio de Janeiro. Eles visitaram residências em busca de focos do mosquito. A presidente afirmou que o Brasil também trabalha na busca por uma vacina para o vírus da zika.  

- Estamos em associação com a Universidade do Texas e temos uma ação conjunta com o governo dos Estados Unidos no sentido de garantir que essa pesquisa resulte o mais rápido possível em uma vacina. Não é fácil e sabemos que vai demorar um certo período de tempo. Não é possível que esperemos (a vacina). Então o que temos que fazer? Temos que combater o mosquito porque ele é o transmissor do vírus. É o vetor. E por isso temos que impedir que o mosquito procrie e nasça.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O VÍRUS ZIKA

 

Algum atleta já foi diagnosticado com o vírus?

Oficialmente, não. Mas a velejadora espanhola Marina Alabama, atual campeã olímpica da classe RS:X, disse ter tido todos os sintomas durante uma competição em dezembro no Brasil. Não há, no entanto, ainda uma confirmação de que ela foi infectada pelo vírus. Alabama minimizou os problemas gerados pelo vírus.

 

Prefeitura e o Comitê Rio 2016 são obrigados a arcar com o tratamento se algum atleta, dirigente, jornalista, membro do COI ou profissional que estiver trabalhando nas Olimpíadas contrair a doença no Brasil?
Sim. Qualquer profissional que contrair o vírus durante a competição terá o auxílio e todo o pagamento pela Prefeitura e pelo Comitê Co-Rio 2016.

 

A goleira dos Estados Unidos, Hope Solo, afirmou que se as Olimpíadas fossem agora, ela não iria participar pelo receio de ter uma gravidez com complicações no futuro. Uma atleta que contrair o vírus pode engravidar em um período próximo sem o risco de o bebê ter microcefalia?

A ciência não tem essa resposta ainda. O vírus dura muito pouco tempo no organismo humano. Quem já teve a doença vai levar para o resto da vida uma imunoglobulina dizendo que entrou em contato com o vírus. Mas ainda está em estudo a resposta para o período que uma mulher contaminada pelo vírus pode engravidar sem riscos para o bebê. Atualmente, o conselho dos médicos é que se espere até seis meses depois da doença. 

 

Como ocorre a transmissão?
Assim como os vírus da dengue e do chikungunya, o vírus da zika também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

 

Quais são os sintomas?
Os principais sintomas da doença provocada pelo vírus da zika são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. A evolução da doença costuma ser benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias. O quadro de zika é muito menos agressivo que o da dengue, por exemplo.

 

Como é o tratamento? Não há vacina nem tratamento específico para a doença. Segundo informações do Ministério da Saúde, os casos devem ser tratados com o uso de paracetamol ou dipirona para controle da febre e da dor. Assim como na dengue, o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina) deve ser evitado por causa do risco aumentado de hemorragias.

 

Quais são as recomendações para mulheres grávidas?
O Ministério da Saúde orienta algumas medidas para mulheres grávidas ou com possibilidade de engravidar tendo em vista a ocorrência de casos de microcefalia relacionados ao vírus da zica. Uma delas é a proteção contra picadas de insetos: evitar horários e lugares com presença de mosquitos, usar roupas que protejam a maior parte do corpo, usar repelentes e permanecer em locais com barreiras para entrada de insetos como telas de proteção ou mosquiteiros. É importante informar o médico sobre qualquer alteração em seu estado de saúde, principalmente no período até o quarto mês de gestação. Um bom acompanhamento pré-natal é essencial e também pode ajudar a diminuir o risco de microcefalia.


COMENTARIOS

Mais de Esportes

Luverdense

Ídolo da torcida, Zé Roberto deixa comando técnico do Luverdense com retrospecto negativo

A gota d’água foi a derrota acachapante para o Poconé, na casa do adversário. A equipe foi goleada de forma impiedosa, marcando gols de várias formas, até de calcanhar.

11 de Fevereiro de 2020 as 09h22

Festival

Esporte divulga os primeiros ganhadores do Festival de Esportes de Praia

As equipes Sede Zero, Cana Brava e White Horse conquistaram os primeiros lugares no beach handball

10 de Fevereiro de 2020 as 21h43

Campeonato Estadual

Luverdense perde mais uma vez, desta vez para o Poconé

O Luverdense que tem apenas 1 ponto no campeonato está na penúltima colocação

10 de Fevereiro de 2020 as 08h06

Futebol Mundial

Bernardo e Brighton & Hove Albion Football Club: jogador e clube que fogem do padrão do futebol mundial

Depois de muitos anos jogando pelos times da rede Red Bull Bernardo foi contrato pelo Brighton, time inglês que disputa os principais campeonatos da Inglaterra

07 de Fevereiro de 2020 as 09h02

Inscrições

Inscrições para Festival de Esportes de Praia terminam amanhã (05)

As inscrições são gratuitas e e estão sendo realizadas na prefeitura, das 7h às 11h e das 13h às 15h

05 de Fevereiro de 2020 as 19h27

Campeonato Estadual

Quarta rodada do Matogrossense teve cinco gols em três jogos

o próximo sábado, o Poconé volta a jogar em casa, quando recebe o Luverdense, às 15ho próximo sábado, o Poconé volta a jogar em casa, quando recebe o Luverdense, às 15h

04 de Fevereiro de 2020 as 09h04

Queda do Joaninha

Joaninha passa por cirurgia e continua internado em hospital de São Paulo

Ele executava um backflip tsunami quando bateu violentamente contra o solo na conclusão do salto.

03 de Fevereiro de 2020 as 08h53

Acidente

Joaninha quebra fêmur, costela e tem pulmão perfurado em forte queda no motocross

O piloto agradece as orações e as mensagens de apoio que está recebendo de fãs de todo o país

02 de Fevereiro de 2020 as 18h42

Acidente

Joaninha cai durante manobra no ‘Duelo de Motos’ em São Paulo

Ele foi imobilizado pela equipe dos bombeiros que estava no local e levado ao hospital para receber atendimento médico mais detalhado

02 de Fevereiro de 2020 as 10h36

Futebol 7

Inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 7 estão abertas

As inscrições devem ser efetuadas na Secretaria de Esporte e Lazer até o dia 14 de fevereiro

24 de Janeiro de 2020 as 17h29

Contração Frustrada

Operário desiste de contratar goleiro Bruno

Nos últimos dias, a Eletromóveis Martinello desautorizou o uso da marca em uniformes do Clube, assim como a cooperativa Sicredi

22 de Janeiro de 2020 as 15h17

Polêmica Contratação

Contratação do Goleiro Bruno gera revolta e patrocinadores da Copa Mato Grosso se posicionam

Primeiro foi à cooperativa de crédito Sicredi e agora a Rede de Lojas Martinello repudia e não permiti que a marca seja vinculada ao goleiro.

21 de Janeiro de 2020 as 11h32

Contratação

Goleiro de Lucas do Rio Verde é contratado pelo Corinthians

Apesar da pouca idade, o atleta também já atuou pela base do Grêmio e do Luverdense.

20 de Janeiro de 2020 as 13h10

Estadual

Jogadores do Luverdense retomam treinamentos visando estreia no Estadual

O Guaporé também utilizou o jogo amistoso como preparação para o campeonato de Rondônia.

15 de Janeiro de 2020 as 12h02

Em busca de recurso

Campeão de kickboxing, atleta de MT faz vaquinha e vende trufas em semáforo para treinamento em Los Angeles

Eliezer Pinho da Silva recebeu convite de uma academia profissional de MMA nos Estados Unidos. Atletas famosos como Anderson Silva, Pedro Rizzo e Lyoto Machida atuam como treinadores no local.

15 de Janeiro de 2020 as 00h33

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO