Esportes
Federações vão manter o controle das eleições da CBF
A história das eleições na CBF mostra, em geral, que as federações funcionam como um cartório.
Futebol | 03 de Março de 2016 as 02h 58min
MT Agora - Terra

Um dos pontos nevrálgicos do estatuto da CBF, a cláusula de barreira para as eleições na entidade dificilmente deve ser alterada. Hoje, para quem pretende disputar a presidência da confederação, é preciso ter o aval de oito das 27 federações estaduais e cinco dos 40 clubes (das Séries A e B do Brasileiro).
O assunto vai ser abordado pelo grupo formado para debater mudanças de estatuto, no comitê de reformas da CBF. Mas o Terra apurou que não há indicação de que a cláusula caia ou seja reduzida numericamente.
O Bom Senso FC defende que não seja estabelecido nenhum número mínimo de adesões para o lançamento de chapa. Já a Primeira Liga, em documento divulgado nesta terça (1/3), propõe cláusula muito mais flexível, com o respaldo de apenas cinco dos 67 votantes.
A CBF não demonstrou nos últimos anos nenhuma vontade política de mudar isso, muito menos a grande maioria das federações estaduais, dispostas a manter o controle de décadas sobre as eleições na entidade maior.
A história das eleições na CBF mostra, em geral, que as federações funcionam como um cartório e não se deixam dividir. Houve uma exceção na escolha de Octávio Pinto Guimarães no final de 1985, quando derrotou Medrado Dias por apenas um voto de diferença. A partir de então, as federações assumiram um compromisso de caminhar juntas nos pleitos. Isso foi costurado pelo ex-presidente Ricardo Teixeira.
A CBF reforça essa posição sistematicamente, com ‘ajuda’ financeira aos presidentes dessas entidades.
COMENTARIOS
Mais de Esportes
Conmebol muda datas de jogos da Libertadores por conta de amistosos de seleções sul-americanas
Vários clubes brasileiros têm partidas alteradas em novo calendário. Flamengo tem duelo marcado para 3 de abril, mesmo dia da decisão da Taça Rio
18 de Fevereiro de 2019 as 16h48Luverdense complica jogo fácil e leva virada do Dom Bosco
Com mais essa derrota, o Luverdense fica com seus seis pontos e cai para a 7ª posição.
18 de Fevereiro de 2019 as 15h23Luverdense encara o Dom Bosco na Arena Pantanal neste domingo
Sem nenhum desfalque o técnico Junior Rocha poderá escolher o que tem de melhor para enfrentar o Dom Bosco na Arena Pantanal neste domingo.
17 de Fevereiro de 2019 as 13h58Argentinos prestam homenagem a jogador Emiliano Sala
Velório é realizado na pequena cidade de Progreso, cidade em que ele nasceu e onde jogou por 10 anos no San MartÃn de Progreso; em seguida corpo será cremado. Jogador morreu em acidente aéreo entre Nantes e Cardiff, em 21 de janeiro.
16 de Fevereiro de 2019 as 16h25Veja Mais