FIFA

Fifa anuncia um novo formato para Mundial de Clubes

Mundial de clubes da FIFA recebe novo formato que busca melhorar a rentabilidade e atrair maior público para o evento

29 de Março de 2019 as 09h 05min

Os últimos dias do futebol internacional estão turbulentos. Isso por conta de um anúncio recente da entidade máxima da modalidade, a Fifa, anunciar um novo modelo para a principal disputa de clubes do mundo.

O já famoso Mundial de Clubes Fifa terá, a partir de 2021, edições a cada quatro anos, como já acontece na disputa de seleções. A ideia, segundo a entidade, é que 24 times façam parte do torneio. Serão oito times europeus e seis da América do Sul. A data seria na janela que é usada pela Copa das Confederações, que deixa de existir e era considerado fracasso de público. Normalmente, a Fifa via o torneio como um evento teste para a Copa do Mundo, que acontece logo no ano seguinte.

O local da primeira disputa, em três anos, ainda não foi definido. Seguindo a lógica, tudo deveria acontecer no Catar, que sediará a disputa de nações em 2022. Mas a confirmação não veio por conta do clima do país do Oriente Médio, que já empurrou a Copa para o final do ano, evitando o calor extremo que pode chegar a 50 graus.

Assim, logo a sede deve ser definida para começarem os preparativos.

A Fifa ainda liberou para que cada entidade continental defina os critérios de classificação dos participantes, o que gerou bastante controvérsia, já que as regras de cada continente podem variar. Por exemplo, na América do Sul, a Conmebol dá a vaga ao campeão da Libertadores da América de todos os anos para a disputa mundial – a UEFA convoca o time campeão da Champions League – e assim por diante. Hoje, o favorito para o título europeu é o Manchester City, de Gabriel Jesus, conforme aponta a plataforma de apostas  esportivas online Betway, pagando 3,25 pra 1 (dados extraídos no dia 19 de março de 2019).

As discussões estão em torno de um possível enfraquecimento da Libertadores por isso e de uma possível criação de ranking para a definição dos classificados. Os clubes argumentam que cada competição nacional tem diferentes níveis técnicos e assim, ficaria difícil eleger os participantes de maneira justa.

O mundial anual ainda acontecerá no formato atual em 2019 e 2020 e os critérios de classificação seguem os mesmos.

Pouco antes do anúncio do novo torneio, os clubes europeus ameaçaram boicotar a disputa. A Associação dos Clubes Europeus emitiu uma nota de repúdio a Infantino, presidente da Fifa, assinada por 15 times – entre eles Juventus, Real Madrid, Ajax, PSG e Barcelona. O documento diz que “frontalmente contra a aprovação de um novo Mundial de Clubes neste momento e confirma que nenhum membro da ECA vai disputar essa competição”. Além disso, e UEFA já aprovou, junto com as federações de todos países integrantes da entidade, calendários até 2024. Dentro da Fifa, existe o medo que assim, o Mundial de Clubes perca ainda mais sua relevância.

Essa não é a primeira decisão polêmica da entidade máxima da modalidade desde que Infantino assumiu a presidência. Em sua concepção, o mundial de seleções, a famosa Copa do Mundo, deverá ter 48 equipes ao invés de 32, como acontece hoje.

O Conselho da entidade decidiu aceitar e dar andamento a proposta, com a tentativa de colocá-la em prática já no Mundial do Catar, em 2022.

“Enviamos um relatório de viabilidade para o nosso Conselho e concluímos que é possível fazer com 48 seleções, desde que atendidas algumas condições. Se for possível, ótimo. Se não for, ótimo também. Aumentar a Copa de 2022 para 48 seleções não é uma decisão simples. Vamos decidir isso em junho, junto com o Catar”, comentou o italiano em entrevista coletiva.

“Se formos ampliar, outros países terão que receber jogos. No próximo passo, vamos analisar quais países podem receber mais jogos na Copa de Mundo de 2022. E vamos tomar uma decisão no nosso Congresso, em junho, quando os 211 filiados vão votar”, completou Infantino.

É claro que mais críticas apareceram – entre eles, do maior jogador argentino de todos os tempos, Diego Maradona. Em entrevista recente, camisa 10 disse “se Infantino quer fazer disto um show de intervalo, é uma vergonha, tentar copiar os americanos. O futebol é outra coisa, não é o Super Bowl”, se referindo a Futebol Americano, principal evento esportivo do mundo.

 


Fonte: Cenário MT

COMENTARIOS

Mais de Esportes

Série C

Luverdense inicia preparação para a Série C do Campeonato Brasileiro

Além desses quatro, o Luverdense deve anunciar pelos menos outros três jogadores, ainda esta semana.

17 de Abril de 2019 as 08h41

Copa Martinello

Público lota ginásio para abertura da Copa Martinello de Futsal 2019

Serão premiados os primeiros colocados em todas as categorias com troféus e medalhas

16 de Abril de 2019 as 09h22

Luverdense

Luverdense começa preparação para Série C e deve apresentar mais três reforços

Além dos remanescentes do elenco que disputou a Copa do Brasil e o Estadual, o técnico Júnior Rocha conta com quatro novos contratados que já estão treinando com os demais jogadores do elenco.

16 de Abril de 2019 as 02h51

Futsal

Abertura da Copa Martinello de Futsal aconteceu no sábado (13)

A copa terá duração de aproximadamente 45 dias.

15 de Abril de 2019 as 15h59

Futsal

Público lota ginásio para abertura da Copa Martinello edição 2019

O ginásio Rio Verde ficou lotado na noite deste sábado (13) para a abertura da edição 2019 da Copa Martinello de futsal.

14 de Abril de 2019 as 18h17

Campeonato Mato Grossense De Futebol 2019

Cuiabá derrota Operário e sai em vantagem na 1ª partida da final do Mato-grossense

O jogo foi disputado na Arena Pantanal e o Dourado pode até perder por 1 gol de diferença, na semana que vem, para ficar com o título do estadual.

14 de Abril de 2019 as 18h14

Arena Pantanal

Título do campeonato mato-grossense começa no domingo (14)

Cuiabá e Operário fazem o primeiro jogo da final do estadual às 15h

12 de Abril de 2019 as 19h35

Copa do Brasil

Derrotado no Maracanã pelo Fluminense, LEC dá adeus a Copa do Brasil 2019

Com a vitória garantida, o time carioca apenas tocou a bola para gastar o tempo até o final da partida.

11 de Abril de 2019 as 09h47

Jogos Escolares

Premiação dos Jogos Escolares reúne atletas, pais e professores

A solenidade de premiação foi realizada nesta quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores

11 de Abril de 2019 as 09h46

Copa Martinello

Copa Martinello de Futsal começa neste sábado em Lucas do Rio Verde com mais de 100 equipes

Os primeiros colocados das categorias força livre e máster masculino, força livre feminino e infanto-juvenil também receberão premiação em dinheiro.

10 de Abril de 2019 as 09h54

CBF

Presidente da CBF diz que sua gestão será pautada pela integridade

Rogério Caboclo tomou posse hoje

09 de Abril de 2019 as 19h12

Copa Martinello

Abertura da Copa Martinello de Futsal será neste sábado (13)

O congresso técnico acontece nesta terça-feira (09), no auditório da prefeitura, às 19h30

09 de Abril de 2019 as 11h10

Após Internação

Pelé recebe alta e deixa hospital de Paris depois de cinco dias

Rei do Futebol se recupera do quadro de infecção urinária e nas próximas horas vai pegar um voo de volta ao Brasil: "A França não tem somente grandes jogadores, mas também ótimos médicos"

08 de Abril de 2019 as 22h55

Evento Esportivo

Lucas do Rio Verde recebeu 1ª etapa do Mato-grossense de Bicicross no domingo (07)

A disputa aconteceu na Pista Municipal de Bicicross Eromar Castro Gomes (Gringo).

08 de Abril de 2019 as 21h55

Cadastro

CMEL e Secretaria de Esporte e Lazer abrem inscrições para OSCs

Os documentos devem ser entregues na Casa dos Conselhos entre os dias 08/04/19 a 31/05/19.

08 de Abril de 2019 as 21h36

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO